Por que optar pelo financiamento do material de construção?

Se você pretende comprar um lote ou já tem um para construir a própria casa, deve planejar a compra de materiais, o que corresponde uma boa parte do investimento. Porém, o que muita gente ainda desconhece é que dá para fazer um financiamento do material de construção, evitando que o lote fique parado por meses ou anos até juntar o dinheiro necessário para a obra.

Foi por isso que fizemos este post. Queremos ajudar você a encontrar soluções para construir a sua casa de forma mais rápida, mesmo tendo poucos recursos disponíveis. Então, confira a partir de agora o que é o financiamento do material de construção, as vantagens dessa alternativa e, o mais importante, como conseguir o crédito!

O que é um financiamento do material de construção?

O crédito para financiamento do material de construção está incluso no pacote de incentivos que visam alavancar a economia por meio do mercado imobiliário. A diferença para um financiamento de imóveis é que, em vez de parcelar o valor da propriedade pronta, o banco divide o valor total dos materiais necessários para a realização da obra.

Como está atrelado às regras do financiamento imobiliário, os juros são baixos e o montante pode ser parcelado em muitas vezes, o que suaviza as mensalidades e não impacta tanto no orçamento doméstico. Além de possibilitar a compra de tijolos, pisos, telhas, tintas e outros materiais de obra a prazo, o crédito permite parcelar a compra e serviços de instalações de caixas d’água, equipamentos de energia solar, piscinas, elevadores e móveis planejados.

Onde e como conseguir esse financiamento?

A medida que a população toma conhecimento dessa alternativa, mais e mais instituições financeiras passam a oferecê-la. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são referências nesse segmento por serem do governo e disponibilizarem bons incentivos. Mas, basicamente, todos os outros bancos têm uma linha de crédito parecida.

A dica que damos aqui é escolher a Caixa Econômica federal, caso seja assalariado e tenha mais de 3 anos de carteira assinada. Assim, pode usar o FGTS para financiar a compra dos materiais de construção. Caso contrário, dê preferência para o banco em que é cliente para conseguir taxas de juros mais atrativas, além de outras conveniências. Mesmo assim, não dispense a boa e velha pesquisa de mercado para encontrar as melhores oportunidades existentes.

Cada banco oferece condições diferentes e tem exigências próprias de documentos. Então, ao escolher a instituição, converse com um gerente para ser melhor instruído no processo.

Como funciona esse tipo de financiamento?

Primeiro você deve passar por uma análise de crédito, em que o banco analisará o seu histórico de consumidor, as receitas e as despesas mensais para averiguar o impacto que essa dívida terá no seu orçamento. Depois, o banco determinará o montante total a ser financiado, bem como as taxas de juros aplicadas, sistema de amortização escolhido, número e valor de parcelas.

Por exemplo: se optar pela Caixa Econômica federal, poderá financiar os materiais pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Nesse caso, é permitido o financiamento de até 80% da obra, com taxas de juros que podem chegar a 5% ao ano e um prazo de mais de 30 anos para quitação. Lembrando que o FGTS pode ser utilizado para o abatimento de parcelas.

O banco também oferece o cartão Construcard que muda um pouco as regras, mas entrega muitas vantagens nesse sentido. Então, analise as duas opções para ver qual se encaixa melhor ao seu perfil.

Quais são as vantagens desse financiamento?

A alternativa permite que você use recursos de terceiros para construir a própria casa. Dessa forma, você não precisa esperar tanto tempo para juntar o dinheiro necessário, acelerando a obra. Com a economia que terá ao sair do aluguel, pode pagar as parcelas com folga. Além disso, os juros baixos e os prazos prolongados permitem prestações com valores bem acessíveis.

Agora que você já conhece o financiamento do material de construção, aproveite as oportunidades para começar a sua obra o mais rápido possível!

Faltou alguma informação no post? Compartilhe o seu conhecimento e experiência nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!