Crescimento e potencial imobiliário da Grande Goiânia

Não é segredo que a Grande Goiânia é um ótimo lugar para se morar. Mobilidade urbana, boas condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e ótima infraestrutura são só alguns dos pontos que fizeram a região se tornar a queridinha do Centro-Oeste. Além disso, seu crescimento e potencial imobiliário também movimentam a economia.

Com tantos pontos positivos, Goiânia não fica para trás das grandes metrópoles nacionais quando o assunto é crescimento urbano. São aproximadamente 2,1 milhões de habitantes na região metropolitana da cidade, que é responsável sozinha por quase 37% do PIB estadual.

Você ainda tem dúvidas sobre o potencial imobiliário da Grande Goiânia? Neste post, separamos alguns dados que vão mostrar de uma vez por todas o porquê dessa ser uma ótima escolha para fazer seu investimento imobiliário. Acompanhe!

17-04-PROVENDA-Horizonte-320x100

Qual o crescimento da região metropolitana de Goiânia em números?

Apesar de ser considerada praticamente uma criança, Goiânia já mostra seu potencial. Para provar isso a você, separamos abaixo alguns dados das últimas pesquisas realizadas sobre crescimento e desenvolvimento urbano na cidade:

  • No último Censo, realizado em 2010, a pontuação da região metropolitana no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) foi de 0,769, deixando a Grande Goiânia em 10º lugar nacional e na frente de cidades como Salvador e Porto Alegre;

  • Ainda de acordo com o Censo, a taxa geométrica de crescimento populacional da RM de Goiânia foi de 2,23% ao ano, superando os 1,84% do estado e os 1,17 da média nacional;

  • O Censo também mostrou que a taxa de urbanização de Goiás chegou a 90,30% em 2010 — bem acima da taxa nacional (84,36%) e do Centro-Oeste (88,80%). Três municípios da Região Metropolitana de Goiânia já apresentam urbanização acima dos 99%, sendo eles Aparecida de Goiânia, Goiânia e Senador Canedo;

  • Segundo um estudo da City Mayors, centro de estudos internacional dedicado a temas urbanos, Goiânia é 101ª cidade do mundo que mais deve crescer até 2020. Entre as brasileiras, a cidade ficou em 5º lugar, atrás somente de Brasília, Manaus, Belém e Maceió;

  • Dados lançados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do IBGE, mostram que Goiás é a terceira unidade da federação que tem mais migrantes em números absolutos no país. São 1,8 milhões de migrantes morando no estado, sendo que, destes, 70% estão localizados na região metropolitana de Goiânia.

Por que o potencial imobiliário da Grande Goiânia é alto?

Está se perguntando o que todos esses números têm a ver com o potencial imobiliário da Grande Goiânia? A gente responde: tudo!

Quanto mais a cidade de Goiânia e os municípios vizinhos crescem, atraindo moradores para essas localidades, mais o mercado da cidade se valoriza. Afinal, quanto maior a procura por imóveis, melhor!

A melhoria na segurança pública também é um diferencial, já que a cidade atrai novos moradores e comerciantes. Isso aumenta a procura por imóveis e faz com que o mercado imobiliário da cidade cresça e aumente a valorização das propriedades.

Esses dados, somado à redução na taxa Selic aprovada pelo governo para 2017, apontam que o potencial imobiliário da Grande Goiânia nos próximos anos será alto. Além disso, o desenvolvimento de obras públicas de infraestrutura oferece cada vez melhores opções para quem busca adquirir um imóvel neste momento.

Como começar a investir em imóveis em Goiânia?

Para aqueles que têm algum dinheiro guardado e querem um investimento seguro, o mercado imobiliário pode ser a opção que faltava para tomar uma boa decisão. Entretanto, é preciso entender um pouco como funciona o setor. Veja as dicas para começar a fazer seu dinheiro render agora!

imobiliária goiania

Invista o que você tem

Embora a compra de um imóvel pareça assustadora, é possível começar a investir com quantias menores.

Uma dica é você se unir a um grupo de investidores. Podem ser familiares, amigos ou pessoas que já estão envolvidas no ramo. Entenda que menos investimento significa menor retorno, mas isso pode ser um bom começo.

Os fundos de investimento em imóveis andam a todo vapor em Goiânia, e não exigem que você invista toda a sua reserva financeira. O objetivo é aumentar o seu patrimônio devagar e, futuramente, adquirir seu próprio imóvel.

Pense a respeito dos imóveis na planta

Com tantos novos empreendimentos imobiliários em Goiânia, são muitas as oportunidades para adquirir um imóvel na planta. Essa é uma compra que exige menos dinheiro, já que as construtoras buscam divulgar o projeto e também angariar fundos para a finalização das obras.

Nesse caso, portanto, investe-se menos, e o retorno pode ser ainda maior, já que o imóvel construído custa mais. Outra vantagem do imóvel não finalizado é que ele possibilita personalização, o que também é um diferencial que reflete no valor de revenda.

Estude sobre o setor

Uma das principais dicas para quem quer investir no mercado imobiliário é conhecê-lo. Procure ler a respeito, tirar dúvidas com profissionais e se familiarizar com as especificidades que envolvem a compra e venda de imóveis.

Goiânia possui diversas imobiliárias sérias e comprometidas que podem ajudar você a avaliar o preço das propriedades. A vantagem é que os especialistas conhecem a legislação que protege o mercado imobiliário, ou seja, você garante respaldo jurídico.

corretor - provenda

Opte por regiões em desenvolvimento

Adquirir um imóvel é comprar um bem durável, ou seja, que ficará na sua vida por muito tempo. Por isso, para garantir uma valorização satisfatória, procure por bairros de Goiânia que têm crescimento urbano e que estão em constante desenvolvimento. O bairro Aparecida de Goiânia, por exemplo, é um lugar que tem recebido novos empreendimentos e atraído o olhar dos investidores mais entendidos.

Um imóvel que se encontra em um bairro afastado, mas que recebe obras públicas e melhorias, por exemplo, pode valorizar exponencialmente ao longo dos anos.

Por outro lado, comprar uma propriedade em área nobre garante valorização, mas em menor proporção. Além disso, essas regiões são mais caras, ou seja, exigirão um investimento maior.

Aproveitar o crescimento e potencial imobiliário da Grande Goiânia pode ser um tiro certeiro no seu futuro. Portanto, se você quer investir em imóveis e garantir segurança e patrimônio para sua família, procure por uma imobiliária de confiança e tire suas dúvidas.

Que tal começar agora? Entre em contato com a gente e confira as soluções que temos para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!