Compra e Venda

Afinal, o que influencia na valorização de um terreno?

Valorização do lote
Escrito por Provenda

O mercado imobiliário é complexo e repleto de detalhes importantes. Muitas vezes, uma pequena diferença pode jogar o preço de uma propriedade para o alto, bem como uma facilidade próxima a um loteamento pode contribuir sensivelmente para sua valorização — como um shopping, parques, conveniências, escolas, universidades etc.

Por isso, todas as pessoas que desejam aplicar suas economias nesse setor precisam estar bem preparadas. E você, está pensando em investir em imóveis? Então confira o conteúdo a seguir e descubra o que influencia na valorização de um terreno:

Valorização do terreno

Localização privilegiada

Muitos especialistas apontam a localização como fator mais preponderante para a valorização do terreno. Certamente, eles não estão errados, pois bairros nobres e regiões disputadas costumam ter um preço bem mais elevado pelo seu metro quadrado, em qualquer lugar do mundo.

É interessante, por exemplo, investir em condomínios residenciais ou loteamentos que estejam próximos a áreas centrais, especialmente nos grandes centros urbanos. Isso torna garantido o retorno do investimento, pois sempre haverá demanda para propriedades nesse tipo de local.

Vizinhança

A vizinhança é parte integrante de qualquer imóvel e, por isso mesmo, não pode ser menosprezada na hora que você estiver procurando um terreno para investir. Avalie a existência de construções de boa qualidade, empreendimentos residenciais e condomínios de bom gosto.

Escolas, universidades e centros comerciais também contribuem bastante para uma frequência melhor e também ampliam as ações de segurança no bairro, tornando a região mais tranquila para os moradores.

Acessibilidade e infraestrutura

Não prestar atenção na infraestrutura e na acessibilidade é um dos maiores erros que você pode cometer ao buscar um terreno. Antes de fazer uma proposta, avalie se o lugar possui saneamento básico, pavimentação, energia elétrica, redes de telefonia e de dados. Atualmente, contar com cabeamento para internet e TV a cabo também é fundamental.

Outro elemento de valorização é a presença de escolas, hospitais, comércio e entretenimento.

Verifique também se o local tem acesso fácil. Analise a existência de pontos de ônibus distribuídos pelas ruas e se o bairro conta com uma estação de trem ou metrô. Vias largas e pouco congestionadas também contam pontos a favor da valorização.

Desvalorização do terreno

Inclinação excessiva

Isso pode parecer um mero detalhe técnico, mas o fato é que uma inclinação excessiva não vai contribuir em nada para a valorização do terreno. Pelo contrário, se o lote ficar em um aclive ou declive acentuado, seu preço de mercado tenderá a ser consideravelmente menor. Avaliar a topografia, portanto, é fundamental.

Verifique se o lugar é todo plano ou se você visualiza subidas ou descidas acentuadas. A proximidade com barrancos ou encostas também não costuma ser um bom presságio. Isso pode significar sérios problemas de drenagem e escoamento de água das chuvas.

Falta de infraestrutura

Lotes em locais com problemas de infraestrutura não são um bom investimento e o ideal é que, se possível, você evite esse tipo de propriedade. Antes de fazer uma proposta, analise se as ruas estão pavimentadas e se existem redes pluviais, sistemas de telefonia e cabeamento de energia.

Cheque também se há disponibilidade de serviços básicos, como transporte público, farmácias, hospitais e escolas. A ausência desses itens, certamente, contribui para a desvalorização do terreno.

Gostou de descobrir o que influencia na valorização do terreno e o que deprecia seu preço? Sabe de algum outro fator que pode fazer isso? Conte para nós nos comentários!

Sobre o autor

Provenda

A Provenda Imobiliária é uma empresa com tradição. São mais de 35 anos de mercado sempre buscando inovar para melhor atender ao seu cliente.

Gostou? Deixe seu comentário

Share This