Comprar imóvel pronto ou construir? Confira qual a melhor opção

Quando se decide ter um lugar para morar e chamar de seu, é natural que apareçam algumas dúvidas: afinal, é melhor comprar imóvel pronto, construir, comprar na planta, novo ou seminovo?

Para fazer o melhor negócio, é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um desses tipos de moradia. Se você está nessa fase e tem dúvidas sobre o que é melhor para você, veja a seguir os prós e contras de construir uma casa e de comprar algo pronto para morar:

Construir: personalização que exige paciência

Faça tudo de acordo com a necessidade da família

Construir uma casa do zero é garantir que cada pedacinho feito atenderá as necessidades dos moradores. Cada família tem seu estilo de vida e sua rotina, e um imóvel feito de acordo com o que todos ali precisam é bem mais funcional e prático.

Construa um imóvel novo, com materiais de qualidade

Ao construir seu lar, você se dedica mais à obra, escolhe o melhor lote, pode optar pelos materiais que farão parte de toda a construção e, portanto, pode ficar mais tranquilo em relação à qualidade do que foi colocado ali. Isso pode significar menos dores de cabeça no futuro com manutenção de peças que se deterioram mais rápido por serem de qualidade inferior.

Seja paciente para esperar o resultado

Toda essa personalização tem um preço: é preciso tempo e paciência para aguardar que tudo saia conforme o planejado. Portanto, essa é uma decisão que depende de quanto tempo você pode dispor de dinheiro para que a obra ande mais rápido, para pagar mais funcionários e comprar os materiais necessários, por exemplo.

Mesmo terceirizando a construção para uma construtora, é preciso acompanhar a obra, ficar de olho nos prazos e conferir se tudo está sendo feito como você pediu. Isso pode dar certo trabalho e alguns percalços podem surgir, então é importante ficar calmo e ter paciência para resolver os problemas.

Comprar imóvel pronto: praticidade que exige pesquisa

Imóveis prontos permitem mudar imediatamente

Muitas vezes, quem está construindo tem que pagar aluguel e esperar meses (ou mesmo anos) para que o imóvel fique prontinho para morar. Caso você opte por uma casa ou apartamento já construídos, você pode se mudar imediatamente.

Imóveis na planta podem ser mais baratos

Se você tem tempo para esperar e não quer passar pelas fases estressantes de uma construção, uma boa opção é adquirir um imóvel na planta. Normalmente, eles são negociados diretamente com a construtora , que oferece excelentes formas de pagamento, como entradas reduzidas e parcelas que cabem no bolso.

Você não terá a personalização de um imóvel construído

Como desvantagem, a compra de um imóvel já construído também significa que você não terá uma casa exatamente como sonhou. Quando você compra um imóvel na planta, você pode alterar a unidade deste que não comprometa a estrutura do prédio, mas só construindo algo do zero você terá a vantagem de fazer tudo da maneira que preferir.

A dúvida entre comprar imóvel pronto ou construir um pode ser solucionada por meio de muita pesquisa e análise do que é melhor para o seu bolso e para as suas necessidades. Comparando as vantagens e as desvantagens de cada um, você tem uma visão melhor do que é melhor para o momento.

Com base no que listamos aqui, você prefere comprar ou construir? Conte sua opinião pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!