Investir em terreno ou comprar um apartamento: qual é a melhor opção?

como investir

O conforto e a segurança de sua família são fundamentais para a melhoria de todos os fatores em sua vida. Dessa forma, é preciso fazer investimentos adequados às suas demandas.

O mercado imobiliário é uma das formas mais seguras e experimentadas que os brasileiros encontram para aplicar o seu dinheiro. No entanto, as maneiras de fazer isso variam e, muitas vezes, surge uma dúvida cruel: é melhor investir em terreno para comprar ou adquirir um apartamento?

Nessas horas, devido à falta de conhecimento e de informações corretas, algumas pessoas tomam atitudes equivocadas e que colocam em risco o bem-estar de suas famílias. Para evitar esses problemas, você precisa conhecer a realidade do mercado imobiliário e ter informações reais em suas mãos.

Quando devo comprar minha casa

Então, as duas alternativas apresentam diversas vantagens e benefícios, sendo capazes de trazer um excelente retorno para o proprietário. Porém, certamente existe uma que se encaixa melhor no seu perfil. 

Quer descobrir qual? Continue sua leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Investir em terreno

Preço mais baixo

Uma das coisas que mais chamam a atenção para quem quer investir em terreno é a possibilidade de fazer isso mesmo com recursos mais modestos. Ao contrário de casas ou apartamentos, comprar o seu pedaço de terra pode ser extremamente barato, não onerando seu planejamento financeiro.

Imóvel - Comprar

Como se não bastasse, é um artigo de valorização certa, sendo um excepcional investimento. É praticamente garantido que, em poucos anos, você pode vender o lote por um valor bem maior do que adquiriu. Além disso, se você decidir construir, o seu retorno será ainda melhor.

Personalização do imóvel

Ao comprar um terreno, você abre a possibilidade de construir um imóvel que atenda perfeitamente às demandas e necessidades da sua família, sem medo de errar. Pode até demorar um pouquinho, mas você residirá em uma casa feita exatamente para o que você gosta e precisa.

Será possível escolher o número de quartos, investir ou não em um conceito aberto com cozinha americana, criar uma área de lazer interna e um quintal amplo para criação de animais, entre outras coisas. É a propriedade que vai se adaptar a você e não você que precisará se adaptar a um imóvel pronto.

Nessas situações, lembre-se de pensar no futuro de sua família e leve em consideração seus planos, como ter filhos ou alguns animais de estimação, e fazer um projeto que cubra todas as suas demandas, prezando por sua segurança e conforto.

Escalonamento dos gastos

Esse é outro benefício crucial experimentado por quem investe em um terreno. Além do valor de compra ser muito mais baixo do que o de uma propriedade pronta, você pode escalonar os gastos de uma eventual construção de acordo com suas possibilidades financeiras.

Isso quer dizer que, se você recebeu um dinheiro extra do décimo terceiro salário, por exemplo, dá para comprar mais materiais de construção e acelerar o andamento da obra. Já se você ficou apertado e quer dar uma segurada na poupança, é perfeitamente possível diminuir o passo e reduzir os gastos até você acertar suas economias.

Tomando essas atitudes, você controla sua vida financeira e consegue equilibrar as despesas essenciais com os gastos originados em sua obra, fazendo com que ambas as situações sejam favoráveis em sua vida.

Valorização a médio e longo prazo

Já dizia o velho ditado “quem compra terra nunca erra”. Apesar do misticismo popular, essa afirmação deve ser levada muito a sério.

Como dito anteriormente, a valorização de um terreno é uma grande certeza. Seja pela expansão das fronteiras da cidade, pela proximidade da natureza ou pela abertura de novos empreendimentos em sua região, o valor de um lote sempre tende a aumentar.

investir em imóvel

Dessa maneira, mesmo que você não tenha planos para começar uma obra por agora, existe a possibilidade de venda de um terreno por um valor muito maior do que aquele gasto em sua aquisição.

Assim, com o objetivo de garantir a estabilidade financeira ou um dinheiro a mais no futuro, adquirir um terreno no presente pode ser uma ótima escolha.

Comprar um apartamento

Rapidez na entrega

Se considerarmos que a maioria dos investimentos imobiliários têm retorno praticamente garantido, concluímos que a maior vantagem de comprar um apartamento é a rapidez na entrega.

flamboyant

Depois de terminar a negociação e vencer os trâmites legais de documentação e transferência, você poderá receber as chaves e se mudar. Essa pode ser uma alternativa para quem tem muita pressa ou não pode esperar para colher os benefícios de construir um imóvel projetado para as necessidades de sua família.

Praticidade

O tempo ainda dita muitas tendências em nossa sociedade. Além do mais, a máxima “tempo é dinheiro” guia a maneira como agimos atualmente. Como consequência disso, sempre estamos visando a sua otimização.

Com a grande correria dos dias de hoje, especialmente nos grandes centros urbanos, esse item é um tremendo diferencial para quem não tem energia ou paciência para gastar tempo com obras e reformas.

Investir em uma obra traz retorno garantido e assegura muito mais praticidade para os futuros proprietários. Quando se compra um apartamento, tem-se o benefício da propriedade já vir toda pronta e os moradores já podem aproveitar a sua unidade imediatamente.

Então, você não precisa esperar pela conclusão das etapas construtivas, como a movimentação de terra e a execução de elementos estruturais e de revestimentos.

Reformas

Imagine a seguinte situação: você encontrou um imóvel localizado perto de seu emprego e da futura escola de seu filho, entretanto, a pintura está um pouco desgastada e há um problema nas tubulações hidráulicas do banheiro.

Com o objetivo de adequar essa residência às suas necessidades e resolver todos seus problemas funcionais, estruturais e estéticos, você pode realizar reformas e criar um ambiente dos seus sonhos.

Mas lembre-se de ter muito cuidado quando for reformar um apartamento. Antes de tomar qualquer atitude, contrate um especialista para avaliar todos os projetos de sua edificação e apenas mude aquilo que for permitido.

Por exemplo, prédios em alvenaria estrutural só podem ter alterações em suas disposições caso o projetista tenha previsto isso em seu projeto.

Como fazer a escolha certa

Agora que você já sabe quais são os benefícios de um terreno para comprar e de um apartamento, deve estar se perguntando qual é a melhor opção, não é mesmo?

corretor - provenda

Nessas horas, todos os fatores envolvidos devem ser analisados, como:

  • situação financeira de sua família;
  • formas de financiamento disponíveis
  • localização do imóvel ou do terreno;
  • tipo de vizinhança nas redondezas;
  • existência de comércios, escolas, hospitais e atividades esportivas e de lazer;
  • mobilidade urbana.

Não se esqueça também de ter uma conversa sincera com todos os membros de sua família e entenda quais são as necessidades e os desejos de cada um deles. Como o seu futuro familiar está em jogo, tenha muita cautela e cuidado ao tomar qualquer atitude.

Faça um estudo com várias opções e evite utilizar apenas o fator financeiro em sua tomada de decisão. Dessa maneira, você está preparado para fazer uma escolha sábia e adequada às suas exigências.

As decisões que você toma ao longo de sua vida determinam o caminho que sua família trilha, fazendo com que ele seja facilitado ou dificultado. Como uma escolha errada pode abalar a estabilidade e a tranquilidade de seus familiares, tome atitudes corretas e faça de tudo para preservá-las.

E então, o que é melhor para o seu perfil: investir em terreno para comprar ou obter um apartamento? Se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco: nossos especialistas estão à disposição para ajudar!


E-BOOK - LUCRAR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!