Compra e Venda

Qual o momento certo para comprar imóvel?

qual-o-momento-certo-para-comprar-imovel.jpeg
Escrito por Provenda

Comprar um imóvel é um investimento importante, que deve ser analisado com cuidado para que os resultados saiam como o esperado — afinal, de nada adiantará investir nesse ramo e aumentar suas dívidas.

Por isso, é essencial avaliar detalhadamente a sua situação econômica como um todo, sempre priorizando a estabilidade financeira. 

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra qual é o momento certo para comprar imóvel!

Existe mesmo um momento certo para comprar imóvel?

Como você já sabe, a primeira coisa que se deve evitar é o endividamento. É preciso analisar as condições da compra do imóvel, como formas de pagamento e burocracias, para evitar surpresas desagradáveis após o negócio já estar fechado.

Além disso, avaliar a situação econômica do país é uma alternativa para verificar se vale mesmo a pena comprar o imóvel. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os momentos de crise são ótimos para fazer este tipo de investimento!

Isso acontece porque o mercado imobiliário possui pouca procura durante a crise. Com as oscilações econômicas, os compradores ficam receosos, diminuindo os investimentos. Assim, o preço tende a diminuir, e as chances de sucesso na negociação aumentam na mesma proporção.

Caso você ainda tenha dúvidas, pode consultar índices indicadores de preços de imóveis, como o FipeZap. Ele é considerado o termômetro do mercado imobiliário no país, sendo calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com levantamentos mensais sobre a variação dos preços de imóveis nas vinte maiores cidades do Brasil.

Aposentadoria

Quais as vantagens em fazer investimentos no setor imobiliário?

Oportunidades de negócios

Com a crise, o preço dos imóveis sofreu uma queda — conseqüência da alta demanda e baixa procura. Mas esse cenário não tende a permanecer por muito tempo! O setor imobiliário é regido pelo desenvolvimento urbano e pelas leis de zoneamento, que oscilam de acordo com a situação econômica do país.

Então, o quadro esperado para 2017 é que, com a adaptação do mercado imobiliário à nova situação econômica, os preços dos imóveis possuem uma tendência a subir, ocupando novas perspectivas de valorização. Logo, investir na compra de imóveis é sinônimo de lucro!

Boas projeções para o futuro

Mesmo que tenha períodos de estagnação, o mercado imobiliário jamais deixa de existir ou sofre uma longa paralisação. Essa característica marcante faz com que esse seja um ótimo setor para investimento, porém é preciso saber fazer isso.

Como já dissemos antes, tempos de crise são ótimos para investir na compra de imóveis, mas fique atento: isso não é uma regra generalizada. Nesses períodos, o correto é pagar à vista, pois as compras a prazo tendem a ter juros altos, resultando em retornos negativos.

Mas então, como você pode ter boas perspectivas futuras ao comprar imóveis? A resposta é simples: analisando a sua estabilidade financeira para não ter surpresas no futuro e, assim, garantir o sucesso da sua compra! Se você tiver recursos suficientes, não deixe de investir nessa área — o retorno é certo.

Pode não ser tão fácil encontrar o momento certo para comprar imóvel, mas não desista! Ao analisar com calma, você fará o investimento correto e obterá retornos positivos e bons negócios!

E aí, se interessou? Quer conhecer mais sobre compras no setor imobiliário para embasar melhor a sua escolha? Então assine já nossa newsletter! 

Sobre o autor

Provenda

A Provenda Imobiliária é uma empresa com tradição. São mais de 35 anos de mercado sempre buscando inovar para melhor atender ao seu cliente.

Gostou? Deixe seu comentário

Share This