Entenda o que avaliar em um terreno antes de comprar

Seja para construir sua própria casa ou para investimento, a aquisição de um terreno é um bom negócio mesmo em um momento de incerteza do mercado. Além de ser um investimento que, geralmente, não exige um grande capital, um lote pode ter uma excelente valorização e facilidade de venda futura, além de garantir total liberdade para a construção do seu imóvel ideal.

Mas, para aumentar as chances de sucesso neste negócio, é preciso saber avaliar um terreno antes da aquisição. Assim, você investe em um lote que seja o mais adequado possível aos seus planos. Para ajudá-lo, daremos algumas dicas sobre o que avaliar para acertar na escolha do seu lote neste post. Confira!

Localização

O primeiro ponto a ser analisado na hora de escolher o seu terreno é a localização e, aqui, é preciso considerar o objetivo da compra que você está realizando. Caso sua pretensão seja construir sua moradia, você pode optar por um bairro mais tranquilo e que seja distante das grandes aglomerações urbanas.

Porém, não se esqueça de que a região precisa dispor de uma boa oferta de serviços, como supermercados, restaurantes e farmácias — tudo isso para garantir sua comodidade. Outro item essencial que você precisa avaliar é a segurança do bairro. Consultar pessoas que já moram na região pode ser uma boa forma de se informar sobre isso.

Se o seu objetivo é estabelecer um ponto comercial, o ideal é optar por uma região com maior circulação de pessoas. Escolher áreas onde já há pontos comerciais estabelecidos que formem um bom polo comercial, por exemplo, pode ser uma boa medida.

Nivelamento do terreno

A avaliação deste ponto também depende das suas pretensões de uso. A princípio, terrenos nivelados são mais indicados. Mas os desníveis, embora possam gerar mais custos, também podem facilitar a construção, como no caso dos sobrados, por exemplo.

Por isso, quando surgir uma oportunidade de aquisição de um lote desnivelado, não a descarte imediatamente. Avalie todas as suas possibilidades.

Tamanho

As dimensões do terreno também devem ser analisadas com atenção, preferencialmente se você já considerar um projeto de construção. Verifique, por exemplo, a largura do lote. Há, no mercado, uma maior oferta de terrenos mais estreitos, o que não chega a ser um problema, desde que sua proposta de utilização esteja de acordo com esta limitação.

Vizinhos

Imagine que você encontre um terreno com o tamanho adequado ao projeto da sua casa, com excelente localização e posição solar agradável. Mas verifica que terá como vizinho um prédio comercial enorme, feio e com grande circulação de pessoas e veículos — o que comprometerá a sua tranquilidade.

Previna-se dessa decepção e analise com cuidado o entorno do seu lote, a fim de avaliar o impacto dos vizinhos nos planos que você traçou para o seu investimento.

Zoneamento

Para não correr o risco de adquirir um lote inadequado para os seus planos, antes de fechar o negócio é recomendável consultar a prefeitura sobre as possibilidades de uso dele.

As cidades possuem um plano diretor de ocupação que indica o tipo de construção permitido em cada região. Assim, você não corre o risco de projetar a construção de um imóvel comercial em uma zona exclusivamente residencial, por exemplo.

Estes são alguns itens importantes que você pode considerar na hora de avaliar um terreno para aquisição. Ao seguir essas dicas, ficará mais fácil de você encontrar o lote ideal para o seu propósito.

E aí, gostou deste post? Então, para continuar aprendendo sobre o assunto, separamos um ótimo artigo com tudo o que você precisa saber sobre a valorização de um terreno, confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!