Crescimento e potencial imobiliário da Grande Goiânia

Não é segredo que a Grande Goiânia é um ótimo lugar para se morar. Mobilidade urbana, boas condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e ótima infraestrutura são só alguns dos pontos que fizeram a região se tornar a queridinha do Centro-Oeste.

Com tantos pontos positivos, Goiânia não fica para trás das grandes metrópoles nacionais quando o assunto é crescimento urbano. São aproximadamente 2,1 milhões de habitantes na região metropolitana de Goiânia, que é responsável sozinha por quase 37% do PIB estadual.

Você ainda dúvidas do potencial imobiliário da Grande Goiânia? Neste post separamos alguns dados que vão te mostrar de uma vez por todas o porquê dessa ser uma ótima escolha para fazer seu investimento imobiliário. Acompanhe!

Qual o crescimento da região metropolitana de Goiânia em números?

Apesar de ser considerada praticamente uma criança, Goiânia já mostra seu potencial. Para provar isso a você, separamos abaixo alguns dados das últimas pesquisas realizadas sobre crescimento e desenvolvimento urbano na cidade:

  • No último último Censo, realizado em 2010, a pontuação da região metropolitana de Goiânia no IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) foi de 0,769, deixando a Grande Goiânia em 10º lugar nacional e na frente de cidades como Salvador e Porto Alegre;


  • Ainda de acordo com o Censo, a taxa geométrica de crescimento populacional da RM de Goiânia foi de 2,23% ao ano, superando os 1,84% do estado e os 1,17 da média nacional;


  • O Censo também mostrou que a taxa de urbanização de Goiás chegou a 90,30% em 2010 — bem acima da taxa nacional (84,36%) e do Centro-Oeste (88,80%). Três municípios da Região Metropolitana de Goiânia já possuem urbanização acima dos 99%, sendo eles Aparecida de Goiânia, Goiânia e Senador Canedo;


  • Segundo um estudo da City Mayors, centro de estudos internacional dedicado a temas urbanos, Goiânia é 101ª cidade do mundo que mais deve crescer até 2020. Entre as brasileiras, a cidade ficou em 5º lugar, atrás somente de Brasília, Manaus, Belém e Maceió;


  • Dados lançados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do IBGE, mostram que Goiás é a terceira unidade da federação que tem mais migrantes em números absolutos no país. São 1,8 milhões de migrantes morando no estado, sendo que destes, 70% estão localizados na região metropolitana de Goiânia.

    investir em imóvel

Por que o potencial imobiliário da Grande Goiânia é alto?

Está se perguntando o que todos esses números tem a ver com o potencial imobiliário da Grande Goiânia? A gente responde: tudo!

Quanto mais a cidade de Goiânia e os municípios vizinhos crescem, atraindo mais moradores para essas localidades, mais o mercado da cidade se valoriza. Afinal, quanto maior a procura por imóveis, melhor!

Esses dados, somado à redução na taxa Selic aprovada pelo governo para 2017, apontam que o potencial imobiliário da Grande Goiânia nos próximos anos será alto. Além disso, o desenvolvimento de obras públicas de infraestrutura oferece cada vez melhores opções para quem busca adquirir um imóvel neste momento.

E você, quer continuar aprendendo sobre as melhores formas de fazer seu investimento imobiliário? Assine a nossa newsletter e receba mais dicas exclusivas como essas diretamente no seu e-mail!

corretor - provenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!