5 DICAS INFALÍVEIS PARA ALUGAR SEM ERRO

Hoje em dia, o aluguel tem sido uma ótima saída para quem não quer comprar um imóvel e se comprometer com um financiamento.

Morar de aluguel pode ser sinônimo de liberdade, flexibilidade e também pode ser uma excelente alternativa para quem ainda está amadurecendo a ideia de ter uma casa própria.

Entretanto, alugar um imóvel vai muito além de apenas querer. É muito importante estar atento a alguns detalhes para que sua decisão seja certeira.

Neste artigo, você vai encontrar 5 dicas essenciais para escolher o imóvel ideal e ainda se tornar um expert no assunto locação.

  • ORGANIZE SUAS FINANÇAS

O primeiro passo para quem quer alugar um imóvel, é fazer um levantamento de quanto você quer e pode gastar nessa tomada de decisão.

Uma dica é colocar todos os seus gastos na ponta da caneta e fazer uma previsão das mesmas, para um certo período de tempo. Ou seja, um planejamento baseado no período de tempo em que seu contrato de aluguel durará.

  • ESCOLHA UM IMÓVEL DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES

Essa dica pode até parecer bastante óbvia, mas acredite, é muito importante para ser assertivo na hora de uma locação.

Leve em consideração onde trabalha, quanto tempo gastará para se locomover até o local de destino, se existe as conveniências necessárias para o dia a dia, quantos cômodos você precisará para viver confortavelmente, se você quer morar em um apê ou uma casa e outras muitas questões que podem influenciar na sua escolha.

  • ANALISE A SITUAÇÃO DO IMÓVEL

Antes de fechar o contrato, esteja atento às condições do imóvel e evite gastos com manutenções que podem dar dores de cabeça futuras.

Verifique se existem goteiras, rachaduras, mofo, lâmpadas queimadas, problemas no encanamento, se as contas do imóvel estão em dia, entre outras muitas circunstâncias.

Se encontrar algo de errado e mesmo assim decidir que quer seguir com o aluguel do imóvel, converse com o proprietário para que o mesmo resolva as pendências antes da sua mudança.

  • CONFIRA AS CONDIÇÕES PARA ALUGAR

Antes de fechar contrato, verifique se é necessário fiador, seguro-fiança, título de capitalização ou deposito caução. Tenha certeza que você se enquadra em alguma dessas opções e se pode cumprir alguma delas.

Verifique também se é necessário depositar mais do que um mês de aluguel e esteja preparado financeiramente para qualquer imprevisto.

  • LEIA MINUNCIOSAMENTE O CONTRATO

Antes de assinar o contrato de locação, leia-o com muito cuidado, isso vale também para as letras mais miúdas. Se tiver dúvidas, não hesite em perguntar e esclareça-as. 

Conhecer seus direitos como inquilino pode ajudar bastante na hora de fechar o contrato, portanto esteja preparado para toda e qualquer exigência que pode ir além do que você pode arcar.

Se você leu até aqui, agora você está mais do que pronto para alugar sem nenhuma preocupação.

Agora é só colocar todas as dicas que aprendeu em prática e encontrar o imóvel ideal para você.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!