Compra e Venda

Conheça 5 dicas de como vender um terreno

conheca-5-dicas-de-como-vender-um-terreno.jpeg
Escrito por Provenda

As incertezas econômicas pelas quais o Brasil passou nos últimos tempos parecem, finalmente, coisa do passado. Tanto é assim que o mercado imobiliário começa a despontar novamente como um setor muito promissor e que vem crescendo cada vez mais.

Nesse sentido, pode surgir a dúvida de como vender um terreno de maneira rápida e fácil. Essa tarefa parece ser bem simples para quem já tem vivência dentro do mundo imobiliário. Contudo, pode soar complicado para quem tem pouca ou nenhuma experiência sobre o assunto.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas práticas envolvendo a negociação de espaços e imóveis. Assim, você consegue vender um terreno sem grandes complicações e fazer um ótimo investimento. Acompanhe!

1. Saiba se é o momento ideal para vender um terreno

É importante levar em consideração a alta ou baixa temporada na procura imobiliária. Afinal, a depender da época do ano, o preço dos terrenos sofre grandes variações.

A maioria dos interessados em adquirir imóveis procura terrenos nas estações mais amenas. Até porque durante o verão a procura costuma ser maior, principalmente em regiões litorâneas, e os preços aumentam, como consequência.

2. Veja se o terreno alcançou bons rendimentos financeiros

É muito comum que as pessoas comprem terrenos esperando que eles ganhem valorização para depois revendê-los. Trata-se de um investimento inteligente e que costuma gerar bons resultados.

Contudo, é necessário fazer um estudo sobre a viabilidade de construção no local. Para isso, é importante conhecer o bairro, o solo em que o imóvel está ou será edificado, consultar o Plano Diretor e o lote de zoneamento, verificar a existência de alguma proibição ou determinação da Prefeitura e por aí vai.

Com o passar do tempo e após ter se certificado das condições da região, se você acha que está fazendo um negócio lucrativo, pois o terreno já aumentou o seu valor, é hora de prosseguir na transação.

3. Invista na divulgação do terreno para venda

É importante tanto usar canais de divulgação tradicionais — placas de venda, jornais, folders — quanto utilizar as tendências atuais — sites especializados e redes sociais. Essas últimas alternativas costumam surtir ótimos efeitos, uma vez que proporcionam um vasto alcance do público interessado.

Além de apresentar um ótimo custo-benefício, o preço cobrado pelos anúncios é justo e até relativamente baixo se comparados com as vantagens que ele traz.

Para o anúncio fazer sucesso é importante mencionar itens importantes como localização e situação do terreno, atrações disponíveis pelo bairro, valor pretendido, formas de pagamento aceitas etc.

4. Mantenha a documentação em dia

A documentação do terreno deve estar legal e sem pendências ou irregularidades. Caso haja algum ajuste que precise ser feito, providencie com o máximo de urgência. Os futuros compradores buscam vendedores confiáveis e que transmitam segurança na negociação. Portanto, compareça ao Cartório de Registro de Imóveis e verifique a situação do terreno.

5. Contate um corretor experiente

Ninguém melhor do que um corretor de imóvel para conhecer com precisão os trâmites que envolvem a venda de um terreno. Esse profissional atua na intermediação da compra e venda do lote e é essencial para buscar soluções, tirar dúvidas e auxiliar na negociação.

Após conhecer nossas dicas de como vender um terreno, você certamente está mais seguro e confiante, não é mesmo? Tenha em mente que se trata de um processo burocrático e que pode demandar certo tempo, mas nada que um corretor especializado não possa ajudá-lo a desenrolar.

Quer ajuda de como vender um terreno? Então, entre em contato conosco! A Provenda é uma imobiliária que realiza a intermediação de negócios de compra e venda de imóveis, loteamentos e lotes, além de fazer administração da carteira de locações de clientes.

Sobre o autor

Provenda

A Provenda Imobiliária é uma empresa com tradição. São mais de 35 anos de mercado sempre buscando inovar para melhor atender ao seu cliente.

Gostou? Deixe seu comentário

Share This