+Provenda Compra e Venda Investimento Mercado Sou + Provenda

Saiba como funciona a compra e revenda de lotes

288763-P6NYPG-527
Escrito por Autor Convidado

Transações que envolvem lotes costumam ser delicadas e merecem muita atenção para que você não faça algo impensado ou mal planejado, que traga dores de cabeça no futuro. Para comprar e revender lotes, é preciso estar atento a uma série de coisas que fazem a diferença quando se analisa um bom negócio.

Inúmeros pontos devem ser considerados no momento da transação, como o quanto a vizinhança cresceu nos últimos anos e se esse crescimento é significativo perto de outros bairros e localidades da região. Alguns elementos, como a facilidade de acesso àquela determinada região, também são fatores importantes.

Outro aspecto que merece muita atenção é o andamento do comércio local — isso também valoriza os lotes. Observe a presença de transporte público, a possibilidade de fácil acesso a corredores de ônibus ou terminais e verifique se existem vias fundamentais que facilitem, também, o acesso das pessoas à cidade.

Esses atributos, somados à qualidade das casas já construídas ao lado do terreno, também são fundamentais. E, certamente, são fatores importantes na hora de comprá-lo. A seguir, daremos algumas dicas de como essa compra e revenda de lotes acontece. Boa leitura!

A proposta

Tanto para quem quer comprar quanto para quem quer vender um lote, existem processos em comum. Esses estão relacionados não só com a negociação entre as duas partes, mas também com os trâmites de oficialização da transação.

O primeiro elemento que deve aparecer na negociação é uma proposta do comprador. É importante salientar que esse documento de proposta está longe de ser um contrato — é apenas um documento que expressa a intenção de compra e que é a primeira das documentações.

Por parte de quem o vende, qualquer sinal em dinheiro que for recebido deve ser considerado uma parte da entrada pelo terreno. Na maioria das vendas, um dos valores que compõem o sinal é o serviço de intermediação da imobiliária e, por se tratar de um serviço prestado, não é devolvido em caso de arrependimento, pois isso é amparado pelo Código Civil e pelo STJ.

O contrato

Após a proposta, para quem compra, é hora de conhecer os termos do contrato para, posteriormente, firmá-lo. Leia esse documento com muita atenção e, se for preciso, procure um advogado ou o Procon para auxiliá-lo. Outra dica fundamental é verificar se ele está completamente preenchido. Assim, se houver espaços em branco, rique-os para evitar que seja adulterado posteriormente à sua leitura. 

Aliás, cabe ressaltar que os boletos devem ser pagos em dia. Afinal, a inadimplência pode fazer com que você perca os direitos como proprietário, além de ocasionar mais gastos com multas e juros.

É importante ficar atento e ler todas as páginas do contrato, rubricando-as e mostrando à outra parte que você está ciente de todas as cláusulas.

A escritura

Após esses trâmites, é hora de oficializar a venda e a compra desse lote. Depois de todos os pagamentos efetuados por quem compra, o revendedor deve fornecer a escritura do imóvel que será, posteriormente, lavrada em um tabelionato de notas.

Assim, a escritura deverá ser registrada. Com esse processo, o comprador terá a total segurança de que nada lhe causará maiores dores de cabeça no futuro.

As vantagens da compra e revenda de lotes

Uma das maiores vantagens de adquirir um lote e revendê-lo é sua valorização. Ele é um bem durável e que raramente tem seu valor diminuído.

O que acontece é bem o contrário: à medida que a região passa por melhorias de infraestrutura, mais valorizado o lote fica. Isso garante um investimento lucrativo no médio e no longo prazo, o que ajuda você a criar patrimônio e a ter capital para reinvestir no mercado imobiliário.

Se compararmos o investimento em lotes com outras aplicações financeiras, a primeira alternativa sai na frente. Ter um lote aumenta seu patrimônio, o que favorece na hora de tentar linhas de crédito e negociar com outros investidores — ademais, aumentar o patrimônio pode significar aumento da sua credibilidade no mercado, e isso só traz benefícios.

Por conta desses benefícios, o lote tem alta liquidez, ou seja, é facilmente vendido.

Imóvel - Comprar

A divulgação

Na hora de divulgar o seu lote, é importante registrar boas imagens dele. Busque valorizar as principais características da área, como o tamanho, o nivelamento ou a preservação do espaço.

Teste vários ângulos e selecione as fotos que mais chamam a atenção. Se for necessário, contrate profissionais que já estão habituados a fotografar lotes e veja a diferença que isso faz na hora de atrair compradores.

Procure colocar, no anúncio, todas as informações importantes sobre o seu lote. Especifique as medidas, o tipo de solo, a localização e a infraestrutura do bairro.

Para ajudar, liste construções que podem ser feitas no local e ajude o interessado a se imaginar como proprietário do lote. Além disso, seja claro e honesto no seu anúncio, evitando elogios em demasia e erros de português.

É importante, também, que você divulgue seu lote em várias mídias e portais especializados em compra e venda de imóveis. E, no caso de você contratar os serviços de uma imobiliária, é ela quem cuidará desses detalhes. A maioria dessas empresas oferece o fotógrafo profissional e anuncia sua propriedade em diversos meios com os quais a imobiliária mantém parceria.

Um anúncio efetivo aumenta as chances de o seu lote ser visto e ajuda na hora da revenda, atraindo investidores e fazendo com que o negócio seja rentável.

Village Garavelo o Loteamento mais Perto de Tudo

A importância de especialistas

Na hora de comprar ou revender seu lote, procure pensar na possibilidade de contratar serviços imobiliários. Essas empresas disponibilizam profissionais credenciados e especializados no ramo.

A experiência de corretores especializados em compra e venda de lotes faz com que sua negociação seja segura, já que são esses profissionais que vão cuidar da sua documentação e assegurar que a transação não terá incômodos.

Um corretor garante que você não vai adquirir um imóvel com pendências judiciais, como aqueles que são alvos de brigas por herança, ou que tenham algum bloqueio por penhora, por exemplo.

Além disso, uma imobiliária é capaz de oferecer todo o respaldo jurídico, fazendo com que você economize tempo e preocupe-se somente em ler e assinar os contratos.

Imobiliárias que são especialistas em comercializar lotes fazem com que sua propriedade chegue aos potenciais compradores, agilizando a negociação e evitando que ela lhe traga incômodos.

A compra e revenda de lotes pode ser um processo burocrático e complexo para quem ainda não está familiarizado com o ramo, por isso, o ideal é contar com especialistas. Ainda que você já tenha experiência com o mercado imobiliário, deixar seu lote nas mãos de uma imobiliária pode facilitar muito a sua vida. 

Você quer iniciar seus investimentos em imóveis e tem interesse na compra e revenda de lotes? Baixe agora mesmo o nosso guia sobre como comprar lotes e veja como essa é uma das opções de investimento mais seguras do mercado!

Sobre o autor

Autor Convidado

Deixar comentário.

Share This