Corretor de Imóveis: Negócio Certo e Sem Riscos

corretor de imóveis
A compra e venda de um imóvel é um processo burocrático e tão importante quanto visitar e avaliar uma propriedade, é contar com o apoio de um corretor de imóveis.
 
Este profissional torna o processo de avaliação e negociação mais ágil e eficiente, ainda mais quando um cliente comum e inexperiente, não costuma saber de tantos detalhes.
 
Neste artigo, você vai conhecer as principais vantagens de contar com um corretor de imóveis no momento da venda ou da compra de uma propriedade. Confira!

Conhecimento Sobre Leis e Documentações Exigidas

Um corretor de imóveis detém o conhecimento necessário sobre as tendências do mercado, sabe as características da propriedade e conhece melhor o perfil do cliente. A partir daí, apresenta as melhores oportunidades de investimento, avalia os melhores imóveis e por aí vai.

Entretanto, o corretor pode atuar simplificando essa tarefa, agilizando os processos e auxiliando a parte. Isso porque esse profissional conhece sobre a legislação imobiliária e sabe quais são os documentos necessários para o procedimento de compra e venda.

Assim, por exemplo, em casos de cancelamento da compra ou inadimplemento, esse profissional saberá quais providências tomar para resolver a situação da melhor forma possível.

Segurança na Negociação

A compra de um imóvel é um negócio muito importante, principalmente porque envolve altos valores. Desse modo, é essencial que todo o trâmite ocorra na mais devida segurança.

Nesse sentido, o corretor de imóveis também é fundamental para garantir a legalidade do procedimento. Ele é responsável por tomar conta de todas as fases da negociação e resolver eventuais problemas, como identificar fraudes ou a existência de pendências recaindo sobre o imóvel, por exemplo.

Não é raro se deparar com imóveis sendo vendidos abaixo do preço. O problema é que essa oferta irresistível pode mascarar diversos problemas na propriedade ou pendências judiciais, como dívidas. Nesse caso, ele não poderá ser devidamente negociado, assim, o corretor tem o dever de identificar esse tipo de risco.

Economia de Tempo

O corretor traz economia de tempo. Esse profissional fica responsável por intermediar a compra. Desse modo, tudo o que envolve trâmites burocráticos e complexos ficam a cargo dele.

Ele pode pesquisar os imóveis disponíveis no mercado conforme o perfil do cliente, analisar o custo-benefício, visitar o local e apresentar uma espécie de parecer, com os que têm o potencial de despertar a atenção dos clientes e satisfazê-los.

Tudo isso facilita e muito a vida do cliente, gerando economia de tempo e trabalho. Da mesma forma, esse profissional atua durante as negociações com o objetivo de agilizar a formalização definitiva do contrato.

De qualquer maneira, ao contratar um corretor, você terá a certeza de não ter o seu tempo desperdiçado, ao visitar imóveis que não agradam, nem vai perder tempo durante as negociações.

Avaliação Adequada do Imóvel

O corretor tem o conhecimento necessário para analisar todos os elementos do imóvel. Desse modo, ele consegue identificar, com mais precisão, as condições referentes à estrutura do bem: fiação elétrica, sistema hidráulico, pintura, ventilação, iluminação etc.

Nesse sentido, ao avaliar o imóvel, ele chega a um valor real estimulado da propriedade, ou seja, realiza a precificação daquele bem. Nesse caso, ele poderá saber se o espaço é ofertado por um valor além do preço justo, por exemplo.

Como você pôde perceber, o corretor de imóveis é um profissional essencial durante o processo de procura, avaliação e compra de uma propriedade. Isso porque, na maioria das vezes, o proprietário e o comprador interessado não têm o conhecimento necessário sobre o mercado imobiliário e necessitam de apoio. Portanto, não perca mais tempo e busque ajuda!

Está interessado em adquirir um imóvel? Que tal contar com a ajuda de uma imobiliária? Podemos ajudá-lo, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *