6 dicas de convivência importantes em condomínios

condomínio

A convivência em condomínios pode ser muito boa ou um verdadeiro desastre — tudo vai depender do quanto as pessoas valorizam as relações e se esforçam para que a vida em comunidade seja agradável. 

Por isso, é muito importante que os envolvidos estejam cientes dos seus direitos e deveres e, ainda, estejam também dispostos a colaborar para criar um ambiente leve e harmonioso. 

Para te ajudar, relacionamos 6 dicas simples, mas que são essenciais para evitar problemas de convivência entre os moradores e funcionários. Confira!

1. Respeite o horário de silêncio

É preciso respeitar a lei do silêncio — que costuma ser após as 22h. Porém, o ideal é usar sempre de seu bom senso, afinal, nada justifica incomodar os vizinhos com muito barulho em qualquer horário do dia.

No caso de reformas, deve-se respeitar o que sugere o regimento interno do condomínio quanto aos dias e horários em que é possível realizá-las. 

2. Trate bem os funcionários do condomínio

Os funcionários devem ser tratados com cordialidade e respeito. Em caso de reclamações, o ideal é se dirigir ao síndico ou ao zelador. Jamais os exponha em público, e lembre-se de que eles não são seus empregados: evite pedir que eles executem serviços particulares!

Esse é um ponto fundamental para uma convivência em condomínios realmente harmônica. 

3. Use as áreas de lazer com consciência

As áreas de lazer são para o uso de todos os moradores. Dentre as mais comuns estão a piscina, a academia, a área de churrasco e o salão de festas.

É preciso ficar atento às normas e horários de uso para não incomodar os demais moradores. Além disso, alguns cuidados precisam ser observados a fim de preservar os locais — que são um bem comum para todos. 

4. Descarte o lixo no local certo para uma boa convivência em condomínios

Lidar com pessoas que têm maus hábitos em relação ao lixo doméstico é um dos maiores problemas em um condomínio. Esse comportamento, além de gerar transtorno entre os vizinhos, causa uma má impressão do local para os visitantes.

Sendo assim, papéis e bitucas de cigarro jamais devem ser jogados pela janela do apartamento. O lixo deve ser bem ensacado, principalmente o orgânico. E, ao varrer seu apartamento, não jogue a poeira pela janela ou no corredor!

5. Tenha cautela com as obras

Vai fazer alguma obra em casa? Tenha cautela com horários: para não causar problemas, consulte o regimento interno e siga os horários estabelecidos nele.

O barulho proveniente também infringe a lei do silêncio quando ele começa muito cedo. Não se esqueça de comunicar ao síndico e aos vizinhos que vai iniciar a obra.

6. Se tiver animais de estimação, respeite as regras 

Em alguns condomínios, não é permitida a permanência de animais de estimação. Mas, se não houver essa proibição, alguns cuidados devem ser tomados para que a presença dos bichinhos não cause transtorno para os outros moradores. 

Deste modo, ao sair com eles, use as entradas de serviço e seja breve no trajeto. Quanto à sujeira nas áreas comuns, não deixe de limpá-la imediatamente. 

Não é nada complicado manter a paz e garantir uma convivência tranquila, basta ter bom senso, colocar-se no lugar do outro e seguir algumas regrinhas.

E aí, gostou desse conteúdo? Quer continuar informado sobre a convivência em condomínios e outros assuntos do mercado imobiliário? Então assine a nossa newsletter e recebe todas as novidades em sua caixa de entrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!