5 dicas para economizar e comprar um imóvel

Comprar um imóvel é o sonho de muitas famílias brasileiras. Entretanto, para que ele se torne realidade, algumas ações são necessárias, como cortar gastos supérfluos que impedem você de chegar lá.

No começo, pode ser difícil, mas com dedicação e foco você conseguirá tornar essa economia parte da sua rotina. Dessa forma, seu sonho ficará cada vez mais próximo e logo se tornará realidade.

Para ajudar você nessa missão, trouxemos 5 dicas que devem ser seguidas para que consiga comprar a sua casa própria. Continue a leitura e mãos à obra!

1. O cafezinho todos os dias pode ser um vilão

Acredite, aquele cafezinho que você toma todos os dias antes de ir para o trabalho pode atrapalhar a realização do seu sonho de ter uma casa própria. Afinal, você geralmente não pede apenas o café, mas também um pão na chapa, um salgado, um croissant ou outra delícia para acompanhar, não é mesmo?

O valor disso pode parecer pouco, em torno de R$ 7 por dia. Mas, considerando que esse é um gasto praticamente diário, o valor final por mês ou por ano representa um buraco enorme no seu orçamento — que pode ser corresponde à parcela de um lote. Sim, comprar o seu lote pode ser mais barato que tomar um cafezinho todos os dias!

banner blog

2. Comer fora regularmente também é um obstáculo

Esse é um erro cometido por muitos casais e famílias, pois esse hábito acaba consumindo uma boa parte do orçamento para a compra de um imóvel. Por isso, embora você não precise cortar totalmente essa atividade, é recomendável reduzi-la.

Deixe idas a restaurantes para ocasiões especiais, como aniversários. Preparar a própria comida e saboreá-la na companhia da família e dos amigos pode ser um programa igualmente divertido!

Além disso, repense os estabelecimentos que você frequenta — comer em um restaurante caseiro perto de casa pode ser tão agradável quanto ir a um lugar mais caro.

3. Faça bom uso do cartão de crédito

O cartão de crédito é um facilitador na hora de fazer compras, já que não é necessário ter a quantia à vista para adquirir o item. Além disso, alguns estabelecimentos oferecerem boas condições, como parcelamento sem juros.

Porém, é preciso ter cuidado, pois comprar usando o cartão faz com que você automaticamente assuma uma dívida. No caminho até a realização de um objetivo pessoal que requer investimento financeiro, como a compra da casa própria, as dívidas são uma ameaça.

Portanto, opte pelo cartão de crédito apenas em casos urgentes ou quando essa for a única opção de pagamento (o que é comum em lojas online, por exemplo). Sempre que der, pague suas compras no dinheiro ou no débito. É mais fácil controlar as finanças pessoais quando você gasta o que tem no bolso ou na conta bancária.

4. Não ignore gastos desnecessários

Sabe quando você pede uma pizza só porque está com preguiça de cozinhar? Ou quando vê uma roupa e, apesar de não precisar dela, compra por que achou bonita ou por que estava em promoção? A academia que você paga todo mês, mas quase nunca frequenta? A TV a cabo que você e sua família mal assistem? Todos esses são gastos que você poderia cortar.

Embora possam parecer supérfluos isoladamente, juntos causam uma ferida nas suas finanças mensais. Basta fazer a matemática de quanto entra todo mês e quanto sai por conta desses gastos. Se não forem realmente necessários para você e sua família, o melhor é cortá-los do seu planejamento. Isso nos leva a última dica!

Vilar Primavera

5. Faça um planejamento financeiro para comprar um imóvel

Apenas sonhar com a casa própria não trará ela até você. Então, faça um planejamento para realizar essa compra. Nele, considere a porcentagem da sua renda mensal que deve ser poupada e a opção de pagamento que melhor atende você (à vista, financiamento ou consórcio).

Você pode fazer esse planejamento numa planilha ou até em um caderno. O que importa é segui-la à risca para que seu plano de comprar a casa própria não sofra danos!

Com nossas dicas, você finalmente poderá comprar um imóvel como tanto deseja! Quer mais conteúdo como este? Siga-nos no Facebook, YouTube, Instagram, Twitter e LinkedIn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!