Comprar um imóvel na planta pode trazer diversas vantagens. Afinal, além de o comprador ser o primeiro dono, o valor, dependendo da forma de pagamento, pode ser mais baixo do que um imóvel já construído.
A oportunidade pode ser ótima para quem quer investir ou realizar o sonho da casa própria. Mas já ouviu falar que por trás de muitos benefícios poderá haver algum risco a se correr?
Bom, na realidade ao comprar um imóvel na planta, você indiretamente estará aplicando dinheiro para que o mesmo seja construído, ou seja, ajudando a construtora a financiar o projeto da planta.
Então, pensando nisso, qual a garantia de que haja segurança no investimento do dinheiro e da entrega do imóvel pronto?
Confira abaixo!
IMÓVEL ENTREGUE OU DINHEIRO DE VOLTA?
No Brasil, todas as construções civis têm a obrigatoriedade de possuir uma garantia que assegure quem compra um imóvel na planta. Isso porque o comprador estará adquirindo um imóvel que se dá por meio de uma venda dividida em duas etapas: o antes e o depois.
Em um resumo breve, no momento que alguém decide investir em um imóvel na planta, teoricamente, estará emprestando este dinheiro para a construtora construir um imóvel que ainda não existe. Portanto a pessoa torna-se dona do imóvel, sem poder usufruir do bem.
Porém, mesmo que comprar um imóvel na planta pode ser bastante vantajoso, poderá também gerar prejuízos se a escolha não for certeira. Isso porque pode acontecer de uma construtora, incorporadora ou empresa associada à obra quebre ou não conclua a obra.
Para isso, existe a Lei da Incorporação (nº 4.591/64) que visa proteger e defender os direitos do comprador nessa situação.
Mas para evitar uma dor de cabeça desnecessária, outra saída é escolher bem a empresa pela qual irá adquirir o imóvel e ficar atento as dicas abaixo.
DICAS DE SUCESSO PARA COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA
- Antes de decidir comprar um imóvel na planta, escolha uma empresa que possua credibilidade e boa reputação no ramo de imóveis;
- Tenha o cuidado de analisar minuciosamente o contrato e todas as cláusulas que dizem respeito à entrega do imóvel;
- Pesquise sobre outros empreendimentos feitos pela mesma empresa;
- Visite a obra do imóvel pessoalmente e acompanhe o andamento da obra;
- Escolha um corretor de segurança;
- Tenha arquivado todos e quaisquer documentos ou informativos relacionadas à compra do imóvel;
- Cheque se o banco financiador da obra é conhecido e possui credibilidade;
- Fechado o negócio, registre o contrato de compra e venda em cartório.
Seguindo com atenção todas essas dicas, você estará apostando em um negócio seguro e poderá usufruir do seu investimento.