É possível comprar um imóvel em ação de inventário?

Embora ainda seja um tabu entre compradores de imóveis e investidores, a aquisição de imóvel em inventário pode ser um bom negócio para quem quer economizar. Isso porque a demora e a burocracia desse tipo de transação exigem paciência, mas também são capazes de baixar e muito o preço de uma construção.

Imóveis que são deixados como herança afugentam os compradores e, por isso mesmo, exigem que os proprietários tornem a compra atraente, refletindo diretamente no preço. Quanto mais difícil é a venda, mais barata ela fica. Essa vantagem tem atraído compradores e investidores, que se informam, assumem os riscos e acabam desembolsando muito menos.

Ficou interessado? Fique atento a este post e veja como é possível comprar um imóvel em inventário!

Entenda o que é um imóvel em ação de inventário

Inventário é um processo aberto após a morte de alguém que deixou bens ou dívidas a seus herdeiros, ou seja, um documento que serve para declarar a herança ao estado e identificar quem herda o que foi deixado por quem faleceu.

Depois de feito o processo, é necessário que os herdeiros paguem os impostos para que a herança seja distribuída.

Um imóvel em inventário é, portanto, aquele que foi deixado por alguém e que será vendido por quem o herdou.

Possibilidade de economia

Se você deseja comprar um imóvel, adquirir um objeto de espólio pode ser uma boa opção. É importante observar se a propriedade está livre e sem embaraços documentais.

A vantagem, nesse caso, é que como o processo pode demorar e retardar a transferência do bem para o seu nome, é possível conseguir um valor mais atraente para que a venda seja feita mais rápido.

Ainda, existem alguns detalhes que podem aumentar o tempo para finalização de compra, como dívidas dos herdeiros ou existência de herdeiro com menos de 18 anos, que exige autorização do Ministério Público. Mas tenha paciência, ainda sim você fará um bom negócio!

Cessão de direitos é o caminho

Para que você conclua a compra de uma propriedade que é objeto de inventário, será necessário que todos os herdeiros assinem um documento de Cessão de Direitos Hereditários.

Outra maneira é por meio de alvará autorizado por um juiz, que libera a venda como se o dono do imóvel estivesse vivo, agilizando o acesso à escritura.

No contrato de compra, inclua a forma de pagamento, que deve ser feito conforme a documentação é liberada. Isso facilita para o seu bolso e ajuda no seu planejamento financeiro.

Novamente, utilize isso a seu favor: faça com que o imóvel seja quitado de acordo com as suas possibilidades.

Certidões e documentos devem ser verificados

Se a compra de um imóvel sem entraves já é burocrática, imagine um que está em inventário. Por mais que seja vantajoso, é importante ter atenção redobrada na hora de checar a papelada. Veja se as certidões do antigo proprietário estão em dia, assim como as do imóvel e dos herdeiros.

É importante pesquisar se há impostos pendentes ou outras dívidas, que podem dificultar ainda mais a compra. Verifique, também, em qual fase do processo está o inventário. É importante se informar a respeito de toda a situação da propriedade para poder se planejar e evitar arrependimentos.

Uma dica é você contratar uma imobiliária, que só aceita realizar a transação de imóveis que já estão desamarrados e com toda a documentação regulamentada.

Como vimos, muitas pessoas não sabem que é possível a venda de imóvel em inventário, mas agora você descobriu que sim e que pode ser bastante vantajoso para o comprador que quer um preço baixo e tem tempo para esperar a chave.

E você, encararia essa compra? Deixe sua resposta nos comentários e diga o que pensa sobre o assunto!

Provenda Imobiliária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!