4 erros comuns na hora de comprar imóveis

Comprar Imóvel

Investir em lotes e imóveis é uma excelente alternativa no momento, especialmente após o país ter saído da conjuntura econômica pouco favorável na qual se encontrava. No entanto, nem sempre é fácil fazer as escolhas mais adequadas em um setor tão variado e complexo quanto o mercado imobiliário.

Como as quantias são altas e qualquer falha pode custar muito dinheiro, é interessante se precaver antes de assinar o contrato de compra. Quer aprender a fazer isso? Então leia o conteúdo a seguir e confira os 4 erros comuns que você não pode cometer na hora de investir em lotes e imóveis.

1. Comprar com a emoção

O primeiro dos erros comuns na hora de investir em imóveis, que você jamais deve cometer, é comprar por impulso e agir pela emoção. Esse tipo de investimento, como qualquer outro, precisa ser feito com muita calma, tranquilidade e com o uso da cabeça na hora de tomar as decisões.

Muitas pessoas dão preferência para bairros tradicionais ou propriedades com grande metragem, por exemplo, e podem optar por um imóvel baseando-se em suas preferências pessoais. Porém, vale ressaltar que as unidades com maior potencial de valorização são pequenas, com um projeto funcional e ficam localizadas em regiões em franco desenvolvimento. Nessa hora, é preciso ser frio e avaliar as opções como um empresário.

2. Fazer um empréstimo muito alto

Outro erro comum na hora de investir em imóveis é fazer um empréstimo muito alto. Na hora de pedir o financiamento, seja ele na Caixa Econômica Federal, em um banco privado ou em demais instituições financeiras, é fundamental simular tudo muito bem e garantir que a parcela caiba no seu bolso.

Não é raro vermos famílias em sérios apuros porque minaram seu orçamento doméstico com um financiamento que estava acima de suas possibilidades. Na soma da renda líquida dos provedores de um lar, a prestação não deve, sob hipótese alguma, ultrapassar os 30% mensalmente.

3. Não considerar as taxas

Muitas vezes, as pessoas consideram apenas o valor de venda, se apertam para pagar a transação e acabam em maus lençóis para quitar as demais despesas da propriedade. Certamente, menosprezar as taxas e impostos é um tremendo erro que você deve evitar a todo custo.

Tenha em mente que, em bairros nobres, por exemplo, o valor do IPTU pode ser bem elevado. Prédios e conjuntos residenciais com muitas facilidades (piscinas, saunas, salas de ginástica) também podem ter uma contribuição condominial bem elevada. Considere essas variáveis antes de fazer uma proposta.

4. Dispensar ajuda profissional

Dispensar ajuda especializada é outro erro que muitas pessoas cometem na hora de investir em imóveis. Você pode achar que é fácil fazer tudo sozinho, mas contar com o auxílio de um profissional da área é essencial para achar a unidade que você deseja e também para garantir que tudo saia como o esperado durante o processo.

Procure uma imobiliária idônea e pesquise sobre sua reputação na internet ou por meio de dicas de amigos e parentes. Também é possível pedir o nome do corretor e verificar se ele está registrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) da sua região. Dessa forma, você fica muito mais protegido.

Esses são alguns erros comuns na hora de investir em lotes e imóveis. Ficou interessado? Quer saber mais sobre como acertar na hora de comprar um lote? Então faça o download gratuito do nosso e-book!

Provenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!