Saiba como fazer um jardim de inverno simples e barato!

Você sabia que montar um jardim de inverno simples e barato pode ser uma tarefa fácil? Localizados dentro das residências ou em espaços anexos à construção, esses charmosos locais são destinados à jardinagem, confraternizações e paisagismo em períodos mais frios ou com pouca iluminação. Além de ajudar você a morar com qualidade de vida, para criar seu jardim de inverno você só precisa de espaço, dedicação e criatividade.

É possível utilizar esse espaço para se reunir com a família, brincar com as crianças ou, simplesmente, exercitar o hobby do cultivo de plantas. Basta seguir algumas dicas simples.

Quer saber como ter um jardim de inverno para chamar de seu? Continue a leitura do post e confira nossas dicas!

Escolha o local

Antes de começar a procurar por plantas na floricultura mais próxima, é preciso planejar como será feito o seu jardim de inverno. Comece analisando qual o melhor local para criar esse espaço. Algumas casas e apartamentos já têm o espaço destinado para isso. Se esse não é o seu caso, é possível improvisar.

Veja se há espaços embaixo da escada, na varanda de casa ou em algum canto não utilizado por sua família. Não precisa ser área externa, mas é essencial que o local receba boa iluminação natural. Para facilitar a incidência do sol, algumas pessoas optam por portas e tetos em vidro ou acrílico. Seu imóvel padrão pode virar um imóvel de luxo!

02

Procure as plantas certas

Nem todas as espécies de flores e folhagens são indicadas para comporem o seu jardim de inverno simples e barato. O ideal é escolher exemplares que são resistentes e se adaptam a áreas externas. Para facilitar sua vida, procure também por aquelas que não exijam muita manutenção ou regas muito frequentes.

Entre as plantas mais indicadas estão a avenca, amarelinha, antúrio, samambaias, lírio-da-paz, orquídeas, pacová e outros exemplares. Vá a uma floricultura ou loja especializada em paisagismo e pergunte aos profissionais quais são as indicações. Essa é uma das melhores partes da montagem do seu jardim de inverno. Aproveite e divirta-se!

Decore com pedrinhas

Agora que você já pensou nas plantas que vão rechear o seu jardim de inverno, é hora de ver como será a composição e a disposição de cada vaso no local. Faça uma planta improvisada em um pedaço de papel e distribua de forma harmoniosa ou exemplares que pretende comprar. Mas não é só isso: você ainda pode deixar o seu jardim mais bonito com o uso de pedrinhas especiais para essa finalidade.

Faça caminhos com pedras brancas ou, se preferir, opte pelas marrons. O tamanho pode variar, mas o ideal é que você deixe tudo uniforme. Outra dica é usar cascalho para ajudar na retenção da umidade e dar um charme rústico ao local.

Avalie a manutenção das plantas

Não se esqueça de pensar em como será feita a manutenção das plantas no seu jardim de inverno. Informe-se a respeito das regas e se há necessidade de enriquecer o solo. Caso as necessidades sejam muito diferentes, você pode colocar etiquetas com o horário de cada intervenção.

Veja com a família quem será responsável pelas plantas. Uma ideia é distribuir os dias para cada membro aproveitar um pouco o cultivo de forma divertida e responsável.

Jardins de inverno, além de deixarem a casa bonita, trazem a natureza para mais perto de nós e ainda podem valorizar muito na hora da precificação do imóvel. É uma forma saudável e divertida de fazer o bem para quem você ama e para o seu patrimônio.

Gostou das dicas para construir seu jardim de inverno simples e barato? Então, não deixe de assinar nossa newsletter! Você receberá mais dicas como esta diretamente em seu e-mail e em primeira mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!