Investimento

Entenda agora como investir em terrenos

entenda-agora-como-investir-em-terrenos.jpeg
Escrito por Provenda

O país tem dado sinais de recuperação da crise econômica e muitos brasileiros já voltaram a planejar grandes aquisições como a compra da casa própria ou a realização de investimentos no setor imobiliário. Mas, uma coisa que poucos sabem é que essas ações podem ser facilitadas se você considerar investir em terrenos e lotes, em vez de casas e apartamentos prontos.

Ainda não pensou nisso? Então, este post é para você. Descubra a partir de agora as vantagens dessa estratégia e como aplicá-la com sucesso.

Quais são as vantagens de investir em terrenos?

Investir em terrenos pode ser uma boa estratégia por vários motivos. As principais vantagens são:

  • o patrimônio fica intocado: casas e apartamentos costumam sofrer grandes avarias diante dos efeitos climáticos, como sol excessivo, chuvas pesadas e temporais com ventanias. Nada acontece com o terreno;

  • há maior chance de valorização: problemas nas casas construídas podem desvalorizar o imóvel. Porém, um terreno vazio não tem esse risco, podendo valorizar mais. Além disso, muita gente prefere comprar um lote para construir a própria casa;

  • a revenda é facilitada: incorporadoras e construtoras precisam de terrenos para construir e costumam pagar bem por eles, principalmente quando há escassez. Isso tem levado ao aumento da procura por imobiliárias.

Quais são as etapas de preparação para investir em terrenos?

Agora que você já sabe porque deve considerar esse tipo de investimento, veja como realizá-lo de forma eficiente.

Prepare-se antecipadamente para investir em terrenos

Assim como em qualquer estratégia, investir na aquisição de terrenos exige planejamento. Para começar, encontre o lote e descubra quanto precisará para comprá-lo. Inclua no montante os valores de registro em cartório e outras despesas.

Depois, calcule o retorno (rendimento mensal x número de meses) para ter uma ideia de quanto e quando poderá ter o dinheiro de volta. Você pode usar a taxa SELIC ou a inflação como referência.

Por exemplo: em um terreno de R$ 100 mil com uma taxa SELIC na casa dos 6,50% ao ano, a valorização mensal pode ser de R$ 540,00, em média. Porém, isso dependerá de outros fatores mercadológicos.

Procure um lote de acordo com suas necessidades

Se a ideia for construir a própria casa, durante a escolha é importante considerar além da valorização do imóvel a longo prazo. Você deve avaliar questões como o tamanho (metragem) e o formato (quadrado, retangular etc.) para ver se o seu projeto de construção caberá nele com folga e na posição desejada.

Também é importante que tenha atenção com relação à localização. Se deseja morar na região, precisa ter facilidades, como a proximidade com bancos, faculdades, hospitais, shoppings e outros estabelecimentos.

Escolha o tipo de compra mais adequado

Obviamente, aquisições à vista dão maior poder de negociação ao comprador, podendo render bons descontos, o que se traduz em um retorno mais rápido para o investimento. Mas, se você não tem o valor total, pode dar uma entrada e usar o financiamento imobiliário para parcelar o restante.

Fica um pouco mais caro, mas se a oportunidade for imperdível, pode valer a pena. Nesse caso, pesquise bem as linhas de crédito disponíveis no mercado para conseguir as melhores taxas de juros. Você pode fazer a compra direto com o proprietário ou por intermédio de uma imobiliária.

A segunda opção é mais recomendada, principalmente se você é uma pessoa muito ocupada e não tem experiência no ramo. Os profissionais cuidam da negociação, da formalização de contratos e documentos, registros em cartórios e ainda facilitam toda a burocracia relacionada à obtenção do crédito por você.

Considerando o zoneamento limitado às bordas das grandes cidades e a alta demanda por construtoras, investir em terrenos representa uma oportunidade com grande potencial de valorização a médio e longo prazo. Então, se você pretende investir em imóveis, aproveite essas dicas e comece o seu planejamento ainda hoje.

Pronto para começar? Entre em contato com a Provenda agora mesmo e dê início aos seus investimentos!

Sobre o autor

Provenda

A Provenda Imobiliária é uma empresa com tradição. São mais de 35 anos de mercado sempre buscando inovar para melhor atender ao seu cliente.

Gostou? Deixe seu comentário

Share This