4 dicas para otimizar espaços pequenos

Com a grande valorização do mercado imobiliário em todo o mundo, e especialmente nos grandes centros urbanos, o preço do metro quadrado das propriedades não para de crescer.

Essa realidade fez com que casas e apartamentos fossem se tornando naturalmente menores e, por esse motivo, é essencial conhecer algumas dicas para otimizar espaços pequenos.

O lado bom dessa história é que a arquitetura e a decoração foram se adaptando muito bem a essa tendência, criando e aplicando soluções muito interessantes e úteis para qualquer imóvel.

Quer conhecer algumas dicas para otimizar espaços pequenos? Então confira o conteúdo que preparamos!

1. Escolha uma mobília adequada

mobilia

Uma das melhores dicas para otimizar espaços pequenos é escolher sua mobília com inteligência, de forma que a mesma esteja de acordo com o espaço disponível e com o tipo de funcionalidade que você precisa imprimir num imóvel que possui uma metragem menor.

Tenha em mente que de nada adianta possuir móveis grandes e um pequeno espaço de circulação em volta deles. Uma boa ideia que pode salvar metros preciosos, por exemplo, é substituir uma mesa de jantar por um balcão. Outra alternativa interessante é optar por móveis planejados, que vão se encaixar perfeitamente no local destinado a eles.

2. Invista em tonalidades neutras

decoração cor

As tonalidades neutras já são, naturalmente, uma das grandes tendências dos dias de hoje no mercado imobiliário, pois passam um ar de contemporaneidade e acabam agradando a um número maior de compradores em potencial. No entanto, essa tática também é excelente para imóveis pequenos.

Nuances mais claras ajudam a deixar o ambiente iluminado e aconchegante, aumentando a sensação de espaço e conforto. Lembre-se de que isso não quer dizer que a unidade precisa ser toda branca ou cinza, mas sim que você deve usar matizes mais discretas na maior parte dos cômodos e tons mais chamativos apenas para criar um contraste.

3. Aposte no poder dos espelhos

espelho

O uso dos espelhos para aumentar a sensação de profundidade dos ambientes é uma prática bastante antiga e utilizada no universo da decoração. Por isso mesmo você pode aplicá-la no seu imóvel para otimizar espaços pequenos. No entanto, é preciso ficar atento para que isso seja feito de maneira adequada.

Mas cuidado: encher a casa de espelhos aleatoriamente não é uma boa ideia. O ideal é que esse item seja colocado em cômodos nos quais você não vai passar tanto tempo — como na sala de estar, por exemplo — e em apenas uma parede do local. Muitas vezes, um grande espelho apoiado no chão já é o suficiente.

4. Use e abuse da iluminação natural 

Iluminação Natural
como usar iluminação natural na decoração.

A iluminação é muito importante em ambientes pequenos, pois sombras e penumbra acabam transmitindo uma sensação de aperto e até mesmo de sufocamento. Assim, é indispensável que você invista em aberturas grandes, como janelas ou portas que possuam vidros translúcidos.

Caso a iluminação natural não seja uma opção, capriche bastante na artificial. Lembre-se também de evitar barreiras visuais, pois quanto mais abertos e integrados forem os ambientes, mais facilmente a luz passará e maior será a sensação de amplitude.

Gostou das nossas dicas? Conhece alguém que precisa otimizar espaços pequenos? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os amigos a acertarem no planejamento!

Imóvel - Comprar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!