O que influencia no valor do metro quadrado de um imóvel? Entenda!

Depois de alguns anos morando de aluguel, é normal que você comece a pensar em adquirir a sua própria moradia. Nessa hora é muito importante agir com prudência. Afinal, você não quer investir o seu dinheiro em algo que lhe trará problemas no futuro.

Para ajudá-lo, decidimos abordar neste artigo o que afeta o valor do imóvel. Sendo assim, você poderá adquirir uma residência com tranquilidade e ter muitos momentos de alegria com a sua família. Boa leitura!

Que fatores influenciam no valor do imóvel?

A seguir, faremos um checklist que demonstrará os aspectos que valorizam uma moradia.

Acabamento do imóvel

Os detalhes de um imóvel atraem a atenção de um comprador e embelezam a residência, tornando-a única. Por isso, um espaço bem-acabado, uma pintura nova e feita com profissionalismo, um piso colocado com perícia e o uso de materiais de qualidade, como o porcelanato e o granito, fazem o preço do imóvel subir.

Conservação da moradia

Quando o imóvel é usado, um item que influencia no seu valor é a sua conservação. Caso a residência tenha:

  • problemas hidráulicos;
  • problemas elétricos;
  • rachaduras nas paredes;
  • pintura gasta;
  • portas e janelas desalinhadas;
  • pisos soltando etc.

Fará com que o preço da moradia entre em decréscimo mesmo que ela seja espaçosa e bem localizada.

Segurança

Morar em um local seguro é o desejo de qualquer pessoa. Por isso, quanto maior for a proteção que o imóvel e a região em que ele está localizado oferecem, mais cara a moradia será.

No caso da segurança interna, o que conta como itens para a valorização são:

  • portões automáticos;
  • câmeras de segurança;
  • alarmes;
  • acesso por meio de senhas ou biometria;
  • guardas; e
  • sensores de presença.

Se a residência tiver esses aparatos e ainda for endereçada em um condomínio fechado, o seu metro quadrado será bem caro.

Localização do imóvel dentro do condomínio

Outro fator que muitos desconhecem, mas que impacta no preço de uma moradia é a sua localização dentro de um condomínio. Por exemplo, o apartamento que está nos andares mais altos custa mais porque oferece privacidade, uma vista ampla e sofre menos com os ruídos externos.

Do mesmo modo, uma moradia que é voltada para os fundos do condomínio será menos valorizada do que uma que fica de frente para a rua. Tão importante quanto os fatores citados é a incidência solar na residência.

Por exemplo, no hemisfério sul, no qual o Brasil está localizado, os apartamentos que apontam para a direção norte recebem mais iluminação solar. Devido a isso, eles são mais caros, principalmente em lugares em que o inverno é rigoroso.

Mesmo em regiões quentes, a luz solar impede que os ambientes internos fiquem com mau cheiro ou criem mofo.

Comércio dos arredores

Uma próspera área comercial no entorno da moradia é um requisito para a elevação do seu preço. Sendo assim, se houver por perto:

Pode ter certeza de que pagará mais caro. No entanto, esse fator favorece muito o conforto dos moradores, pois impede que eles precisem se deslocar grandes distâncias para suprir as suas necessidades.

Credibilidade da construtora

Todos nós sabemos que um bom profissional cobra mais caro, porém a excelência de seu serviço é garantida. De modo similar, uma moradia edificada por uma construtora renomada e de credibilidade eleva o preço do seu metro quadrado.

Pois essas empresas primam pela qualidade de seus empreendimentos, respeitam o prazo para a entrega das chaves, têm um excelente portfólio e boas parcerias comerciais.

Sendo assim, com um pouco de cautela, você conseguirá uma moradia adequada para a sua família. E mesmo que o preço dela seja mais elevado, lembre-se de que os benefícios oferecidos também serão maiores.

O que achou deste artigo? Conseguiu entender o que influencia no valor do imóvel? E, por acaso, você já pensou em morar perto de um parque? Confira 5 vantagens em nosso outro post. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!