SABE ESCOLHER O CONDOMÍNIO IDEAL? ENTÃO, NÃO LEIA ESTE TEXTO!

Saber como escolher um condomínio onde sua nova casa será adquirida ou construída não é tarefa fácil. Na maioria das vezes, o investimento exige grande aplicação de capital, por isso é preciso que a decisão de escolha não acarrete arrependimentos futuros.

Você sabe quais são os tipos de condomínios existentes?

O mercado imobiliário conta com condomínios verticais e horizontais. Para fazer a escolha certa e que atende as expectativas do que você e sua família esperam do novo lar, é preciso entender as diferenças entre eles.

Além disso, é preciso avaliar fatores como as necessidades da sua família, a infraestrutura do imóvel, a localização, o tamanho da construção, entre outras especificidades.

Então, como saber qual condomínio atende melhor as exigências e preferências da sua família? Confira o artigo que preparamos para você e tome a melhor decisão!

CONDOMÍNIO VERTICAL

Condomínio vertical é a denominação dada a construções feitas em torre, ou seja, com uma unidade habitacional em cima da outra. São condomínios com diversos edifícios e vários apartamentos ou apenas um por andar.

Em geral, esses condomínios oferecem instalações de lazer atrativas e podem ter valor mais convidativo do que os condomínios horizontais, já que a taxa de manutenção é dividida por mais pessoas.

CONDOMÍNIO HORIZONTAL

Dá-se o nome de condomínio horizontal aos condomínios com casas construídas em um mesmo terreno que fica sob uma mesma administração. Esses condomínios acabam custando mais para o comprador do lote ou do imóvel, já que são menos unidades responsáveis pelo pagamento de todas as taxas da administração.

A vantagem da aquisição de um imóvel em condomínio horizontal é que ele dá a possibilidade de proporcionar uma casa com segurança de apartamento, reunindo as vantagens dos dois tipos de imóvel.

O que levar em conta na hora de escolher?

ANALISE SUAS NECESSIDADES

O primeiro passo na hora de escolher um condomínio é listar as necessidades da sua família. Verifique o número de quartos necessários para viver com conforto e quais instalações são fundamentais para sua qualidade de vida.

Famílias com crianças, por exemplo, podem levar grande vantagem na hora de escolher um condomínio com playground, que entretém os pequenos e os diverte com segurança.

CONHEÇA A LOCALIZAÇÃO

Outra dica essencial para fazer uma boa escolha é avaliar a localização onde o imóvel se encontra ou será construído. Verifique a proximidade ao trabalho e se a região oferece boa infraestrutura, como escolas, hospitais, farmácias e supermercados. Esses detalhes facilitam o dia a dia e ajudam na economia domiciliar.

Outro ponto importante é ficar atento à segurança do bairro. Verifique se as ruas são bem iluminadas e qual é a incidência de crimes para não ser surpreendido negativamente depois de tomar a decisão.

CONVERSE COM OS MORADORES

Para ter mais certeza a respeito da localização da unidade em que você está interessado, converse com os moradores e pessoas que serão suas vizinhas.

Pergunte sobre a facilidade do transporte público e principais conveniências próximas ao condomínio, sobre os maiores problemas da população da localidade e quais suas maiores queixas.

Às vezes um bom bate-papo com os condôminos pode ser mais do que suficiente para esclarecer todas as dúvidas existentes.

VERIFIQUE A DOCUMENTAÇÃO

Mesmo que você decida construir uma casa em condomínio vertical ou opte por adquirir uma unidade já construída, é importante que você fique atento à documentação do imóvel ou do terreno. Garanta que não existem brigas judiciais, pagamentos atrasados de taxas e impostos ou outras pendências.

A aquisição de um imóvel é uma transação repleta de trâmites e documentos, por isso, garanta que sua compra seja segura e sem entraves desnecessários.

Tomar decisões a respeito da casa própria já é difícil, e lidar com a papelada e toda a burocracia que envolve o mercado imobiliário pode ser ainda mais estressante. Por isso, o ideal é que você procure por uma empresa especializada, que garanta respaldo jurídico e que tenha experiência em todos os detalhes que envolvem a compra de um imóvel ou terreno.

Tirou suas dúvidas sobre como escolher um condomínio e quer saber mais sobre o assunto e se sentir ainda mais seguro na sua decisão? Então não deixe de ler também nosso artigo sobre investir em terreno ou comprar um apartamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *