Terreno, casa ou apartamento? Veja como escolher entre eles

Quem tem uma reserva financeira e quer investir em mercado imobiliário tem algumas decisões a tomar. Uma delas é a respeito da valorização e das vantagens de cada tipo de imóvel. Para isso, no entanto, é preciso entender o que diferem terreno, casa ou apartamento. 

É para isso que estamos aqui! Neste post, você vai aprender qual o custo-benefício de cada tipo de imóvel e a quais necessidades eles atendem.

Quer saber como tomar a melhor decisão e investir seu dinheiro da melhor forma? Continue a leitura!

Terrenos

Terrenos são ótimas opções de investimento, principalmente para aqueles que não têm tanta reserva financeira para oferecer como entrada.

Mais baratos, eles ainda têm pagamento facilitado, e as parcelas podem se adaptar a diferentes realidades. Além disso, com investimento abaixo do que seria necessário em uma construção, os terrenos, muitos localizados em áreas em desenvolvimento, tendem a valorizar mais e a cada ano. Ou seja: você pode revendê-lo por um preço bem acima do que investiu e continuar lucrando no mercado imobiliário.

Para os que querem construir sua casa do zero, os terrenos também são ótimas opções. O acompanhamento da construção desde o início garante que você terá uma casa do jeitinho que sempre sonhou, com materiais de qualidade e com disposição de cômodos adaptada às necessidades da sua família.

Se você tem alguma reserva financeira e não quer deixar as economias no banco, cogite a compra de um terreno. É a garantia de que seu patrimônio estará intacto, seguro e rendendo.

Casas

Se você busca facilidade e não abre mão da privacidade de uma casa, talvez esse seja o investimento certo para garantir seu patrimônio.

Casas preservam a independência e a liberdade dos moradores, já que você não terá vizinhos a poucos metros da sua porta. Além disso, você ainda não precisa ficar tão cuidadoso com barulhos após as 22h ou se preocupar que alguém vai tirar o seu sossego no horário de descanso.

Você ainda pode fazer o que bem entender com a sua área externa e adaptar a metragem à sua família. As casas são mais espaçosas e aconchegantes, possibilitando, ainda, a personalização da decoração.

Caso você queira uma casa, mas ainda se preocupe com segurança, pode optar por casas em condomínios fechados. Essas unidades têm valorizado cada vez mais, já que unem as facilidades de um apartamento à liberdade da casa.

Apartamentos

Uma das principais vantagens dos apartamentos é, de fato, a segurança que os edifícios e condomínios proporcionam aos moradores.

Com valores semelhantes aos de uma casa, apartamentos têm espaço mais limitado. Mesmo assim, isso pode ser compensado com áreas de lazer e convivência disponíveis no condomínio. Quanto mais modernos, mais opções você terá. Hoje, podemos encontrar condomínios até com salas de teatro e cinema!

Uma opção para fazer seu dinheiro render nessa negociação é adquirir um apartamento ainda na planta. Eles custam menos do que apartamentos prontos e podem valorizar seu investimento ainda mais.

Os apartamentos, ainda, são ótimas opções para famílias que pretendem ter ou têm crianças. As áreas de lazer são seguras e ainda ajudam a economizar aos finais de semana.

É importante, no entanto, colocar na ponta do lápis os gastos com a taxa de condomínio e despesas de manutenção. Todos os valores são divididos entre os moradores, então, tudo depende das áreas disponíveis e do número de apartamentos.

Já sabe qual a melhor opção entre terreno, casa ou apartamento? Aproveite e assine nossa newsletter para receber as melhores informações sobre mercado imobiliário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!