7 dicas para comprar um apartamento em Goiânia

Goiânia recebeu o título cidade com o metro quadrado mais barato entre as capitais brasileiras. Contudo, na hora de comprar apartamento em Goiânia, são tantas as possibilidades que você vai precisar de uma mãozinha!

Mas não se desespere, porque o post de hoje chegou para ajudá-lo nessa missão! Reunimos aqui sete dicas para facilitar a compra do apartamento dos seus sonhos. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Organize as finanças

Na hora de comprar um apartamento, muitas pessoas se surpreendem com impostos, taxas e juros diversos do processo de aquisição. Para não ser pego de surpresa, converse com o seu corretor e coloque na ponta do lápis todas as despesas que você terá. É um grande erro fazer as contas apenas com base no valor do imóvel.

Levantados todos os encargos, é preciso se preparar para arcar com as despesas da melhor forma possível. Preparar o bolso para pagar tudo é tão importante quanto a escolha do apartamento perfeito! Portanto, faça o seu planejamento para comprar o imóvel sem imprevistos.

2. Encontre uma imobiliária de confiança

Para auxiliá-lo na compra do apartamento novo, nada melhor do que contar com alguém que tenha experiência no assunto, mas não dá para confiar em qualquer um.

Para escolher uma imobiliária de confiança, analise a experiência e a reputação do estabelecimento e procure indicações com os seus amigos e familiares. Também é muito importante visitar a sede da imobiliária e verificar a sua carteira de imóveis.

Escolher uma boa imobiliária é sinônimo de tranquilidade e certeza de fazer um bom negócio.

europark

3. Escolha o perfil do apartamento

As opções do mercado são cada vez mais amplas. Para não se perder, defina o imóvel que atende às necessidades e expectativas da sua família. Nessa hora, é importante levar em conta o valor disponível para a compra e a região escolhida da cidade.

O número de quartos e de vagas de estacionamento é sempre lembrado, mas existe muito mais do que isso. Não se esqueça de verificar o valor do condomínio e as opções disponíveis no prédio.

Se o seu apartamento fica acima do quarto andar, o número de elevadores é importante! Itens como piscina, sauna e academia encarecem o condomínio, mas podem ser uma boa pedida para as crianças e até representar uma economia no fim do mês. O importante é balancear as necessidades e as possibilidades da família.

4. Defina a região para comprar apartamento em Goiânia

Definidos o valor e as características do seu novo apartamento, é hora de escolher a melhor região para a sua família. Goiânia possui diversas infraestruturas diferentes em suas regiões. Analise o perfil, os hábitos e o estilo de vida que se enquadram melhor nas características da sua família.

Converse com os seus amigos e peça indicações. Ao escolher o bairro, lembre-se de analisar os seguintes itens: 

Segurança da região

Setor Bueno, Jardim Goiás, Setor Oeste e Setor Marista são ótimas referências em segurança. Para ter ainda mais certeza, é recomendado que você visite os arredores do prédio em diferentes períodos do dia.

Infraestrutura disponível nos arredores

Enquanto o Setor Oeste é um dos mais tranquilos e familiares, o Setor Marista é um dos mais badalados. O Jardim Goiás, por sua vez, abriga grandes hipermercados. A escolha, portanto, dependerá do seu perfil, hábitos e estilo de vida.

Proximidade e acesso ao trabalho e à escola

O Jardim América fica na região sul, é um dos maiores bairros e faz divisa com bons bairros da região. Morar perto do trabalho e da escola é interessante, pois significa menos tempo no trânsito, menor gasto de transporte e mais tranquilidade.

Valor médio do imóvel

Setor Marista, Nova Suíça e Alto da Glória estão entre os bairros mais valorizados. Aqui, é necessário considerar também, é claro, o orçamento disponível para a compra.

5. Veja a compra com olhos de investidor

Uma dica muito importante é que você veja a compra com olhos de investidor. Lembre-se de que essa premissa vale ainda que você não tenha a intenção de passar o imóvel adiante, mas de morar nele.

Em primeiro lugar, isso significa que você deve acompanhar o mercado imobiliário e procurar comprar o seu imóvel quando ele estiver em baixa. Assim, você acaba economizando. 

Outro cuidado importante nesse sentido é verificar se é possível agregar valor ao imóvel. É possível instalar uma cozinha planejada? Fechar a sacada? Instalar uma banheira? Melhorias como essas no imóvel fazem com que você possa vendê-lo por um preço mais alto do que comprou, tornando a aquisição um bom investimento. Vale a pena estar atento a esses detalhes.

6. Esclareça todas as dúvidas com o corretor e a imobiliária

Não tenha medo de parecer chato por fazer muitos questionamentos. Muito pior do que isso é acabar comprando um imóvel por impulso ou esquecer de esclarecer uma questão que pode ser muito importante para você. 

Por isso, uma sugestão é fazer uma lista de perguntas gerais que você deverá fazer a respeito de todos os imóveis visitados — como o valor médio do condomínio. Nesse caso, é preciso atentar somente para os questionamentos específicos de cada apartamento. 

Deixe a vergonha de lado e faça quantas perguntas forem necessárias para não ter nenhuma dúvida de que está comprando o melhor apartamento. Afinal, em um investimento como esse é importante ser certeiro. 

escolhendo uma boa imobiliária

7. Faça muita pesquisa

Não tenha preguiça de pesquisar muito! Apenas com muita pesquisa será possível conhecer todos os imóveis considerados ideais e, dessa maneira, ter a certeza de estar fazendo a escolha correta. 

Observe os lançamentos imobiliários, visite feiras do setor e converse com os corretores sobre todas as possibilidades que eles têm disponíveis dentro do que você precisa. Procure também deixar algumas possibilidades em aberto — pontos de abertura para uma futura negociação são sempre muito bem-vindos!

Você quer um apartamento na planta, mas e se aparecer um bom negócio para um apartamento novo, que já está construído? Ser flexível é bom, pois às vezes você pode ser surpreendido por algo que nem considerava. Por isso, além das pesquisas, escute os conselhos de quem conhece o mercado e pode ter um bom negócio para apresentar. 

Benefícios de morar em Goiânia

Se você ainda não conhece as vantagens da capital de Goiás, vamos apresentar algumas delas.

Conforme pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Goiânia é a segunda melhor capital brasileira para morar. O levantamento levou em conta questões como infraestrutura, condições ambientais e habitacionais, mobilidade urbana e serviços coletivos urbanos. Todas elas são intimamente ligadas à qualidade de vida, o que comprova que a cidade é uma excelente opção.

Além disso, o que não faltam são motivos para amar Goiânia. Extremamente arborizada, a cidade possui inúmeros parques e é, conforme pesquisa, a segunda cidade do mundo com maior quantidade de área verde por pessoa. Incrível, não?

A cidade também possui ótimas opções de lazer e culturais — como zoológico municipal, museus e feiras ao ar livre. Destacam-se também os excelentes restaurantes, que colocam a capital de Goiás na rota do melhor da gastronomia brasileira.

Rica em história, Goiânia possui 22 edifícios e monumentos tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan). Por ser uma cidade planejada, também cabe destacar que ela possui inúmeros bairros com características bem diversas, possibilitando a você escolher aquele que mais agrada. 

Organizando as finanças, contando com a ajuda de uma boa imobiliária e definindo o bairro e o perfil do novo imóvel de acordo com as suas necessidades e possibilidades, comprar um apartamento na cidade será muito mais fácil e tranquilo.

Está convencido de comprar apartamento em Goiânia? Entre em contato com a Provenda! Com mais de 35 anos de atuação no mercado, uma grande carta de imóveis e corretores extremamente capacitados, nós estamos prontos para ajudá-lo a encontrar o melhor apartamento para você e a sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!