Construir uma casa em um lote é um investimento sério que exige muito planejamento. Para garantir o sucesso da obra e evitar a famosa dor de cabeça que todo mundo associa ao período da construção, é preciso estar atento a cada etapa do processo.
Para te ajudar nessa tarefa, listamos aqui as principais dicas para construir que vão te deixar longe de transtornos:
Escolha o terreno de acordo com as suas necessidades
Parece óbvio, mas essa deve ser a primeira preocupação do proprietário. O terreno vai definir muitos aspectos do processo de construção, facilitando ou dificultando a mão de obra. Além disso, é preciso focar nas necessidades da sua família e buscar um espaço que seja adequado para atendê-las.
A metragem é uma dessas necessidades e, embora exista uma medida mínima para os lotes, tudo deve ser analisado com cuidado. Afinal, o espaço é uma característica bem importante para o lazer familiar e deve ser pensado antes mesmo do início da construção do imóvel.
Contrate profissionais capacitados
A contratação de profissionais cujas atividades estão relacionadas com a parte prática da construção, como os pedreiros, é sempre vista de forma muito natural. Mas não se esqueça dos outros profissionais: arquitetos e engenheiros também são necessários para garantir a boa execução da obra, pois são eles que elaboram e colocam o projeto em prática.
Alguns pontos devem ser observados na hora de contratar esses profissionais. Uma das dicas para construir mais importantes, portanto, é: contrate quem tem familiaridade com projetos similares ao que você deseja, ou seja, com experiência no que você pretende construir.
Vamos esclarecer melhor a função de cada um desses profissionais na construção?
- arquiteto: elabora o projeto, acompanha a execução e gerencia a obra;
- engenheiro: é responsável pela realização de cálculos e projetos estruturais.
É claro que a atuação de ambos vai muito além desses pontos, e por isso eles são tão indispensáveis para quem está construindo um lar.
Não se esqueça da documentação necessária
Engana-se quem pensa que o início de uma construção depende apenas dos materiais e da mão de obra. Para evitar transtornos durante a construção, inclusive perante a lei, é preciso regularizar a obra corretamente. Se ela for iniciada sem autorização, por exemplo, pode ser barrada ao passar por uma fiscalização.
Há também o risco de levar uma multa e de ter a construção já feita demolida. Para evitar que isso aconteça, anote aí os documentos básicos para legalização:
- matrícula do imóvel;
- alvará de construção;
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
O ideal é verificar com a prefeitura quais são os documentos necessários para o seu município, pois alguns têm regras diferentes.
Com essas dicas para construir, você poderá acompanhar a execução do projeto com a certeza de estar no caminho certo para desfrutar de ótimos momentos em família. Afinal, a segurança e a qualidade de vida de todos estarão garantidas!
Você está pensado em construir a casa dos seus sonhos? Então não deixe de conferir a resposta para as dúvidas mais frequentes sobre a compra de lotes!