Como adequar seu imóvel para locação ou venda em imobiliárias

Provenda Venda ou Alugue

Já tem algum tempo que você está tentando vender um imóvel, mas parece que ninguém se interessa por ele? A placa de “vende-se” já está pendurada a frente da casa a tanto tempo que talvez já tenha nascido teia de aranha? Enfim, talvez falte considerar alguns elementos ou detalhes importantes que sempre influenciam no sucesso de venda.

A primeira coisa a se compreender é que, se este imóvel está encalhado, isso significa que algumas coisas devem ser revistas. Se não foram tomadas atitudes quanto a isso, a casa dificilmente será vendida, e, se for, tem uma grande probabilidade de ser envolvida em um péssimo negócio. Sofrendo, até mesmo, desvalorização.

Muitos podem ser os motivos que estão fazendo com que a venda não alcance o objetivo esperado. A dificuldade em encontrar um comprador e, até mesmo a falta de interesse, pode ser um indicativo de que o imóvel merece passar por uma melhor análise ou que você procurou um mercado de difusão um pouco mais complicada.

Nesse momento, é necessário rever alguns conceitos. O planejamento e estratégia que estão sendo tomadas para a venda da casa. Tudo pode ser vendido, mas para isso é preciso encontrar uma forma certa de negociar. Talvez o problema esteja no alto preço pedido pelo imóvel ou, quem sabe, na maneira como você tem negociado.

Algumas coisas são importantes e devem ser levadas em conta quando pensamos em disponibilizar um imóvel para a compra ou locação.

O estado do imóvel

Em muitos casos, a falta de interesse das pessoas pelo imóvel se dá por um motivo muito simples: a falta de cuidado com o local. A visão estética do lugar será sempre a primeira impressão das pessoas, e sabemos que a primeira impressão é a que fica. Quem se interessaria por um lugar com aspecto de sujeira ou abandono?

Portanto, mesmo que você não esteja morando no local, visite-o sempre que possível. Se for necessário, faça limpezas, pinte a fachada da casa, se desfaça de infiltrações e mofos. Preocupe-se também com a neutralidade interna do lugar, afaste qualquer acessório ou objeto que possa afastar um determinado perfil de comprador.

Preço equilibrado

Você deve saber que uma casa no subúrbio não tem o mesmo preço de uma mansão com piscina e a beira da praia. Claro, a comparação é muito exagerada, mas tem fundamento. É importante ter noção do real preço que se deve praticar para conseguir efetivar a venda do imóvel.

Talvez você esteja vendendo ou locando o lugar por um preço alto demais. Para ter noção disso será preciso pesquisar, conhecer o mercado e a vizinhança.

Lembre-se apesar de utilizar o preço do m² como referência, cada imóvel é único e deverá ter a sua avaliação exclusiva, mesmo que ele esteja no mesmo edifício.

A forma de negociar

Aqui, existirão diversas maneiras de proceder em diferentes situações. Negociar será importante, mas, sobretudo, ouça também o que é trazido pelo inquilino. Uma pintura aqui, um retoque acolá não é algo grave. A negociação pode ser desde o preço de locação e venda, até a melhora de algum aspecto do imóvel.

Você também pode aceitar outras garantias, não só ficar preso a um fiador. E, claro, seja mais flexível quanto às condições do pagamento. Se pretendia vender à vista, considere a possibilidade de uma venda parcelada, ou, se imaginava um valor para receber a prazo, considere o fluxo financeiro do dinheiro no tempo para uma proposta à vista.

Agora que você sabe quais elementos são importantes para influenciar na venda ou locação do seu imóvel mãos à obra. E, se ainda ficou com alguma dúvida ou quer dividir sua experiência, use a área de comentários. Nossa equipe está sempre à disposição para ajudá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *