Consórcio de imóveis: como funciona e quem pode fazer?

Adquirir um imóvel, seja para morar, seja para investir, faz parte da cultura do brasileiro. O problema é que juntar o dinheiro necessário para a compra pode ser muito demorado e o financiamento exige um esforço de longo prazo. Nesse cenário, uma solução muito procurada tem sido o consórcio de imóveis. Ainda não conhece essa alternativa?

No post de hoje trataremos dos principais assuntos sobre a modalidade. Então descubra a partir de agora o que é e como funciona o consórcio de imóveis, além de algumas dicas para antecipar a contemplação!

O que é consórcio de imóveis?

Para compreender melhor o que é um consórcio imobiliário, imagine um grupo de pessoas interessadas na compra de um terreno, casa ou apartamento. Nenhuma delas possui o montante necessário para isso. Porém, ao se organizarem podem contribuir com parcelas mensais que, somadas, permitem a compra de um imóvel por mês. Dessa forma, todos os meses um dos integrantes do grupo será contemplado.

Mesmo assim, todos devem continuar pagando suas parcelas até o fim do contrato. Essa organização é feita por uma administradora competente e legalmente autorizada que decidirá, por meio de sorteios, quem será o contemplado de cada período.

Como funciona essa modalidade de aquisição de bens?

Ao decidir entrar em um consórcio de imóveis, a administradora encaixará você em um grupo existente ou em um novo, dependendo do número de participantes, do valor das parcelas e do imóvel. As prestações são cobradas via boleto e você deve pagá-las em dia para participar dos sorteios mensais.

A administradora cuidará do dinheiro por você investindo o montante em modalidades de renda fixa para não deixar ele perder o valor mediante a inflação. As parcelas são fixas e a grande vantagem é o fato de não serem cobrados juros. Você paga apenas algumas taxas relacionadas a administração e seguro que, somadas, não chegam perto dos juros de um financiamento imobiliário.

Quais tipos de imóveis podem entrar no consórcio?

Você pode fazer o consórcio de casas, apartamentos e lotes, desde que sejam legalizados e estejam com a documentação necessária em dia. Por isso, antes de assinar o contrato, recomendamos verificar se o imóvel tem pendências financeiras e/ou restrições jurídicas com o auxílio da administradora.

Quem pode fazer o consórcio de imóveis?

O consórcio é uma ótima alternativa para quem não consegue juntar dinheiro, mas também não quer pagar os juros cobrados em um financiamento. Além disso, no consórcio você não precisa passar por uma análise de crédito, como acontece no financiamento, permitindo a sua participação mesmo que esteja negativado no mercado.

Como ser contemplado mais rapidamente?

Há 2 formas de ser contemplado: por meio de sorteios e lances. No sorteio, você precisa contar com um pouco de sorte. Já o lance pode ser programado por você e, por isso, te dá um certo controle. Então, paralelamente ao pagamento das parcelas, vá juntando um dinheiro na poupança. Aguarde uma época em que as famílias mais gastam, como período de férias e de volta às aulas, e ofereça o seu lance.

Por conta das dívidas do período, pouca gente costuma dar bons lances e, com planejamento, você pode oferecer o maior, sendo contemplado no ato. Caso não seja o contemplado da vez, você recebe todo o dinheiro de volta, podendo usá-lo para quitar as parcelas do consórcio ou guardá-lo para continuar juntando e tentar novos lances no futuro.

Ao ser contemplado, você ganha uma carta de crédito que pode ser utilizada para a compra do imóvel à vista. Se quiser outro bem, pode mudar, desde que ele esteja enquadrado na categoria de imóveis.

O consórcio de imóveis permite que você adquira a sua casa, apartamento ou terreno com valor de mercado (à vista) e, caso surja algum imprevisto que impeça a continuidade dos pagamentos, você não perde o montante, podendo recuperá-lo quase que integralmente. Tais vantagens têm levado cada vez mais pessoas a escolherem essa modalidade de aquisição.

E você, já pensou nisso? Aproveite para descobrir agora 5 dicas de como economizar para a compra do imóvel!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!