9 ideias incríveis para decorar um imóvel alugado

Uma casa ou apartamento deve ser aconchegante, funcional e ter a cara de quem mora ali. Mas se você ainda não conseguiu sair do aluguel e é um inquilino, é necessário buscar opções adequadas para decorar um imóvel alugado!

Os contratos permitem mexer em poucas coisas. Nada de quebrar paredes, trocar revestimentos ou fazer reformas, já que o local deve ser entregue nas mesmas condições em que ele se encontrava quando você se mudou.

É diferente, mas não é impossível decorar e personalizar um imóvel alugado. Abaixo, vamos apresentar dicas simples que podem fazer toda diferença. Quer saber mais? Confira nossas dicas antes de fazer a mudança e saiba tudo sobre o assunto! 

1. Aplique adesivos de azulejo

Em edificações antigas e não reformadas recentemente, os revestimentos podem ser velhos ou estar fora de moda — e é possível dar um jeito nisso sem trocar tudo ou passar tinta!

Os adesivos de azulejo custam pouco, são fáceis de aplicar e de retirar depois. Há opções para todos os gostos: lisos, estampados, geométricos e até imitando os famosos ladrilhos hidráulicos ou padrões portugueses.

Você pode fazer isso na sua cozinha ou banheiro e até em varandas ou espaços gourmet. O resultado vai ficar charmoso e com um ar retrô. Lembre-se de escolher os modelos que mais têm a ver com você para deixar tudo com ainda mais personalidade.

2. Use a mobília para decorar um imóvel alugado

Uma forma de encher a casa de personalidade é escolher com cuidado os móveis soltos. Nessa compra, você pode investir um pouco mais, já que depois irá levá-los consigo para outro lar. Escolha itens que sejam bonitos, aproveitem o espaço e combinem com a sua família.

Se morar em uma casa ou apartamento que precisa otimizar o espaço limitado, procure os móveis mais funcionais e que ocupem espaço vertical. Isso vai facilitar a circulação de pessoas e dar amplitude aos cômodos.

Hoje em dia, existem diversas opções coloridas para aqueles que não abrem mão de um ambiente criativo e alegre. O melhor de tudo é que a escolha pode ser muito divertida!

3. Aposte em itens de decoração

Em alguns locais alugados, o inquilino precisa colocar as cortinas. Aproveite para escolher um modelo que contribua bastante com a decoração. Outro elemento que merece atenção são as almofadas do sofá: elas se destacam na sala, então, dê preferência a estampas com muita personalidade.

A mesma coisa acontece com os tapetes. Na falta de um piso que agrade, cubra o chão com algum modelo que goste. E, quando o cômodo em questão é o quarto, a roupa de cama bonita valoriza o ambiente.

Quanto aos objetos que estarão nos móveis — como luminárias e abajures —, tente garimpar peças únicas e cheias de estilo. Quando estiverem dispostas pela casa, elas criarão um efeito visual interessante.

4. Instale nichos e prateleiras

Em locais com poucos armários e sem a opção de fazer móveis embutidos, os nichos e prateleiras representam uma solução no ganho de espaço. Além disso, eles podem virar um local para preencher com objetos que tenham a sua cara.

Você pode optar por itens únicos, como as estantes, ou encher seus cômodos com formas geométricas. A variedade de nichos ainda permite que você distribua-os de forma criativa e harmoniosa.

Aproveite e guarde seus livros preferidos, plantas, souvenires e tudo mais que imaginação permitir. Vai ficar lindo!

5. Tenha uma parede de lousa

No caso de existir a possibilidade de pintar uma das paredes, crie uma de lousa com tinta própria para esse fim. O local vai ficar descolado e ainda será criada uma área para anotações e lembretes. Se algum morador possuir talento para desenhar, o resultado ficará ainda melhor.

Para deixar tudo ainda mais pessoal, peça aos amigos e familiares deixarem bilhetes a cada visita feita. Você também pode reservar um espaço para frases bonitas e até para a senha do Wi-Fi!

Tenha em casa opções coloridas de giz e veja uma parede se transformar em uma obra de arte única. As crianças agradecem.

6. Pendure quadros e molduras

Aliados de qualquer decoração, há modelos que precisam de um simples prego ou parafuso pequeno para serem fixados. Se o proprietário não permite que a parede seja furada, você pode apoiá-los na superfície de algum móvel.

Dependendo das suas preferências e possibilidades, coloque um único quadro marcante ou monte uma composição com diversas molduras. Pode utilizar obras de arte, pôsteres, fotos da família, cartazes, entre outros.

Outra tendência são os quadros vintage. Com preço acessível, você pode decorar suas paredes com marcas de cerveja antiga, pin ups e desenhos old school.

7. Adote a Urban Jungle

A Urban Jungle é uma tendência no mundo da decoração e pode ajudar (muito!) você a decorar um imóvel alugado. O conceito prega a inserção da natureza dentro de casa. A ideia é utilizar folhagens, flores e cores que remetam ao verde para fugir um pouco do cinza e do concreto das grandes cidades.

Você pode colocar vasos com plantas indicadas para áreas internas, como o lírio-da-paz e a avenca. O melhor de tudo é que não existe exagero nessa tendência: pode transformar sua sala em uma verdadeira selva!

O resultado da Urban Jungle é uma casa com mais vida e aconchego. Para dar tudo certo, não se esqueça da manutenção das plantas e deixe-as sempre verdinhas.

8. Escolha papéis de parede modernos

Outra forma de decorar um imóvel alugado é escolhendo papéis de parede que tenham a ver com a sua personalidade e com o que você quer transmitir na decoração.

Hoje em dia, o mercado está repleto de opções e, em alguns locais, é possível personalizar o papel antes de aplicá-lo.

Você pode reservar uma única parede para dar mais destaque ou, então, colocar pelo cômodo inteiro. O resultado vai deixar sua casa mais aconchegante e com mais personalidade. Aposte em cores fortes para locais maiores e sóbrios.

9. Aproveite as vantagens dos espelhos

Decorar a casa com espelhos tem muitos benefícios. Além de deixar o ambiente mais bonito, os espelhos contribuem para espalhar a luminosidade e dar a sensação de amplitude, o que é ideal para construções com espaço limitado.

Escolha modelos com molduras bonitas e formatos que tenham a ver com você. Só é preciso ter cuidado para que o espelho não reflita muita luz, o que pode ser desconfortável para você e suas visitas.

Também lembre-se de evitar espelhos atrás da TV ou que mostrem algum cômodo que você queira esconder, como banheiros ou os famosos quartinhos da bagunça.

Morar de aluguel e decorar o imóvel pode ser bem mais fácil do que parece. Algumas soluções incríveis tornam as reformas desnecessárias. Escolher os móveis e objetos certos também povoam o ambiente com beleza e representam a personalidade dos seus moradores.

Quer receber mais dicas para decorar um imóvel alugado e deixar sua casa maravilhosa? Curta a  gente no Facebook e não perca nenhum conteúdo que compartilhamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!