5 dicas para não errar na hora de comprar um lote para morar [infográfico]

comprar lote

Ter a casa própria é um dos sonhos mais comuns do brasileiro. E esse é, de fato, um sonho relevante, afinal quem não quer oferecer à família um ambiente seguro, confortável e aconchegante? Isso é quase uma unanimidade, não é mesmo?

Mas esse não é um desejo assim tão simples de se realizar: adquirir o famigerado imóvel exige uma série de cuidados, especialmente se estiver sendo cogitada a possibilidade de construir a própria morada.

Para esses casos, a precaução é redobrada e começa bem cedo: já na fase de aquisição do terreno. E é exatamente sobre esse tema que abordaremos em nosso post.

Preparamos uma lista prática e objetiva com dicas imperdíveis que você, futuro dono de imóvel, deve seguir ao comprar um lote para morar. Confira!

1. Observe a topografia

Parece um detalhe excessivamente técnico, mas não é! Avaliar a topografia do terreno é fundamental, inclusive para verificar se aquele seu projeto fantástico de construir uma casa plana e espaçosa se adequa às condições do terreno.

Sendo assim, verifique se o terreno é todo plano ou se possui aclives ou declives: essas características são fundamentais para a definição do projeto e impactam, significativamente, nos custos da obra. Fique atento!

2. Verifique a posição do lote em relação ao sol

Ninguém gosta de entrar em uma casa e sentir que está dentro de uma sauna, não é mesmo? Pois bem, para fugir desse tipo de inconveniente, é preciso ter atenção extra no que se refere à posição do lote em relação ao sol.

As melhores práticas construtivas afirmam que os quartos devem estar voltados para o nascente, de modo que estejam expostos ao sol da manhã. Isso evita que esses cômodos absorvam todo o sol da tarde e fiquem mais quentes durante a noite. Por esse motivo, prefira lotes com a frente voltada para o nascente.

3. Confira as medidas do terreno

Na hora da construção, cada centímetro do terreno é importante. E é com base nessa premissa que temos mais uma recomendação: checar as medidas do terreno. Em alguns casos, pequenas distorções ocorrem e o terreno pode estar com as dimensões diferentes daquelas previstas no prospecto.

Além disso, é preciso avaliar os recuos exigidos na legislação de uso e ocupação do solo municipal antes de construir, e também verificar como o terreno poderá ser aproveitado, de acordo com a taxa de ocupação e o índice de aproveitamento permitidos para a região.

4. Analise o tipo de solo

Outro aspecto que não pode deixar de ser verificado é o tipo de solo. Mesmo que você não seja um engenheiro ou geólogo, há alguns exames visuais que podem ser feitos para dar uma boa verificada no solo e evitar futuros contratempos.

Por exemplo, é preciso verificar se o terreno é muito enlameado ou encharcado. Isso pode aumentar consideravelmente os gastos com os serviços de fundação. É necessário ver também se há rocha aflorante. Comprar um lote com solo muito pedregulhoso também pode ser sinal de gastos elevados com a fundação da obra.

5. Cheque a vizinhança

Se você seguiu à risca as dicas acima, é bem provável que você esteja diante de um lote maravilhoso. Mas, calma! É preciso atentar para mais um item: a vizinhança.

Mesmo que o seu lote esteja dentro de um loteamento que conta com ampla infraestrutura, é preciso avaliar o entorno. Examine as condições das vias de acesso e observe se o loteamento está situado em uma região segura. Se possível, faça visitas em diferentes horas do dia para observar as imediações e confirme a existência de comércios nas imediações.

Como você deve ter percebido, não precisa ser um expert para fazer uma boa escolha. Com um pouco de atenção e um faro aguçado, é possível eliminar algumas “cascas de banana” que, porventura, apareçam na hora de comprar um lote.

E então, pronto para começar a busca pelo lote perfeito? Antes de começar essa jornada, aproveite para assinar a nossa newsletter, assim você fica por dentro de mais dicas que certamente vão te ajudar nessa tarefa.

[infográfico]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!