Por que comprar um lote é um investimento certeiro?

Com toda a incerteza que ronda a economia do Brasil, cada vez mais os brasileiros buscam um investimento que seja, ao mesmo tempo, rentável e seguro. Encontrar uma alternativa que congregue essas duas características pode não ser fácil, mas é possível.

Se você está considerando comprar um lote, este post é para você. A seguir, explicaremos por que os lotes se mostraram um investimento certeiro mesmo em momentos de crise e quais são as principais vantagens desse negócio!

Por que comprar um lote é um investimento que vale a pena?

Nós sabemos que, no contexto do Brasil, dizer que um investimento rende mais do que a poupança não parecer algo tão bom assim — afinal, sabe-se que este é um dos investimentos com o menor retorno de todos. Por isso, apesar de ser uma opção segura, fazer uma poupança acaba não sendo algo tão atraente.

Por outro lado, comprar um lote não é apenas uma opção para quem quer construir um imóvel, mas também para quem espera repassá-lo para lucrar em cima da venda. Para se certificar de que comprar um lote é um investimento certeiro, listamos aqui alguns dados que serão bastante úteis.

Segundo a InfoMoney, nos melhores casos, a taxa de lucro pode ultrapassar a barreira dos 150%: e historicamente, a valorização de um lote nunca foi inferior à 30%. Além disso, também existe a opção de construir um imóvel no lote adquirido antes de lucrar com ele. Isso agrega valor ao seu lote e pode ser uma excelente alternativa de investimento.

Quais as principais vantagens de comprar um lote?

Já falamos sobre a questão da lucratividade que esse investimento pode gerar, mas há também outras vantagens que merecem ser levadas em conta na hora de comprar um lote. Confira as principais:

Baixo custo de manutenção

Um lote tem um custo de manutenção menor do que outras opções de investimento no ramo imobiliário — como a aquisição de um imóvel para alugar, por exemplo. 

Ao investir em um imóvel, você precisará arcar com custos de manutenção bem maiores do que se comprar um lote. No caso do imóvel, os custos de chamada de capital do condomínio (se for o caso), pintura e reformas, entre outros, são mais altos e mais frequentes. O lote, por outro lado, necessita apenas de cuidados básicos periódicos, como limpeza e jardinagem.

Pode não parecer muito em um primeiro momento, mas como esses gastos ocorrem com frequência, ao colocar na ponta do lápis você perceberá que essas atividades de manutenção acabam despendendo um alto valor no total.

Segurança do investimento

A compra de um lote é um investimento seguro, como já falamos anteriormente. Com a expansão das grandes cidades e o crescimento da população, cada vez mais surge a necessidade de construir espaços para atender a todas essas pessoas, sejam comerciais ou residenciais. Por isso, muito provavelmente você não terá dificuldade para vender o seu lote por um valor bem maior do que o gasto para adquiri-lo.

Comprar um lote é seguro porque a possibilidade de você perder dinheiro é praticamente nula. Além disso, a versatilidade que o investimento oferece também dá segurança ao comprador, que pode seguir variados caminhos na hora de lucrar com o lote.

Vou comprar um lote, e agora?

Apesar de ser um investimento muito seguro, como já mencionamos, é preciso ter alguns cuidados na hora da compra.

Avalie bem o espaço, considerando não só as características físicas do terreno, como possíveis declives ou solo ruim, mas também o contexto do local, como o bairro em que seu lote está localizado. Todas essas questões impactam no seu investimento.

É importante também ter atenção no momento de verificar a documentação, para ter certeza de que você está adquirindo seu lote legalmente. 

Gostou deste post e está pensando em comprar um lote? Confira as 5 dúvidas mais frequentes sobre o assunto e prepare-se para realizar esse investimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!