Mercado

Como utilizar o FGTS para comprar um imóvel?

Sacar o FGTS
Escrito por Provenda

Investir em uma propriedade é uma vantagem, pois traz mais segurança e estabilidade para a vida de qualquer pessoa. Entretanto, como o mercado imobiliário brasileiro é muito valorizado, aprender como utilizar o FGTS para comprar um imóvel pode ser fundamental.

Praticamente todo mundo já ouviu falar dessa sigla, mas o fato é que boa parte dos trabalhadores não sabe ao certo como sacar esse valor para adquirir uma casa, apartamento ou mesmo um terreno.

Quer tirar as suas dúvidas sobre o tema? Então confira o conteúdo a seguir!

Afinal, o que é o FGTS?

Antes de aprender a utilizar o FGTS para comprar um imóvel é essencial saber ao certo que efetivamente significa essa sigla. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado com o intuito de garantir uma reserva financeira para os trabalhadores brasileiros e pode ser utilizada em algumas circunstâncias, como a compra de um imóvel.

O dinheiro é recolhido do salário e é pago diretamente pelos empregadores, ficando depositado na Caixa Econômica Federal em contas abertas automaticamente a partir do contrato de admissão. Outra premissa do FGTS é o de financiar obras governamentais para habitações populares e investimentos em infraestrutura e saneamento básico.

Quando vale a pena sacar o FGTS?

Outra dúvida que muitas pessoas possuem é quando efetivamente vale à pena sacar o FGTS. No entanto, como a correção de juros do Fundo costuma deixar a desejar para a inflação, é recomendável fazer o saque sempre que efetivamente houver a possibilidade de investir em um imóvel.

Vale lembrar que é utilizar o valor para quitar a propriedade à vista, para arcar com a entrada de um financiamento habitacional ou até mesmo para amortizar as prestações anteriores. Este é um dos melhores investimentos para o seu dinheiro, já que os imóveis no Brasil estão valorizados e um dos maiores gastos de um trabalhador é o pagamento do aluguel.

Quais são os documentos necessários para sacar o FGTS?

Os documentos necessários para solicitar o saque do FGTS são os que comprovarão que o trabalhador atende a todos os requisitos para isso. É indispensável ter ao menos três anos de carteira assinada (não necessariamente contínuos) e também não ser dono de um imóvel residencial no município no qual você pretende adquirir o novo.

Diante disso, você precisa apresentar a Carteira de Trabalho e de Identidade, o CPF, um comprovante de residência (contas de água ou energia), certidão de nascimento ou de casamento. Também é fundamental levar a Matrícula do imóvel e uma cópia do IPTU da propriedade a ser comprada, para mostrar que ela está regular.

Feito isso, você deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal e iniciar o processo. Vale lembrar que é possível checar o saldo por meio de um extrato que a Caixa envia para a sua residência ou pela Internet, no site da Instituição, utilizando o seu número no PIS/PASEP e sua senha.

Viu como é fácil utilizar o FGTS para comprar um imóvel? Quer receber mais dicas exclusivas como essas diretamente no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Provenda

Sobre o autor

Provenda

A Provenda Imobiliária é uma empresa com tradição. São mais de 35 anos de mercado sempre buscando inovar para melhor atender ao seu cliente.

Gostou? Deixe seu comentário

Share This