Quer mudar de imóvel? O que considerar na hora de tomar a decisão

Para realizar uma boa escolha na hora de mudar de imóvel, a pergunta mais importante que você deve se fazer é: o que te faz querer se mudar?

Pode ser o tamanho do imóvel, a vizinhança, a acessibilidade, o conforto, a segurança, enfim, são diversos os motivos que podem influenciar sua decisão de sair do imóvel atual em busca de outro local para viver.

Na hora de decidir, portanto, não se esqueça de considerar os seguintes pontos:

Em quanto tempo eu desejo realizar a mudança?

Você já sabe se vai optar por morar de aluguel ou financiar a casa própria? É preciso definir este ponto porque a sua pressa em se mudar define boa parte de como será o seu futuro lar!

Se o momento exige uma mudança rápida, seja para o atendimento de uma demanda de trabalho, seja para se livrar de algum problema no imóvel atual que já tenha se tornado insustentável, é preciso agilizar o processo para a mudança acontecer o quanto antes e, neste caso, a locação pode ser a melhor saída.

Agora, se as mudanças na sua vida estão acontecendo gradativamente e você pode esperar para se mudar, opte pela compra do imóvel na planta. Pode ter certeza que esta opção o fará economizar bastante dinheiro!

Outra opção é tirar do papel aquele sonho antigo de construir sua própria casa! Se o fator investimento no futuro é uma das suas prioridades, considere a aquisição de um bom lote para planejar sua casa da forma que achar mais adequado. Assim, além da casa ficar do jeito que você sempre quis, é possível moldar o ritmo da construção à sua realidade econômica.

Que tipo de imóvel será a melhor opção para minha família?

Unir os interesses de todos os integrantes da família é fundamental. De nada adianta, por exemplo, mudar de imóvel e ficar distante da escola das crianças ou aumentar o tempo de deslocamento até o trabalho.

Além disso, ter em mente seu planejamento de vida ajuda muito na escolha: a família vai crescer nos próximos anos? O novo local oferece a segurança necessária? Existem farmácias, supermercados e outras facilidades por perto?

Como uma imobiliária pode me auxiliar?

Contar com apoio de uma imobiliária para encontrar o imóvel certo te poupa tempo e trabalho. Um bom corretor poderá te apresentar apenas imóveis que estejam dentro das suas expectativas, facilitar a negociação com o proprietário e até mesmo aconselhá-lo sobre a dinâmica atualizada do mercado imobiliário.

Trace o perfil do imóvel no qual deseja morar e contate uma imobiliária reconhecida pelo mercado, com conhecimento sobre a região de sua preferência. Se precisar de financiamento, verifique alguma imobiliária que ofereça ou facilite o serviço.

Imóvel - Comprar

Quais as condições de financiamento que o banco me oferece?

Os bancos e instituições financeiras em geral possuem requisitos para contratação de crédito de financiamento. Um bom exemplo disso é a concessão de crédito cuja prestação mensal não comprometa mais do que 30% da renda bruta familiar.

Possuir outra operação de crédito em aberto também é uma condição passível de análise. Ela pode representar tanto um fator positivo, caso seu gerente entenda que isso fortalece o relacionamento entre você e a instituição, quanto um empecilho para a liberação do novo crédito.

Um bom profissional também poderá ajudá-lo ao fornecer dicas de como realizar o melhor financiamento, sobre o percentual de entrada, sobre imóveis novos que podem ter até 80% de seu valor financiado e usados que permitem o financiamento de até 70% de seu valor.

Vale lembrar que as regras para aquisição de imóvel mudam frequentemente e em janeiro deste ano, por exemplo, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou o aumento do valor do imóvel que pode ser comprado com FGTS para R$ 1,5 milhão.

Mudar de imóvel implica uma nova organização de despesas, sendo necessário juntar dinheiro antecipadamente. Não fazer esta previsão aumenta as chances de frustrações futuras, como adiamento de viagens e de gastos com lazer, sem contar os possíveis apertos financeiros e  incidência de juros altos.

E então, já sabe como será seu próximo imóvel? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!