4 passos para você se planejar para a compra de um imóvel

A compra de um imóvel é um momento de muita felicidade e realização na vida de grande parte das pessoas. No entanto, essa conquista não é nada fácil de ser obtida. Sabemos que o mercado imobiliário brasileiro se valorizou muito nos últimos anos e os preços estão bastante elevados.

O lado positivo dessa história é que, achando uma boa oportunidade e tomando algumas atitudes estratégicas, a aquisição de uma propriedade pode ser perfeitamente possível. Quer descobrir como fazer isso? Então confira o conteúdo que preparamos e descubra quais são os passos que você deve seguir.

1. Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para você se planejar para a compra de um imóvel é fazer um planejamento financeiro. Para juntar uma quantia significativa para fazer uma proposta séria, você deve conhecer muito bem as suas receitas, controlar perfeitamente os seus custos e contar com a ajuda de todos os seus familiares.

Converse com seus filhos e cônjuges para evitar gastar muito com supérfluos. Pacotes caríssimos de TV a cabo e mensalidades de academias que não são utilizadas, por exemplo, podem trazer uma boa economia. Despesas como luz e água, por sua vez, podem ser minimizadas com a adoção de hábitos mais moderados.

2. Conheça os tipos de financiamento

Conhecer os tipos de financiamento também é primordial para a compra de um imóvel, já que é muito difícil pagar à vista. O maior financiador do Brasil é a Caixa Econômica Federal, que conta com boas taxas, especialmente para propriedades mais baratas.

Os bancos particulares, por sua vez, costumam conceder crédito mais facilmente para quem já é correntista há muitos anos ou possui maior estabilidade de emprego, principalmente se contar com um bom ordenado.

As construtoras não podem ficar de fora. Elas são menos burocráticas e não têm o hábito de exigir muita documentação dos compradores. Além disso, como financiam imóveis na planta, oferecem vantagens como personalização exclusiva e até mudanças no projeto.

3. Escolha a melhor localização

Escolher a região do seu imóvel é um passo fundamental. Muitos especialistas consideram a localização como o item mais importante de uma propriedade e, certamente, eles não estão erados. Mais do que considerar a proximidade do seu trabalho ou da escola dos seus filhos, você deve observar outros aspectos importantes.

Analise se o bairro é seguro e conta com um bom número de estabelecimentos que contribuem para uma boa qualidade de vida. Padarias, farmácias, supermercados, feiras, restaurantes, lanchonetes, academias de ginástica, centros comerciais e shopping centers são essenciais.

Checar se há potencial de valorização é outra boa ideia. Verifique se o local está recebendo investimentos públicos, como a instalação de linhas de onibus construção de praças, e parque, desenvolvimento ou mesmo se há interesse da iniciativa privada, por meio da construção de outros empreendimentos residenciais.

4. Conte com ajuda especializada

Contar com ajuda especializada é outro passo indispensável para você se planejar para a compra de um imóvel e garantir o seu retorno. Por mais que pareça fácil fazer tudo sozinho, o fato é que somente quem conhece e entende dos meandros do setor pode descobrir as melhores oportunidades e garantir que tudo corra bem até o final.

Nesse caso, é sempre bom buscar uma imobiliária idônea. Pesquise sobre a reputação da empresa na internet e por meio de dicas de parentes e conhecidos. Peça também o nome do corretor e verifique se ele está registrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) da sua cidade.

Esses são os passos para você se planejar para a compra de um imóvel! Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba outros artigos como este em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!