Confira as vantagens de morar em Valparaíso

Valparaíso

Valparaíso é um município do estado de Goiás localizado no entorno do Distrito Federal. A região, de acordo com dados de um diagnóstico setorial desenvolvido pelo SENAI de Goiás possui um agrupamento industrial formado por mais de cem empresas do segmento de móveis e continua em ascensão também em outros setores.

Falando em crescimento, Valparaíso de Goiás é o município em melhor desenvolvimento na região, bem como um dos que mais crescem no Brasil. Naturalmente, esse fator se espelha também em seus diversos bairros residenciais e comerciais.

Ficou curioso para saber mais? Então conheça agora alguns dos principais bairros desta cidade e entenda o que há de melhor em cada um deles:

Educação e infraestrutura

O município de Valparaíso conta com mais de quarenta bairros, muitos deles considerados pontos de referência em atendimento comercial e infraestrutura da região. Os bairros com maiores índices de crescimento são o Parque Rio Branco, Setor de Chácaras Anhanguera, Novo Jardim Oriente e Reserva Paraíso.

Essas regiões, respectivamente, abrigam os maiores centros universitários do município: Faculdades Anhanguera; Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (FACESA); Centro de Ensino Superior do Brasil (CESB) e o Instituto Federal de Goiás – Campus Valparaíso (IFG).

Além de tudo, é uma cidade calma e familiar, na qual você pode aproveitar sem medo todas as potencialidades e vantagens da sua propriedade. Não há muito barulho pelas vizinhanças e o perfil dos moradores se resume em famílias e jovens profissionais e há uma preocupação em manter o local seguro e com baixos índices de criminalidade.

Lazer e comércio

Outro bairro de destaque é o Parque Esplanada III, onde está localizado o Shopping Sul, um dos maiores centros comerciais de Valparaíso. Inaugurado em 1993 e revitalizado por completo no ano de 2008, o shopping conta com mais de cem lojas de departamentos, cinema, supermercado, praça de eventos, espaço para jogos eletrônicos e outras atrações para os visitantes.

Seguindo a mesma linha de lazer e comércio destaca-se o bairro Parque Esplanada II, que abriga um dos maiores empreendimentos planejados do município: o Paraíso Mega Center. Com mais de 1.500 lojas e bancas, o local é caracterizado como o primeiro centro de vendas a preços populares de Valparaíso de Goiás.

Posição geográfica vantajosa

Outro dos grandes benefícios de morar na cidade de Valparaíso é que o município se encontra em uma posição geográfica bastante privilegiada do leste goiano, na região do planalto central. Mesmo com uma área territorial não tão extensa, medindo cerca de 60 mil km quadrados, o local se encontra próximo a diversos pontos de interesse.

A capital do estado, Goiânia, é relativamente próxima, distando apenas 188 km. Já a capital do país, Brasília, é ainda mais perto, estando a discretos 35 km. Além de tudo, é uma localidade composta prioritariamente por terras altas e planas, com apenas leves ondulações. A vegetação, como não poderia deixar de ser, é o cerrado.

Clima agradável

Outra característica muito interessante da cidade é o clima agradável e mais ameno do que na maioria das cidades do Brasil. Por estar na parte leste de Goiás, há uma menor propensão, pelas próprias características territoriais e pela altitude superior a 1000 metros, de o município experimentar temperaturas extremas.

Ou seja, você não terá dias extremamente quentes ou noites desafiadamente geladas. O mais comum é que os verões sejam agradáveis, que os invernos sejam relativamente frios e que entre maio e setembro haja uma diminuição de chuvas e uma queda da umidade relativa do ar.

Potencial de crescimento

Com todas essas vantagens, não dá para negar que Valparaíso é uma cidade com um enorme potencial de crescimento e desenvolvimento. Por contar com uma excelente qualidade de vida, uma boa infraestrutura e por estar situada próxima à Brasília e à Goiânia, é comum o interesse de muitas pessoas em morar na região.

Essa tendência vem sendo corroborada por pesquisas, como foi apontado pelo IBGE no Censo de 2012, que indicou que o município é um dos que mais crescem no estado, com uma projeção que fica em torno de 4,6% ao ano e uma grande oferta de serviços, inclusive para os passantes da rodovia BR 040. 

Outra característica marcante de Valparaíso é que a cidade proporciona espaços mais amplos para os seus habitantes do que ocorre nas capitais próximas, por exemplo. Se comparada com Brasília ou Goiânia, os lotes e terrenos costumam contar com uma metragem bastante interessante.

Investimento imobiliário

Os bairros Valparaíso I, Cruzeiro do Sul e Parque Santa Rita de Cássia são algumas regiões que possuem excelentes possibilidades para quem deseja aplicar o seu capital.

Naturalmente, bairros maiores como Jardim Céu Azul e Parque Rio Branco são mais valorizados e possuem maiores atrativos comerciais, educacionais e turísticos. É perfeitamente possível encontrar bons lotes à venda por valores interessantes e utilizá-los para moradia ou mesmo para investimento ao considerar a perspectiva de valorização.

Vale lembrar que o município de Valparaíso de Goiás continua em desenvolvimento em diversos setores e que a construção de novos empreendimentos, centros comerciais e industriais já está sendo planejada para o local.

Cidade Planejada Reserva Paraíso

Por fim, não podemos deixar de falar que Valparaíso vem recebendo empreendimentos de excelente qualidade, com destaque para a Cidade Planejada Reserva Paraíso. Com um conceito novo de urbanismo e um atendimento enorme aos mais avançados padrões ambientais, residenciais e comerciais, pode ser a escolha perfeita para quem busca qualidade de vida.

É a sinergia perfeita entre lar, trabalho, diversão e serviços, situados em uma área total que ultrapassa os 5 milhões de metros quadrados, integrando a vida cotidiana e o meio ambiente. Além de tudo, fica a aproximadamente 20 minutos do aeroporto, fortalecendo a sustentabilidade social e promovendo o bem-estar de todos os habitantes e visitantes.

Se você quer conhecer mais sobre Valparaíso de Goiás e o que vem sendo feito em seus bairros, a dica é acessar o site da prefeitura do município. Por lá você poderá conhecer mais detalhes sobre a cidade, projetos residenciais e sociais, entre outras notícias relacionadas à região.

Se gostou desse post e ficou interessado pela cidade, não deixe também de conferir o nosso outro artigo sobre como escolher uma imobiliária de confiança!

Provenda Imobiliária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!