O melhor dos bairros em Goiânia

Bairros planejados

Você sabia que Goiânia é a segunda melhor capital brasileira no ranking do Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu)? Isso mesmo! É o que aponta o estudo recente do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para você ter uma ideia, nele, a cidade atingiu uma pontuação de 0,8742, ficando atrás apenas de Vitória (0,9000) e à frente de capitais como Belo Horizonte (0,8619), Rio de Janeiro (0,8194) e São Paulo (0,8119).

Ou seja: só confirma o excelente desempenho já obtido em 2010 com seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). A nota máxima da avaliação é 1 e quanto mais próximo desse índice, melhor a cidade é para se viver. Na época, Goiânia mostrou seu potencial com uma pontuação de 0,799!

goiania

15 melhores capitais brasileiras

Afinal, mobilidade urbana, boas condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura são só alguns dos atributos que tem feito a queridinha do Centro-Oeste um lugar cada vez melhor para se investir e viver com a família.

Tendo isso em mente e a dificuldade inevitável de decidir qual é a melhor região para investir e comprar um imóvel, que tal conhecer os melhores bairros em Goiânia? Confira o conteúdo que preparamos para ajudar nessa decisão!

Jardim Goiás

jardim goiás

Considerado um dos bairros mais nobres de Goiânia, o Jardim Goiás possui o quinto metro quadrado mais valorizado da cidade, segundo pesquisa do Creci-GO. Entre os diferenciais que contribuem para isso, está a sua ampla área verde, com a presença do Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza, um dos grandes impulsos responsáveis pela sua expansão.

Outro fator a ser destacado é o fato de seus moradores terem ótimas opções para fazer compras, como os hipermercados Carrefour e Walmart, além, é claro, da proximidade de pontos estratégicos da cidade, como o autódromo internacional, o estádio Serra Dourada e o Shopping Flamboyant, considerado a vitrine de Goiás.

Aliado a isso, o comércio do bairro é um dos mais refinados de Goiânia, facilitando muito a vida de quem mora nele, uma vez que conta com bancos, colégios, faculdades, farmácias, academias, clínicas e hospitais.

Setor Bueno

setor bueno

Morar no Setor Bueno é o sonho de todo Goianiense. Afinal, além de ser um dos bairros mais modernos da capital, oferece amplas possibilidades de compras, saúde e lazer para quem mora nele. Seus prédios imponentes e praças bem cuidadas são sinônimo de qualidade de vida neste que é o segundo maior bairro de Goiânia.

E apesar da acessibilidade ser um atrativo muito presente na rotina do Setor Bueno, o grande destaque fica por conta da infraestrutura do bairro. A cada esquina, é possível encontrar colégios, faculdades, padarias, bares e restaurantes, supermercados, bancos, academias e outras várias opções de comércio. Isso tudo sem falar na presença do Goiânia Shopping e do Shopping Buena Vista.

Para quem gosta de respirar ar puro, a boa notícia é que o bairro é bastante arborizado. Exemplo disso é o Parque Vaca Brava, que oferece uma bela vista para quem mora nos apartamentos da região. Com pista de correr, bosque, chafariz, brinquedos e um lago contemplativo, essa também é uma ótima opção para quem busca lazer para a família nos finais de semana.

Setor Marista

Parque Areião

O Setor Marista é um bairro mais do que tradicional de Goiânia, com imóveis bastante valorizados. O nome veio da construção do Colégio Marista, em 1962, grande responsável pelo crescimento do bairro, atraindo empresários e pessoas de alto poder aquisitivo em geral.

Por muitos anos, ficou conhecido pela tranquilidade oferecida aos seus moradores, tendo entre muitos deles, pessoas que passaram a mudar-se do Centro da capital em busca desse atrativo, consolidando o Marista não só como um bairro de elite, mas um dos mais cobiçados de Goiânia e líder do ranking entre as regiões mais valorizadas.

Com fácil acesso a outros setores nobres da cidade como o Bueno, Jardim Goiás e Nova Suíça, também é reconhecido por suas opções de lazer, com os melhores bares e restaurantes de Goiânia e a badalada vida noturna. Aliás, esta tem sido responsável atrair milhares de jovens e até mesmo pessoas de outras cidades.

E assim como os outros bairros que você conheceu, o Marista não podia ser diferente, também oferecendo ótimas opções de hospitais e clínicas de saúde, shoppings (como o Bougainville), academias, farmácias e bancos.

Setor Oeste

Setor Oeste

Originalmente, o Setor Oeste foi construído para unir o centro de Goiânia ao antigo município de Campinas. Atualmente um dos mais populosos do estado, com mais de 20 mil habitantes, ele tem como marca sempre ter sido um bairro elitizado, sendo ocupado por pessoas de classe média desde as suas origens.

Bastante tranquilo e familiar, o bairro fica entre dois parques, o Bosque dos Buritis e Lago das Rosas, o que é garantia de ar puro e área verde para os seus moradores. Já as famosas praças do Oeste, são locais mais do que indicados para os momentos em família, como é o caso da Praça Tamandaré, que possui um verdadeiro polo gastronômico no seu entorno.

Por fim, o bairro possui a maior concentração de bancos e hotéis da cidade, contando inclusive com alguns dos melhores estabelecimentos do setor hoteleiro de Goiânia. Além disso conta com bares e restaurantes, academias, hospitais, clínicas de estéticas, isso sem falar é claro, no zoológico da capital, um ponto turístico clássico que atrai pessoas de todas as idades.

Setor Sul

Setor sul

Integrando a construção da história de Goiânia desde o início, o Setor Sul foi projetado por Armando de Godoy, que conferiu ao local traços tipicamente residenciais. Inspirado nas tendências das cidades-jardim, o Setor Sul abriga diversas praças arborizadas, centros comerciais e uma nobre infraestrutura.

Setor Universitário

Praça univesitária

Localizado na região central de Goiânia, o Setor Universitário recebeu esse nome devido à alta concentração de instituições universitárias na região. A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO) e a Universidade Federal de Goiás são algumas delas.

Contando ainda com a presença dos hospitais das Clínicas da UFG e Araújo Jorge, o bairro atrai pessoas de todo o país, seja pelos serviços de saúde ofertados por essas instituições, seja pelo interesse de jovens em frequentar as maiores entidades de ensino superior de Goiás.

Parque Amazônia

Parque Amazônia

Se viver sem os engarrafamentos, sinaleiras a cada cinco metros e, ao mesmo tempo, estar perto das vantagens que uma cidade grande oferece é o desejo de muitos, saiba que é exatamente isso que o Parque Amazônia oferece.

Em outras palavras, sua infraestrutura é o grande destaque: possui rota de ônibus, comércio latente, grandes marcas de concessionárias, hipermercados e é próximo ao shopping Buriti.

Além disso, quem mora neste bairro também tem acesso a ótimos bares e restaurantes, hospitais, clube, academias, clínicas de estética e outras opções que permitem fazer tudo sem ter que sair da região.

Já a área verde, fica por conta do Parque Cascavel, opção que valoriza bastante os imóveis do setor, que se constitui ainda em um bairro bastante acessível, ficando próximo da Avenida Rio Verde, que liga regiões importantes da cidade.

Jardim América

Jardim américa

O Jardim América, por sua vez, é um dos maiores bairros da cidade e fica na região sul de Goiânia, fazendo divisa com outros setores nobres como Nova Suíça, Jardim Atlântico, Parque Amazônia e Setor Bueno. Devido ao seu ótimo acesso para vários pontos da cidade, empresas de diversos segmentos, grandes construções e famílias de alta classe social fizeram do bairro o seu lar.

Como diferencial, o bairro tem diversas praças com estrutura de lazer, que oferecem um ótimo espaço para a prática de esportes ao ar livre, com destaque para a praça Santos e a praça dos Esportes.

Com uma infraestrutura que não deixa faltar nada para os moradores, o bairro ainda conta com a feira do CEPAL, uma ótima opção para quem quer fazer compras. Há também hipermercados, farmácias, diversas lojas de variedades, campos de futebol e muito mais.

Como você pode perceber, Goiânia se destaca como uma das melhores regiões do Brasil para investir em imóveis e oferece excelentes opções de bairros para quem busca qualidade de vida aliada à valorização. Agora que você já conferiu os seus principais bairros e o que cada um tem de melhor, é só escolher qual atende suas expectativas!

Gostou de conhecer os principais bairros em Goiânia? Compartilhe sua opinião conosco e nos diga de quais você mais gostou e se você conhece outros que também poderiam estar nessa lista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!