Inovação no Mercado imobiliário

inovação

A crise vivida afetou não só o mercado imobiliário, mas também todos os outros segmentos. E, claro, isso faz com que o mercado de imóveis sinta bastante, pois é muito dependente de expectativas e especulações. Logo, muitas dúvidas surgiram na cabeça das pessoas.

Porém, olhando de maneira mais ampla e imaginando as perspectivas possíveis, podemos chegar à conclusão que o momento caótico já passou e agora que ao mercado imobiliário se erguer novamente, o que parece estar acontecendo. Mesmo que de uma maneira lenta, o Brasil começa a apresentar outro cenário.

E mesmo que todas as coisas pareçam se resumir a más notícias é em um momento de crise onde as coisas se renovam. Isso pode parecer confuso, mas tem fundamento. Em uma crise, os processos se reinventam, o mercado precisa buscar por novas saídas e estratégias.

E nesse período surgiram algumas inovações. E não só as que aparecerem, justamente, no momento de aperto financeiro, mas também àquelas que já existiam e as pessoas não haviam se atentado ou voltado os olhos para elas.

Vamos mostrar aqui algumas dessas inovações que surgiram nos últimos anos no mercado imobiliário. Elas surgem em meio aos avanços tecnológicos e a necessidade que o mercado sente de se adequar às novas formas de se relacionar.

Impressoras 3D   

Entre os avanços tecnológicos mais populares no momento estão as impressoras 3D, muitas empresas de tecnologia começam a focar na capacidade dessas máquinas e como podem ser usadas em práticas diárias. E essas máquinas podem desempenhar um papel determinante no ramo imobiliário.

O trabalho das impressoras pode revolucionar a maneira como imóveis são construídos. Afinal, as impressoras têm a capacidade de “imprimir”, criar fisicamente, qualquer tipo de objeto projetado em seu software. Com a possibilidade de impressão tridimensional, também se torna possível construir casa.

As experiências com os imóveis já começaram. Existem projetos de casas e apartamentos impressos. Ainda poderão ser impressos materiais de construção e maquetes para expor os projetos.

Robótica

Vemos experiências robótica bem-sucedidas no noticiário e imaginamos que podemos estar cada vez mais próximos do mundo futurístico ou fantástico que nos apresentado em filmes de ficção cientifica. Os robôs já são uma realidade, estão sendo desenvolvidos, e a inteligência artificial também está sendo trabalhada a cada dia mais.

Segundo especialistas, dentro de vinte anos poderemos ver robôs inteligentes substituindo milhões de trabalhadores. No ramo de imobiliárias, os robôs serão trabalhadores da construção civil, executando trabalho pesado que hoje é feito por humanos.

Internet das coisas

Essa inovação não é, de fato, uma grande surpresa. Porém, no Brasil, ainda não usamos todo o potencial existente na internet das coisas. Ela consiste na conexão de computadores, de modo que todo e qualquer objeto submetido a esse sistema consiga se conectar com outro. Conhecemos isso em celulares, computadores, tablets, etc.

Porém, com a automação residencial, já existem conexões com cafeteira, máquinas de lavar roupas, relógio e outros inúmeros objetos. Você consegue imaginar o tamanho da revolução no mercado imobiliário quando tudo o que fizer parte desse universo estiver conectado em rede?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!