5 dicas para comprar apartamento em Goiânia

Goiânia recebeu o título de metro quadrado mais barato entre as capitais brasileiras. Porém, na hora de comprar apartamento em Goiânia, são tantas as possibilidades que você vai precisar de uma mãozinha!

Afinal, cada região tem hábitos, procedimentos e características diferentes quando se trata de compra de imóveis. A começar pelo metro quadrado que, em Goiânia, é considerado o mais baixo dentre os valores praticados nas capitais brasileiras. Isso representa, desde o início, uma oportunidade de o bem valorizar ainda mais no futuro.

Além disso, os costumes locais também devem ser levados em conta na hora de fechar negócio. Quem vive em Goiânia gosta de fazer atividades ao ar livre. Portanto, residências que estejam próximas ao parques fazem toda a diferença. Por isso, fique atento não apenas ao mercado imobiliário, mas também aos costumes e opiniões do povo local.

Mas não se desespere! Este post chegou para ajudar você nessa missão! Reunimos aqui 5 dicas para facilitar a compra do apartamento dos seus sonhos. Continue a leitura e mãos à obra!

1. Organize as finanças

Na hora de comprar um imóvel, muitas pessoas se surpreendem com impostos, taxas e juros diversos concernentes ao processo de aquisição. Para não ser pego de surpresa, converse com seu corretor e coloque na ponta do lápis todas as despesas que você terá. É um grande erro fazer as contas apenas com base no valor do apartamento.

Levantados todos os encargos, é preciso se preparar para arcar com as despesas da melhor forma possível. Preparar o bolso para pagar tudo é tão importante quanto escolher o imóvel perfeito!

2. Faça um planejamento para comprar o imóvel

Seguramente, a compra de um apartamento é um momento de felicidade e realização. Porém, para muitas pessoas, essa conquista não é nada fácil. Daí surge a necessidade de se organizar financeiramente para isso.

O primeiro passo é fazer um planejamento, ou seja, traçar o caminho necessário para fazer tamanha aquisição. Para isso, você deve ter total conhecimento e controle das suas receitas e, conforme o caso, considerar cortes de alguns gastos, como os da TV a cabo (que quase não é mais vista), e reduzir despesas como as de água e luz, por exemplo.

Não considere que você está abrindo mão de todas as suas atividades de lazer, mas somente daquelas que não são tão necessárias para você e sua família e cuja economia poderá contribuir para a compra da nova casa.

3. Encontre uma imobiliária de confiança

Para auxiliá-lo na compra do apartamento novo, nada melhor do que contar com alguém que tenha experiência no assunto. Mas, não dá para confiar em qualquer um.

Para escolher uma imobiliária de confiança, analise a experiência e a reputação do estabelecimento e busque indicações de amigos e familiares. Também é muito importante visitar a sede da imobiliária e verificar a sua carteira de imóveis.

Afinal de contas, lembre-se de que você não está a ponto de adquirir um bem mais simples, como uma mesa ou sofá, e sim a casa onde você e sua família vão morar.

O fato de você estar investindo boa parte de suas economias para a realização desse sonho é o suficiente para embasar a decisão de escolher uma boa imobiliária, que significar tranquilidade e certeza de um negócio seguro e gratificante.

Imóvel - Comprar

4. Escolha o perfil do apartamento

As opções do mercado estão cada vez mais amplas. Por essa razão, escolher o apartamento ideal é um trabalho tão minucioso. Nessa hora, é necessário levar em conta diversos aspectos, como localização, segurança e o que sua família precisa para ter um novo lar aconchegante.

Para não se perder em meio às opções, defina desde o começo o tipo de imóvel que atenderá às necessidades e expectativas da sua família. Nessa hora, é importante levar em conta o valor disponível para a compra e a região ideal na cidade.

Os números de quartos e de vagas de estacionamento são sempre lembrados, mas o cuidado deve ir além disso. Não se esqueça de verificar o valor do condomínio e as opções disponíveis no prédio.

No caso de apartamento, se ficar acima do quarto andar, o número de elevadores disponíveis é importante! Itens como piscina, sauna e academia encarecem o condomínio, mas podem ser uma boa pedida para as crianças e até representar uma economia no fim do mês. O importante é balancear as necessidades e as possibilidades da família.

5. Defina a região para comprar apartamento em Goiânia

Definidos o valor e as características do seu novo apartamento, é hora de escolher a melhor região para a sua família. Goiânia possui vários tipos de infraestruturas diferentes, por isso leve em conta o perfil, costumes e o estilo de vida que se enquadra melhor na característica sua família.

Converse com seus amigos e peça indicações. Ao escolher o bairro, lembre-se de analisar os seguintes itens:

europark

Segurança da região

Setor Bueno, Jardim Goiás, Setor Oeste e Setor Marista são ótimas referências em segurança. Para ter ainda mais certeza, é recomendado que você visite os arredores do prédio em diferentes períodos do dia.

Somente a sua percepção pode não ser o bastante, por isso, trate de conversar também com pessoas que residem ou passam por ali com frequência a fim de ter uma opinião real do quão seguro o lugar é.

Infraestrutura disponível nos arredores

Enquanto o Setor Oeste é um dos mais tranquilos e familiares, o Setor Marista é um dos mais badalados. O Jardim Goiás, por sua vez, abriga grandes hipermercados. A escolha, portanto, dependerá do seu perfil, hábitos e estilo de vida.

É fundamental saber essas informações previamente para escolher o imóvel que melhor poderá lhe atender de acordo com a infraestrutura local. Afinal, se você quiser viver num local mais tranquilo, por exemplo, melhor evitar os lugares mais badalados, certo?

Proximidade e acesso ao trabalho e à escola

O Jardim América fica na região sul, é um dos maiores bairros e faz divisa com bons bairros da região. Já o Jardim Goiás tem vias de acesso rápido a outras localidades, como a Marginal Botafogo e a BR-153 localizadas em suas extremidades.

Morar perto do trabalho e da escola é interessante, pois significa menos tempo no trânsito, menor gasto de transporte e mais tranquilidade.

Valor médio do imóvel

Alguns dos bairros mais valorizados são Setor Marista, Nova Suíça e Alto da Glória. Aqui, é necessário considerar também, é claro, o orçamento disponível para a compra.

Como dissemos no começo do post, comprar um imóvel em Goiânia é um bom negócio por se tratar da capital cujos preços de imóveis usados cresceu de 0,64%, enquanto os novos tiveram um aumento de 4%. E como ainda possui um dos menores valores por metro quadrado, conforme aponta o segundo o índice do FipeZap, o valor pode subir e o seu novo imóvel ficar cada vez mais valorizado..

Portanto, ao organizar as suas finanças, contar com a ajuda de uma boa imobiliária e definir o bairro e o perfil do novo imóvel de acordo com seu perfil e necessidades, comprar apartamento em Goiânia será muito mais fácil e tranquilo.

E se você ainda tiver dúvidas sobre qual bairro é o mais adequado para atender as suas necessidades, confira também este artigo que redigimos sobre os 4 bairros mais seguros de Goiânia! Boa leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!