Morar de aluguel ou financiar uma casa própria?

Você vem trabalhando bastante, se preocupa muito com o conforto e a estabilidade da sua família. Sua carreira profissional está indo bem e você também tem boas projeções futuras. Além disso, você conseguiu juntar um dinheiro nos últimos anos, quantia que mantém guardada no banco para investir na sonhada casa própria.

No entanto, você conhece o cenário econômico brasileiro atual e não tem certeza se esse é o melhor momento para fazer investimentos em longo prazo. Na verdade, você faz bem em refletir se a melhor escolha é morar de aluguel ou financiar a casa própria!

É preciso levar em conta, principalmente, sua educação financeira para lidar com um investimento. Para facilitar nessa decisão, confira a lista de vantagens e desvantagens que preparamos para você.

Morar de aluguel

Vantagens:

  • Alta mobilidade: se não der certo ou se os planos mudarem, você simplesmente rescinde o contrato e vai embora. A burocracia é bem menor do que ter que vender imóvel próprio;
  • Descomprometimento com manutenção: defeitos e outros problemas do imóvel são de responsabilidade do dono e você pode (e deve) cobrar dele as reformas necessárias;
  • Guardar dinheiro: o valor de um aluguel certamente será menor que a parcela de um financiamento, então você pode guardar o saldo extra ou fazer investimentos.

Desvantagens:

  • Reajuste do valor: reajustes anuais são previstos em contrato;
  • Pouca liberdade: não se pode fazer alterações permanentes na estrutura do imóvel sem autorização do dono. Em alguns casos, mesmo se autorizado, não haverá reembolso;
  • Patrimônio alheio: o dinheiro que você gasta todo mês pagando aluguel não terá retorno futuro.

Financiar imóvel

Vantagens:

  • Investimento em patrimônio próprio: retorno certo do dinheiro investido;
  • Previsibilidade de gasto: você tem consciência do valor da parcela até a quitação;
  • Usufruir do bem como desejar: não importa se está investindo em compra de lote ou de casa pronta; você possui total liberdade para fazer o que quiser com o imóvel.

Desvantagens:

  • Imprevisibilidade de situações adversas: se o pagamento do financiamento for interrompido por qualquer o motivo, o risco de retomada do imóvel é grande e o prazo é curto;
  • Necessidade de entrada: nenhum banco financia 100% do seu imóvel, por isso a entrada para o financiamento será obrigatória.
  • Comprometimento a longo prazo: o prazo de financiamento de imóvel geralmente vai de 20 a 30 anos, dependendo do valor da casa ou apartamento e também da entrada.

Mas afinal, o que é melhor: morar de aluguel ou financiar uma casa própria?

Com base nas vantagens e desvantagens apresentadas aqui, você pôde perceber que financiar um imóvel próprio é ideal para quem já tem a entrada e tem planos de um futuro estável e seguro para a família. Se esse é o seu caso, faça os cálculos e reflita sobre as melhores opções de financiamento.

Mas se você ainda não tem o valor da entrada, considere a possibilidade de achar um aluguel mais em conta e aplicar a diferença em algum investimento para obter rentabilidade e conseguir comprar seu imóvel à vista e em menos tempo.

Reflita também sobre comprar um lote ao invés de uma casa pronta em regiões que estão em crescimento, por exemplo. Isso pode dar mais chances de valorização do bem, se a sua intenção for resgatar um investimento no futuro.

E aí, conseguimos ajudar você a tomar uma decisão sobre morar de aluguel ou financiar um imóvel? Então compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos a decidirem também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!