Aprenda a Calcular o Preço do Seu Imóvel Com Facilidade

calcular preço imóvel

O primeiro critério de escolha de um imóvel normalmente é o preço. Sabendo disso, muita gente fica em dúvida sobre o que avaliar na hora de calcular o valor de venda.

Então, o que você deve levar em consideração?

Para te ajudar, fizemos uma lista dos principais pontos classificados pelo avaliador. Desse modo, vamos sanar as suas principais dúvidas sobre o assunto. Portanto, continue a leitura para conferir!

Que fatores influenciam o preço do imóvel?

Ao analisar o valor de um imóvel, muitos itens são verificados: desde a condição do imóvel até a região em que ele está localizado. Para ajudar, fizemos uma lista dos principais pontos classificados pelo avaliador para que você consiga fazer um levantamento do que é necessário levar em consideração.

Localização

O local em que o imóvel está inserido é determinante para o seu valor. Segundo analistas, a localização pode determinar até 25% do valor do imóvel.

Isso acontece porque regiões que oferecem mais variedade de serviços, como parques, centros de compras e supermercados, escolas e universidades, bancos e farmácias são mais procuradas e mais bem avaliadas.

Além disso, bairros que possuem poucas opções de acesso — menos linhas de transporte público — costumam ser desvalorizados em comparação a outros que oferecem essas opções.

Para que você tenha uma ideia, é possível calcular o valor médio do metro quadrado da região. Basta dividir o valor total de venda de imóvel pelo seu tamanho em metros quadrados. Por exemplo, um imóvel de R$ 300 mil, com 120m², tem o metro quadrado avaliado em R$ 2.500.

Diferenciais do prédio

Se estamos falando de um apartamento, o prédio também entra na conta! Serviços como elevador, piscina, porteiro, sauna, quadra, academia, salão de festas e de jogos são valorizados. Isso tudo também vale para casas em condomínios.

E não para por aí! O número de apartamentos por andar e o total de unidades, a quantidade de vagas disponíveis e a fachada também são levados em conta. Apartamentos em andares mais altos e que ficam voltados para o norte são mais valorizados, podendo influenciar em até 7% o valor do imóvel.

O próprio imóvel

As características do próprio imóvel não poderiam ficar de fora, e talvez esse seja o tópico que apresenta mais detalhes para se observar.

As condições das portas, das janelas, da pintura, do piso e do acabamento chamam muito a atenção do avaliador e dos possíveis compradores. Diferenciais como automação, aquecedor solar, leitores biométricos e câmeras de segurança também fazem diferença. A segurança pode influenciar em até 15% do valor do imóvel.

A idade da propriedade e o estilo arquitetônico são fatores importantes. Estilo colonial e construções mais antigas podem ser desvalorizadas frente a edificações mais novas de estilo contemporâneo ou minimalista.

Outro tópico relevante é o tamanho do imóvel. Espaços pequenos têm o seu lugar, mas geralmente quanto maior o imóvel, mais caro ele será.

Tipo de imóvel

Outro fator que influencia o valor de venda é o tipo de imóvel. Normalmente sobrados são mais valorizados do que casas que, por sua vez, apresentam valores maiores do que os apartamentos.

Nessa lista, os imóveis comerciais também têm o seu lugar. Geralmente situados em localização privilegiada, esses imóveis são muito valorizados.

Também não podemos esquecer dos condomínios fechados, que são muito procurados por quem deseja espaço e conforto e não quer abrir mão de comodidade e segurança.

Como calcular o preço de venda de imóveis?

Como já dissemos, tudo entra no cálculo. Sendo assim, não existe uma receita de bolo ou uma fórmula matemática única que defina o preço do imóvel. Na hora de avaliar um bem, o melhor a fazer é solicitar que um especialista faça o serviço.

No mercado imobiliário existem corretores especializados em avaliação de imóveis. Para ser perito nesse quesito, ele precisa passar por um curso e se certificar. As melhores imobiliárias contam com esses profissionais.

Ao contar com os serviços de um corretor você tem mais segurança para fechar um negócio, pois há uma certa garantia de que você está pagando um preço adequado pelo imóvel pretendido.

Agora que você já sabe o que avaliar para calcular o preço de venda de imóveis, veja 4 passos para você se planejar para a compra de um imóvel!

 

Gostou do post? Aproveite e nos siga no Facebook e Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!