Afinal, vale a pena comprar lotes como investimento?

Compre lotes como investimento

Quando o assunto “investimento” vem à tona, muita gente pensa logo nos investimentos em ações, em fundos e títulos ou mesmo em imóveis já prontos. Porém, uma opção que deve ser considerada, embora usualmente seja deixada de lado, é comprar lotes.

Lotes são pedaços de terra destinados à construção e que trazem, junto de um preço convidativo, uma série de vantagens. Comprar terrenos promissores é a opção escolhida por diversos investidores, com os mais diferentes perfis, e poderá ser a forma certeira de alocar os seus recursos.

Porém, afinal, vale a pena comprar lotes como investimento? É o que você descobrirá a seguir!

A alta taxa de valorização anual é bastante atrativa

A cada ano, o espaço nas cidades de maneira geral diminui e se torna mais disputado. Isso gera uma relativa especulação imobiliária na busca por espaço, o que significa que ter um terreno é uma boa opção nesse sentido.

Como o espaço é cada vez mais limitado, a taxa de valorização anual de um terreno em geral sobe mais do que a taxa de valorização de imóveis e também de outros tipos de investimento.

Não é incomum, por exemplo, que um terreno seja vendido pelo dobro do preço dentro de 24 meses, o que representa uma valorização bruta de 50% ao ano e uma taxa interna de retorno de mais de 40%, na maior parte dos casos.

Na comparação com investimentos considerados vantajosos, como os de renda fixa, que geralmente rendem entre 10 e 15% ao ano, a taxa de valorização anual de um lote torna essa opção um bom investimento.

Os custos com manutenção são menores

Outro fator a ser considerado diz respeito aos custos de manutenção envolvidos em todo esse investimento. Ter uma empresa, por exemplo, exige que você arque com custos fixos, custos variáveis, despesas trabalhistas e outros imprevistos.

Para efeitos de comparação, em 2015 a Apple revelou que teve faturamento de US$ 40 bilhões e o lucro histórico de cerca de US$ 10 bilhões. Embora as cifras sejam impressionantes, mostram que existe um custo bastante intenso para manter uma empresa — já que a margem de lucro líquida ficou em torno de 25%.

Com um lote, entretanto, a questão é diferente. Embora haja custos de manutenção — como de nivelamento do terreno, manutenção da limpeza e conservação e gastos com IPTU — o valor é bem menor do que o para manter uma empresa, por exemplo.

Em muitos casos, é inclusive mais barato manter um terreno do que pagar a taxa de administração e de performance de alguns investimentos financeiros.

A facilidade no pagamento torna o investimento possível

Outro motivo que aumentou a busca por lotes é a facilidade de pagamento na compra. Em geral, esses imóveis possibilitam um pagamento flexível. Além de custar menos, os valores de entrada são negociáveis e o parcelamento pode ser adaptado ao seu bolso.

Tudo depende da sua reserva financeira e de como você pretende quitar o valor do lote. Oferecendo um valor de entrada maior, por exemplo, é possível conseguir um abatimento no preço e facilidade no parcelamento.

Da mesma forma, caso não seja possível oferecer muito como primeiro pagamento, é possível diluir os valores em parcelas adaptadas à sua realidade. É uma forma eficaz de você começar a investir no mercado imobiliário sem muitos sacrifícios — e o melhor: garantindo o patrimônio da sua família.

Você tem a possibilidade de ter a casa que sempre sonhou

Quem quer comprar lotes para construir sua casa própria tem ainda mais benefícios na aquisição. Dessa forma, é possível você começar a sua construção pensando nas suas necessidades e nos seus sonhos.

Você pode distribuir os espaços e até criar cômodos de acordo com o que precisa. É possível destiná-los à brinquedoteca, biblioteca, escritório e até sala de estudos. Tudo depende do que você precisa.

Além disso, você pode adaptar a construção para atender aos seus desejos. Se preza por uma área externa com churrasqueira, basta planejar a obra e economizar um pouco na construção da casa.

Para completar, você ainda tem a possibilidade de escolher todos os materiais utilizados na obra. Isso garante durabilidade e menos necessidade de reparos constantes no futuro.

Comprar lotes em bairros planejados traz mais vantagens

Uma das maiores tendências no mercado de lotes são os bairros planejados. São áreas projetadas e que tornam a vida das famílias mais fácil e tranquila.

Esses bairros contam com infraestrutura completa e ruas projetadas para que o trânsito flua e a circulação de pessoas seja facilitada e segura. Além disso, esses locais reservam áreas de lazer próximas à moradia, trazendo qualidade de vida e conforto aos moradores.

Esses bairros também contam com sistema de saneamento básico, sistema de drenagem e esgoto e pavimentação de rua completo, evitando incômodos e garantindo que você more em um local bonito e que atende às suas necessidades.

É um investimento seguro e que requer apenas alguns cuidados

Em geral, comprar lotes é um investimento muito seguro. Você adquire um bem que passa a ser de sua propriedade e você pode revendê-lo no momento em que achar mais conveniente por um preço justo.

No geral, os erros só acontecem quando alguns cuidados básicos não são tomados. É preciso, por exemplo, conhecer bem o terreno e sua forma, já que áreas muito inclinadas, em declive ou com formas pouco usuais podem ser pouco valorizados.

Também é importante conhecer o solo, para evitar que futuras construções rachem e cedam devido à arenosidade do local. Ficar de olho nas casas e outros empreendimentos ao redor e conhecer o valor pelo qual outros terrenos foram vendidos ajuda a decidir se aquela é a melhor opção para aplicar o seu dinheiro.

Na hora de escolher seu lote, também verifique se o solo apresenta desnível, qual o tamanho da área e quais os recuos obrigatórios. Isso vai fazer com que você viva tranquilamente e não se arrependa de uma compra tão promissora.

Ao tomar alguns cuidados básicos, comprar lotes como investimento é uma atividade segura e, principalmente, muito lucrativa e com alto poder de valorização. Acima da média de muitos investimentos e com menos custos de manutenção do que uma empresa, trata-se de uma opção conveniente para conseguir o aumento de patrimônio.

Viu como comprar lotes é uma decisão promissora e segura para você e a sua família? Para saber ainda mais sobre esse e outros assuntos do mercado imobiliário, não deixe de seguir a gente nas redes sociais. Estamos no FacebookTwitterYouTubeLinkedIn e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!