Apartamento Paisagismo

Como fazer um projeto de paisagismo residencial? Veja aqui!

como-fazer-um-projeto-de-paisagismo-residencial-veja-aqui.jpeg
Escrito por Provenda

O projeto de paisagismo residencial é um mecanismo que surgiu com o objetivo de trazer beleza e harmonia para uma casa ou um apartamento, além de conferir maior valorização para o imóvel.

Nesse sentido, devem ser observados elementos inerentes a algumas áreas, como Botânica, Arquitetura, Matemática e Artes Plásticas. São disciplinas que envolvem a ciência, a arte e a técnica, que são necessárias para formar a composição de um projeto residencial.

Neste artigo, você conhecerá quais são os principais passos para criar um projeto de paisagismo residencial. Boa leitura!

O que é um projeto de paisagismo residencial?

O projeto paisagístico residencial envolve a observação da área externa de um imóvel e a consequente elaboração de um plano de reestruturação e recomposição desses ambientes, utilizando conceitos de Botânica, ecologia e Arquitetura.

Para isso, é necessário investir na preservação do solo e na manutenção da cobertura vegetal, criando espaços equilibrados. O intuito é valorizar os jardins e as demais áreas verdes que remetem à natureza, nem que, para isso, seja necessário aliar recursos artesanais, como plantações decorativas.

Quais são os passos para desenvolver esse projeto?

Conheça, a seguir, como criar um projeto de paisagismo eficiente e realista.

Analise as necessidades do cliente

Antes de tudo, conheça o perfil do cliente, bem como as suas necessidades e os anseios. Da mesma forma, apresente as características e os elementos do projeto e simule como ficará o resultado final para que o consumidor tenha uma maior noção e analise se o projeto vai agradá-lo.

Verifique as particularidades do local

É importante visitar o local e analisar a qualidade da estrutura do imóvel e os demais aspectos, como a existência de elementos naturais (árvores, plantas e riachos, por exemplo).

Desse modo, o profissional vai verificar o que deve ser mantido, o que deve ser adaptado e o que pode ser aproveitado para criar os efeitos que vão compor o cenário final. Assim, se o terreno apresentar vários edifícios e muros, o ideal é optar por plantas que não sejam tão dependentes da luz solar.

Faça um anteprojeto

O anteprojeto é a etapa que consiste na reunião das informações obtidas para a elaboração da planta que servirá de base para a criação do ambiente. Nessa fase, use sua criatividade e abuse de novas possibilidades de formatos, cores, formas e misturas para obter a melhor composição para os espaços, observando as exigências do cliente.

Quais são as principais vantagens e os diferenciais desse tipo de projeto?

Organização da paisagem

O paisagismo residencial tem o objetivo de organizar a paisagem e melhorar a percepção estética e visual do ambiente. Tudo isso para gerar um resultado harmonioso e agradável de convivência. Além disso, o paisagismo consegue proporcionar bem-estar, conforto e praticidade aos moradores e visitantes.

Valorização do imóvel

Além disso, investir em imóveis bem localizados com ambientes que trazem um ar natural e saudável vem sendo considerado uma grande tendência, quando o assunto é design imobiliário. Nesse mesmo sentido, o imóvel é passível de sofrer uma maior valorização dentro do mercado.

Amenização de temperaturas

As áreas verdes ajudam a diminuir as temperaturas do ambiente por terem a capacidade de absorver o CO² e filtrar partículas de elementos tóxicos, como enxofre e manganês, além de trazerem mais conforto térmico para o local, graças à sombra das árvores.

O paisagismo residencial é uma forma de trazer estilo e personalidade para os ambientes. Existem diversos elementos que são utilizados para compor um cenário natural e que aliam sofisticação e modernidade. Portanto, o ideal é contratar um profissional do ramo e investir nesse projeto.

O que achou das nossas dicas sobre a criação de um projeto de paisagismo residencial? Você tem alguma sugestão? Deixe um comentário abaixo!

Sobre o autor

Provenda

A Provenda Imobiliária é uma empresa com tradição. São mais de 35 anos de mercado sempre buscando inovar para melhor atender ao seu cliente.

Gostou? Deixe seu comentário

Share This