Compra e Venda

Você conhece as diferenças entre financiamento SAC e Price? Veja aqui!

voce-conhece-as-diferencas-entre-financiamento-sac-e-price-veja-aqui.jpeg
Escrito por Provenda

Financiar um imóvel é uma decisão que envolve um dos maiores sonhos das pessoas: a casa própria. Por isso, antes de decidir pela melhor modalidade, é preciso estudar bem as particularidades de cada uma. Duas das formas mais escolhidas são os financiamentos SAC e Price, que são concessões de crédito para saldos que exigem prazo grande para sua quitação.

Há muitos detalhes nesses financiamentos que precisam estudados para saber como se planejar financeiramente. Para você entender melhor, explicaremos um pouco a respeito do SAC e Price e listaremos as principais diferenças entre as opções. Quer saber mais sobre elas? Então prossiga com a leitura.

A Tabela SAC

SAC é a sigla para Sistema de Amortização Constante. Na prática, o financiamento fixa um valor que será amortizado a cada parcela ao longo da quitação da dívida. Para ficar mais claro, você terá sempre o mesmo valor a ser pago e os juros diminuirão mensalmente. O titular, portanto, arca com parcelas decrescentes, já que o sistema SAC desconta a cada mês um valor fixo do imóvel que foi financiado. 

A Tabela Price

Criada pelo francês Richard Price, essa tabela utiliza a metodologia de amortização progressiva da dívida. No início, um valor menor é diminuído do valor financiado e fica maior ao longo do tempo. Na prática, o titular paga, na primeira parcela, mais juros do que capital. No entanto, aos poucos esses valores se invertem até o final do contrato.

Alguns acabam pensando que essa é uma prática que cobra juros abusivos, mas não é verdade. Todo juro cobrado a cada parcela é incidido sobre o saldo devedor. Em resumo, o que acontece é uma diminuição mais lenta do saldo e o pagamento é feito por parcelamento fixo.

As diferenças entre SAC e Price

Para você entender melhor como as modalidades funcionam na prática, veja as diferenças entre elas:

Valor das parcelas

Essa é uma das principais diferenças entre os financiamentos SAC e Price. Enquanto na primeira o valor é variável, na segunda a parcela tem valor fixo.

Na realidade, se tivermos a mesma taxa de juros e um mesmo tempo de financiamento, a primeira parcela no SAC será, em média, 22% mais alta do que no sistema Price e,.no fim do financiamento o valor total pago será, pelo menos, 10% maior.

Saldo devedor

Enquanto no sistema da Tabela Price o saldo devedor cai mais no final do financiamento, no sistema SAC o valor diminui mensalmente. O que acontece, portanto, é que a Tabela SAC reduz o saldo devedor de forma mais considerável desde a primeira parcela, já que os juros diminuem.

Tempo de financiamento

Em um financiamento de tempo curto, não há muita diferença entre os valores das tabelas SAC e Price. Em casos de parcelamentos mais longos, no entanto, as parcelas são menores, mas o montante de juros é consideravelmente maior na Tabela Price.

Nas duas modalidades, os juros são decrescentes, mas os percentuais são diferentes. Para entender a melhor modalidade, é preciso que o contratante avalie seus objetivos, seu planejamento e sua realidade financeira. Se sua renda permite um comprometimento maior no início do contrato, a Tabela SAC pode ser a melhor opção. Isso porque, além de arcar com juros menores, as parcelas diminuem ao longo do tempo.

Da mesma forma, se seu orçamento é um pouco menor, uma parcela mais convidativa pode ajudar sua saúde financeira a tomar mais fôlego por meio da Tabela Price. O ideal na hora de buscar um financiamento é procurar uma imobiliária de confiança. Essas empresas possuem um quadro de colaboradores preparados para ajudar na melhor escolha.

Quer saber mais sobre SAC e Price e realizar seu sonho de uma vez por todas? Entre em contato com a gente e descubra o que podemos fazer por você!

Sobre o autor

Provenda

A Provenda Imobiliária é uma empresa com tradição. São mais de 35 anos de mercado sempre buscando inovar para melhor atender ao seu cliente.

Gostou? Deixe seu comentário

Share This