4 Passos Para Ser um Investidor de Sucesso

Investidor Bem Sucedido

Tornar-se um investidor parece ser uma tarefa relativamente simples, ainda mais com as muitas opções que temos disponíveis no mercado. Podemos investir na poupança, em títulos do tesouro, em renda fixa, em imóveis, em ações na Bolsa de Valores e outras modalidades, buscando sempre um retorno garantido.

Apesar do grande número de opções, se tornar um investidor bem sucedido não é nada fácil. Não pense que é só escolher uma das modalidades acima e esperar o rendimento no final da aplicação. Vai muito além disso.

Por exemplo, existem os investidores que criaram grandes fortunas, como Warren Buffett, Benjamin Graham, George Soros e Carl Icahn e os investidores comuns que conseguem realizar investimentos lucrativos e se darem bem neste mercado.

Mas e ai? Você tem interesse em ser ser um investidor de sucesso?

Então, não deixe de ler este artigo até o final para aprender como você pode fazer o seu dinheiro render no investimento escolhido.

Defina seus objetivos como investidor

O primeiro passo para que você faça investimentos bem-sucedidos é definir seus objetivos. Por que você está investindo? É muito difícil guardar dinheiro apenas por guardar. É necessário que você tenha metas estabelecidas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo.

Comprar um carro, fazer uma viagem internacional, comprar imóveis, se casar são alguns dos objetivos mais comuns. Mas não se esqueça de incluir uma parte do dinheiro para sua aposentadoria e uma reserva para possíveis emergências e imprevistos.

Estude o mercado

Depois de definir seus objetivos, é muito importante que você estude e conheça todas as opções disponíveis para investir. É essencial analisar os riscos de cada investimento, seus benefícios e qual será o seu rendimento.

Supondo que você decida comprar lote, por exemplo, será preciso que você pesquise sobre qual local deve comprar (sempre considerando quais cidades estarão em alta nos próximos anos e o que há de melhor em cada bairro), qual imobiliária escolher e qual será a finalidade (construção da casa própria ou comprar para revender).

É importantíssimo que você dedique uma parte do seu tempo para reunir informações importantes sobre o mercado que você vai investir, buscando conhecê-lo melhor. Esse é um dos segredos do sucesso!

Trace um plano de investimentos

Com os seus objetivos definidos e estudado o mercado no qual pretende investir, o próximo passo é traçar um plano de investimentos. Para isso, é necessário que você defina quanto dinheiro investirá e qual parte será reservada a investimentos de curto, médio e longo prazo. Seja como for, vale lembrar que os recursos destinados aos investimentos de curto prazo precisam de aplicações líquidas, mesmo que menos lucrativas.

Já os investimentos de médio e longo prazo permitem mais liberdade na escolha. Voltando ao exemplo imobiliário, você deverá definir se vale a pena comprar lote ou se prefere buscar por apartamentos para alugar e casas para alugar, isso se o seu objetivo não for construir, por exemplo. Seja qual for a alternativa,  deve-se procurar por maneiras mais fáceis de investir.

Existem imobiliárias em Goiânia que realizam financiamento próprio, sem depender de bancos, facilitando o processo, oferecendo mais opções de compra — você pode comprar o lote como investimento e revender depois de um tempo, comprando um imóvel num condomínio fechado.

Tenha disciplina

Talvez o grande segredo dos investidores de sucesso seja o foco e a determinação. Raramente o sucesso no investimento virá da noite para o dia. É necessário ter bastante disciplina para saber qual o momento certo de se desfazer de um investimento, bem como de adquirir um.

Uma dica importante é acompanhar o mercado, analisando as altas e baixas do mesmo. Em algumas situações será melhor alugar imóveis do que vendê-los, por exemplo. Aguarde o momento certo para realizar a venda do imóvel e tenham um retorno maior. Alguns investidores de sucesso determinam um limite tanto para perdas quanto para ganhos e, ao atingi-lo, o investidor se desfaz daquela aplicação.

Torne-se um investidor de sucesso

Como já citado acima, investir é uma tarefa simples, mas fazê-lo com sucesso, não. Para garantir sucesso em seus investimentos é necessário que você siga as dicas dadas neste post. Além de tudo, se comprometa a buscar seus objetivos, tenha muita disciplina e dedicação. Essa é a única maneira de conseguir ser um investidor de sucesso.

E aí, gostou das nossas dicas? O que mais você acha que é necessário para fazer investimentos de forma bem-sucedida? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *