Compra e Venda

6 dicas que vão te ajudar ao comprar o seu imóvel

6-dicas-que-vao-te-ajudar-ao-comprar-o-seu-imovel.jpeg
Escrito por Provenda

A compra de um imóvel é um dos maiores investimentos que fazemos na vida. Por esse motivo, essa aquisição deve ser feita com cuidado, planejamento e muita atenção.

Qualquer detalhe que passar em branco pode significar uma grande dor de cabeça no futuro. Com tantas opções no mercado imobiliário, é preciso ter calma para avaliar todas as possibilidades.

Neste post, você verá 6 dicas decisivas para fazer um bom negócio na hora de comprar o seu imóvel. Acompanhe!

1. Escolha entre um imóvel novo ou usado

Essa deve ser a sua primeira decisão. Ambas as opções possuem vantagens e desvantagens, e você deve colocar tudo no papel antes de saber por qual optar.

Um imóvel novo possui baixo ou nenhum custo de manutenção nos primeiros anos. Em geral, as construções são realizadas com água individualizada, o que faz muita diferença no seu gasto mensal. Por outro lado, os imóveis novos são menores e podem apresentar soluções piores para garagem, por exemplo.

A compra de um imóvel usado costuma sair mais barata em um primeiro momento. É possível comprar um imóvel de tamanho maior e custo menor do que um novo, mas não se esqueça de considerar que podem haver gastos com reformas e manutenção.

2. Analise características da região

Um imóvel não é apenas um lugar para morar, mas sim um grande investimento. Por isso, é preciso verificar características da região e as possibilidades de valorização que existem.

Um item essencial para ser verificado é a questão do transporte. Você deve buscar informações sobre as vias de acesso ao bairro no qual pretende comprar o imóvel e também saber sobre as linhas de ônibus que atendem essa região.

Também é importante analisar o comércio e as possibilidades de expansão dos empreendimentos nas ruas próximas.

3. Faça visitas em horários diferentes

Se você vai morar no imóvel, significa que passará grande parte do seu tempo nele. Por isso, fazer visitas agendadas sempre no mesmo horário podem esconder situações desagradáveis.

Procure ir ao local também durante a noite para avaliar o barulho que vem da rua. Quando for durante o dia, varie os horários para verificar a incidência do sol no interior do imóvel.

4. Converse com vizinhos

Procure conversar com alguns moradores próximos ao imóvel que você está olhando. Pergunte sobre como é morar ali, como é a convivência com os vizinhos, o quão movimentada é a rua etc.

Se o imóvel for usado, tente descobrir os motivos pelos quais o antigo morador decidiu deixá-lo — essas são informações importantes que o corretor não tem como passar.

5. Tire fotos e anote

O processo de compra de um imóvel é longo e uma das etapas mais importantes é o momento da escolha. Nessa fase, você visitará vários imóveis e é impossível guardar todas as informações na cabeça.

Faça as visitas com um bloquinho de anotações e tire fotos de tudo. Faça um arquivo para cada imóvel com as características, medidas e imagens que você fez. Isso será fundamental na hora de decidir.

6. Faça projeções futuras

Ao escolher um imóvel, não pense apenas na sua situação atual. Pense na sua vida daqui 5 ou 10 anos, se você pretende ter mais filhos, se há perspectiva de mudança de cidade em função do trabalho, se a renda da família vai aumentar, diminuir ou se manter estável etc. Assim, você poderá direcionar a compra do imóvel para que ele atenda às suas necessidades futuras.

Gostou das nossas dicas para ter sucesso em seus investimentos no mercado imobiliário? Para receber mais informações exclusivas como essas, assine gratuitamente a nossa newsletter!

Sobre o autor

Provenda

A Provenda Imobiliária é uma empresa com tradição. São mais de 35 anos de mercado sempre buscando inovar para melhor atender ao seu cliente.

Gostou? Deixe seu comentário

Share This