Compra e Venda

4 passos para planejar a compra do imóvel próprio

4-passos-para-planejar-a-compra-do-imovel-proprio.jpeg
Escrito por Provenda

Quem quer fazer um bom negócio precisa planejar a compra do imóvel. Mas o que deve ser feito primeiro? O que é preciso analisar? São muitas taxas a serem pagas?

Saiba como escolher um imóvel perfeito para a família e como se preparar para isso com as dicas que separamos a seguir!

1. Planeje as finanças

Parece óbvio que é necessário fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel, mas existem alguns pontos em que é preciso ter atenção. Esse deve ser o primeiro passo, pois todos os outros dependem do valor disponível para a compra. planejando as finanças

Levante a quantia disponível

Esteja certo de quanto você está disposto a pagar pelo imóvel. Ao fazer isso, coloque na ponta do lápis de onde virá cada parcela do valor total — por exemplo, do FGTS e da poupança.

Para ter uma ideia sobre valorização e de quanto você vai precisar, consulte o índice ZAP imóveis.

Escolha a forma de pagamento

Se não houver dinheiro suficiente, a família pode optar pelo financiamento. Os juros vão depender basicamente do valor a ser financiado e do número de parcelas. Fique alerta ao valor da prestação, à renda necessária, ao prazo e aos juros.

Outra alternativa é o consórcio. Aqui existem juros mais acessíveis, mas a entrega do imóvel pode demorar. Se o tempo é limitante para você, melhor pagar à vista ou ir de consórcio mesmo!

Prepare-se para taxas e juros

Um dos erros comuns na hora de comprar um imóvel é não se informar sobre todas as taxas cobradas e os gastos extras. Fique atento às despesas do cartório, aos impostos como o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e até aos gastos da nova vizinhança (como transporte, alimentação e condomínio).

2. Defina o tipo de imóvel

Definido o valor máximo do novo imóvel é hora de decidir como ele será. Existem inúmeros itens para analisar, mas resumimos aqui nestes 5 tópicos básicos o que a família deve definir:

casa para comprar

  • apartamento ou casa?

  • é preciso elevador?

  • quantos quartos?

  • o imóvel pode ser pequeno ou precisa ser amplo?

  • é preciso ter uma área externa?

Para responder a cada uma dessas perguntas, analise o perfil da família e pense no médio prazo: que tal mais um filho? O importante é estar preparado e não ser pego de surpresa!

3. Escolha a melhor região

Após analisar os costumes da família, definir a melhor região pode não ser tão simples. Não estamos falando da melhor região da cidade, mas da região mais apropriada para você.

localização

Considere o seu local de trabalho e a escola dos seus filhos, por exemplo, e tente escolher um bairro mais próximo para todos. Isso significa menos dinheiro e menos tempo gasto com transporte, o que se traduz em mais qualidade de vida.

Verifique se os bairros próximos são seguros, se possuem a infraestrutura necessária, se o imóvel têm acesso fácil, se a iluminação noturna e a segurança do local são boas etc. Uma dica legal é visitar a região em diferentes horários do dia.

4. Consulte um especialista para planejar a compra do imóvel

Como você já deve ter percebido, é preciso estar atento a muitos itens para a compra do novo imóvel. Por isso, contar com o auxílio de um especialista pode poupar tempo e dinheiro.

Um corretor pode verificar se o valor pedido pelo imóvel é adequado ou não e orientar você sobre as melhores opções. Uma questão importante: certifique-se de que o corretor que você escolheu é credenciado pelo CRECI.

corretor - provenda

Planejando as finanças, definindo o tipo de imóvel e a melhor região e com a ajuda de um especialista, planejar a compra do imóvel não é mais um bicho de sete cabeças.

Para mais dicas sobre o mercado imobiliário, assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!

Sobre o autor

Provenda

A Provenda Imobiliária é uma empresa com tradição. São mais de 35 anos de mercado sempre buscando inovar para melhor atender ao seu cliente.

Gostou? Deixe seu comentário

Share This