Aluguel

Aprenda aqui como ganhar dinheiro com aluguel

aprenda-aqui-como-ganhar-dinheiro-com-aluguel.jpeg
Escrito por Provenda

O investimento imobiliário é seguro, uma vez que você mantém seu patrimônio intacto e valorizado ano após ano. A boa notícia é que, além disso, é possível ganhar dinheiro com aluguel. Essa renda extra que evita que você tenha que arcar com a manutenção de uma propriedade que não está sendo utilizada, mas sem se desfazer do bem.

Para você saber tudo o que precisa sobre o tema e começar a gerar rendimento logo, preparamos esse post. Ficou interessado e quer saber como lucrar com locação de imóveis? Então não deixe de acompanhar!

Como disponibilizar o imóvel para locação?

Antes de divulgar seu imóvel, você precisa saber como quer realizar esse acordo. Uma das opções é fazer aluguel direto com o proprietário, ou seja, você. Nesse caso, é essencial elaborar um contrato abrangente e completo. Será preciso também conhecer o inquilino e pedir toda documentação, inclusive comprovante de renda.

Outra forma é deixar seu imóvel à disposição em uma cartela imobiliária. Você precisará entrar em contato com as empresas e ver as condições mais vantajosas para você. A vantagem, nesse caso, é toda a segurança oferecida pela empresa e uma maior rapidez na negociação.

Onde divulgar a locação?

Caso você opte por firmar parceria com uma imobiliária de confiança, seu imóvel automaticamente estará nos sites e nos portais com os quais a empresa mantém relacionamento. Esse é um ponto importante. Seu imóvel deve ser facilmente encontrado, mas, além disso, fique atento à forma como ele aparece nos sites.

Muitas empresas disponibilizam vídeos, fotos profissionais e até tour 360º. Informe-se a respeito de tudo isso para optar pela empresa que mais lhe agrada. Caso você resolva locar sem intermediários, procure anunciar seu imóvel nos portais mais acessados e nos sites da sua região.

Qual valor cobrar pelo imóvel?

Alguns anos atrás as pessoas acreditavam que o valor do aluguel deveria ser de 1% do preço de venda do imóvel. Atualmente, embora ainda exista quem pratique esse índice, as coisas são um pouco diferentes. O “boom” imobiliário fez com que a oferta aumentasse e esse percentual ficasse muito alto. O que vemos, na prática, são valores que variam de 0,5 a 0,75% do preço do bem.

Além disso, você precisará colocar no papel algumas especificidades. O imóvel será locado com mobília? Se sim, você pode aumentar de 10% a 30% — tudo depende da estrutura que será oferecida.

Não se esqueça também de avaliar os imóveis semelhantes e levar em conta a região onde ele se encontra. A conta pode não ser tão fácil e talvez você precise “testar” a aceitação do valor.

Se preferir, conte com a ajuda de uma imobiliária. Os profissionais do mercado entendem de precificação, evitam que seu imóvel fique parado e cobram um valor justo para todos.

Quais os benefícios de locar o imóvel?

Um imóvel parado gera custos. Embora ele seja importante para a valorização do seu patrimônio e para a segurança do seu investimento, você ainda terá que arcar com IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), manutenção, taxa de condomínio (quando houver) e outras despesas.

Na locação, esses gastos ficam por conta do seu inquilino. Você só precisa ter um documento de vistoria completo para evitar o desgaste do imóvel e não precisar arcar com eventuais danos.

Ganhar dinheiro com aluguel é muito mais vantajoso do que aplicar seu dinheiro na poupança. Além de sua reserva financeira ficar mais vulnerável a gastos, o rendimento de um imóvel é maior e ainda mantém seu patrimônio intacto.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com aluguel, aproveite para curtir a página da Provenda no Facebook. Você vai acompanhar tudo sobre mercado imobiliário e aprender mais sobre o assunto!

Sobre o autor

Provenda

A Provenda Imobiliária é uma empresa com tradição. São mais de 35 anos de mercado sempre buscando inovar para melhor atender ao seu cliente.

Gostou? Deixe seu comentário

Share This