Conheça 3 passos para fazer uma cozinha planejada para apartamento!

De uns tempos para cá, e com o crescimento populacional, muitas pessoas estão se mudando para apartamentos com a metragem reduzida. Nesses casos, para economizar espaço, o mais indicado é utilizar opções capazes de proporcionar mais funcionalidade ao dia a dia dos moradores — a cozinha planejada para apartamento é uma delas. 

Atualmente, é difícil encontrar um só proprietário ou locatário que não sonhe com esse tipo de mobília. Entender a razão para tamanho sucesso é simples: ao utilizar os móveis planejados em um espaço exclusivo para a culinária, é possível ter mais beleza e praticidade no cômodo, além da possibilidade de escolher, com cautela, cada detalhe do projeto — criando, assim, um resultado que é “a cara” dos moradores. Bem bacana! 

Mas, afinal, será que você sabe quais são os passos necessários para aplicar essa ideia na sua residência? Para ajudá-lo nessa tarefa, trouxemos neste post os principais pontos que devem ser considerados durante o processo. Confira agora mesmo!     

1. Planeje-se bem

O primeiro passo para criar uma bela cozinha planejada para apartamento é, sem dúvida, o planejamento. Isso porque é importantíssimo analisar todos os detalhes que precisam ser considerados no projeto, bem como o seu orçamento disponível para essa transformação. Comece definindo quanto de dinheiro você tem para gastar com a nova mobília. Não se esqueça de analisar, muito bem, a sua renda mensal para evitar prejuízos no futuro. 

Feito isso, é o momento de fazer uma boa pesquisa — que pode ser realizada tanto na internet quanto pessoalmente. Em sites como o Pinterest, você encontrará uma infinidade de modelos planejados. O ideal é selecionar imagens, plantas e demais detalhes que conversem com o seu estilo. 

Em seguida, é o momento de considerar o que deve ser adicionado no local, de acordo com as necessidades da família. Por exemplo: é preciso incluir armários suspensos? Vocês estão sentindo falta de paneleiras? O objetivo é adicionar uma bela adega embutida? Esses detalhes são essenciais e farão toda a diferença assim que os móveis estiverem prontos. 

2. Escolha as cores e os acabamentos certos 

Depois que você tiver uma ideia do que deseja, é o momento de definir outros elementos fundamentais para o projeto, como as cores e os acabamentos. A recomendação é selecionar tonalidades que, além de combinarem com o gosto de toda a família, sejam agradáveis para o dia a dia e supram as necessidades de um apartamento. Caso a sua cozinha seja bem compacta, invista nos tons claros, que são excelentes para transmitir a sensação de amplitude no espaço. Branco, cinza, off-white e bege são boas pedidas!

Por outro lado, se você sentir falta de um toque extra de cor, há a possibilidade de adicionar detalhes pautados por tonalidades intensas. Os puxadores, por exemplo, podem surgir em versões vermelhas, amarelas ou azuis.

Já em relação aos acabamentos, um material que está bastante em alta é o porcelanato — uma opção que tem sido aplicada com o objetivo de levar mais destaque para as bancadas. Hoje em dia, é possível encontrar diversos modelos desse produto, alguns imitando mármore e outros com a superfície lisa e neutra. Tudo dependerá do seu gosto e do tipo de decoração presente no restante do ambiente.

3. Não se esqueça da iluminação 

Para que o seu projeto seja um sucesso, lembre-se de considerar um fator fundamental nesse processo: a iluminação. A luz do ambiente deve ser utilizada para valorizar os móveis e substituir a luz natural, quando ela não estiver presente. 

Além disso, adicione pontos de iluminação nos espaços onde você costuma realizar mais atividades: sobre a bancada, pia e fogão. Prefira, ainda, usar lâmpadas claras (frias), que são mais econômicas e oferecem boa claridade durante os afazeres diários. Não tem erro!

Ao montar uma cozinha planejada para apartamento, conseguimos aproveitar uma série de benefícios — e que vão muito além da parte estética. Entre as principais vantagens, estão: mais espaço no seu dia a dia, possibilidade de personalização, funcionalidade em dobro e longa durabilidade, já que os materiais serão escolhidos a dedo.

Agora que você já está expert no assunto, aproveite o momento e descubra também como decorar um imóvel alugado. Vale a pena a leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!