4 comidas típicas de Goiás que você precisa conhecer

A gastronomia brasileira é muito rica e repleta de ingredientes e receitas superespeciais, que são capazes de agradar a todos os tipos de paladares. Sabores como os nordestinos, mineiros e goianos são bastante apreciados por pessoas de todo o país e até do exterior. 

Nosso foco neste texto é falar um pouco mais da gastronomia da região centro-oeste e, para isso, vamos apresentar 4 comidas típicas de Goiás. Com certeza você vai ficar ansioso para visitar o estado e provar todas essas delícias. Acompanhe e conheça!

1. Arroz com pequi

arroz com pequi

O pequi é uma fruta muito tradicional da região centro-oeste do Brasil, especialmente de Goiás. Com sabor doce e um aroma forte e marcante, ela pode ser saboreada sozinha, mas também é um ingrediente presente em muitas receitas da culinária local.

Um dos pratos mais tradicionais elaborados com a fruta é o arroz com pequi. Seu preparo não tem mistério! Basta refogar o pequi com os temperos de sua preferência, até que ele amoleça. Depois disso, siga o preparo normal do arroz. O prato vai ficar amarelinho e muito saboroso!

Na hora de degustar, lembre-se que a semente do pequi tem espinhos. Portanto, não morda a fruta. A maneira correta de comer é ir roendo a camada amarela, ou seja, a polpa da fruta, para evitar acidentes.

2. Angu de milho verde

Preparado com um ingrediente muito tradicional na região, o angu de milho verde é uma das principais receitas típicas de Goiás. Seu preparo é simples: basta bater no liquidificador os grãos de milho com um pouco de água e sal, coar essa mistura e levar ao fogo baixo, cozinhando sem parar de mexer por cerca de 30 minutos ou até engrossar.

Angu de milho verde

É um delicioso acompanhamento, tipicamente goiano, e pode ser servido com galinhada ou com arroz de pequi. Um belo molho vermelho também cai muito bem com angu de milho verde. Vale experimentar!

3. Empadão goiano

Muito tradicional, o empadão goiano é uma receita que faz parte da identidade de Goiás há bastante tempo. Embora a receita tradicional da empada já existisse, o empadão goiano é uma adaptação, cujo preparo recebe variações, resultando em um sabor particular.

A massa é a tradicional de empada, que leva farinha, óleo, ovos, sal e margarina. Já o recheio pode ser de vários sabores, embora o mais típico de Goiás leve pequi, lombo de porco ou carne de frango desfiada, queijo fresco, ovo cozido e a guariroba, ingrediente típico da região, que não pode faltar no tradicional empadão.

empadão goiano

Diferentemente das empadinhas, que geralmente são encomendadas para festas de aniversário, a tradição do empadão pede que ele seja preparado em casa e não necessariamente em porções individuais, podendo ser fatiado como uma torta. Impossível não amar essa delícia!

4. Pamonha

pamonha

Possivelmente você já ouviu falar de pamonha em outros estados. No interior de São Paulo e em Minas Gerais, por exemplo, essa iguaria também é muito consumida, mas a verdade é que a verdadeira pamonha é a feita no estado de Goiás.

Feita com milho ralado, a pamonha pode assumir diversos sabores: doce, salgada ou mesmo com recheios especiais, como queijo ou linguiça. A verdade é que não importa qual seja a sua preferência, uma boa pamonha precisa estar bem enroladinha na palha de milho e é uma das principais comidas típicas de Goiás.

Essas receitas lhe deram água na boca e deixaram você com vontade de visitar o estado de Goiás? Então compartilhe este post nas redes sociais e convide os seus amigos para viajar com você! Vocês não vão se arrepender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!