Compra e Venda

Confira 3 dicas primordiais para escolher a localização do imóvel

confira-3-dicas-primordiais-para-escolher-a-localizacao-do-imovel.jpeg
Escrito por Provenda

Comprar um imóvel para morar representa um dos investimentos mais importantes da vida. Afinal, isso é o que permite sair do aluguel e ter um lar para chamar de seu. No entanto, para não tornar o sonho em pesadelo, é preciso tomar alguns cuidados no processo de escolha. A localização do imóvel pode afetar a valorização, bem como a sua qualidade de vida.

Então, se está planejando a compra de um lote, casa ou apartamento, este artigo é para você. Descubra a partir de agora, por que considerar a localização do imóvel antes de tomar a decisão de compra e algumas dicas que separamos para não errar!

Por que é importante escolher uma boa localização para morar?

Uma série de fatores pode influenciar na valorização ou desvalorização da propriedade. Tudo vai depender do condomínio, vizinhos, bairro, acessibilidade, segurança e outras infraestruturas.

Imagine comprar um apartamento onde não tem comércio próximo e exige a travessia por um bairro perigoso para chegar nele. Isso representa riscos e estresses que, além de reduzir a sua qualidade de vida no local, fatalmente afetarão o valor do imóvel no médio e longo prazo.

Nesse caso, avaliar a localização é fundamental para morar bem e garantir um investimento rentável. Afinal, você não vai querer deixar uma herança sem valor para os filhos, certo?

Como escolher a localização do imóvel?

Com base na importância de escolher uma boa localização para sua moradia, listamos três dicas que vão ajudar no processo.

1. Analise a infraestrutura local

O primeiro passo é observar se a região onde o imóvel está localizado oferece infraestrutura para entregar comodidade aos moradores. Ruas asfaltadas e bem sinalizadas, ciclovias, iluminação, coleta de lixo regular, parques e transporte público são alguns exemplos a serem avaliados. Além disso, verifique a presença de bancos, shoppings, escolas e hospitais nas proximidades.

Caso o bairro for novo e ainda estiver na fase de loteamentos, a dica é ir até à prefeitura do município e descobrir quais empreendimentos estão sendo planejados para a região. Além dos citados, órgãos do governo também ajudam a valorizar o imóvel. Então, fique atento!

2. Conheça a vizinhança

Nessa etapa, comece observando os bairros vizinhos. Um índice de criminalidade relevante pode desvalorizar as suas imediações. Ao contrário de vizinhanças nobres, que valorizam as regiões no entorno, pois, suas infraestruturas contribuem para a melhoria das áreas adjacentes.

Optando por condomínio, observe se as regras são rigorosamente seguidas pelos moradores, principalmente as relacionadas ao silêncio, entradas e saídas de estranhos e coletas de lixo. O cumprimento rígido das normas cria um ambiente mais seguro, de convívio harmonioso e respeitoso.

3. Avalie a segurança

A segurança é um fator tão importante que deixamos para falar exclusivamente dele no final. Essa avaliação se encaixa na análise da infraestrutura e da vizinhança, mas deve ser aprofundada, já que é um dos maiores influenciadores de qualidade de vida e de valorização da região.

Portanto, pesquise o índice de criminalidade do bairro, bem como o das regiões ao redor, e questione a prefeitura sobre as ações que estão sendo tomadas para reverter o quadro e manter a segurança. Uma dica é ir até uma delegacia local, conversar com policiais e delegados, se aproximando da unidade e ficando à disposição na contribuição de suas ações preventivas. Afinal, a proteção da família deve estar em primeiro plano.

Escolher a localização do imóvel é importante por diversos fatores, mas a qualidade de vida e a valorização do bem são os mais importantes inicialmente. Sendo assim, siga as nossas dicas e faça o seu investimento valer a pena.

Tem algo a acrescentar? Compartilhe a sua experiência nos comentários!

Sobre o autor

Provenda

A Provenda Imobiliária é uma empresa com tradição. São mais de 35 anos de mercado sempre buscando inovar para melhor atender ao seu cliente.

Gostou? Deixe seu comentário

Share This