TAXA SELIC E SUA INFLUÊNCIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Com certeza você já se deparou com o nome ‘’Selic’’ em algum momento da sua vida e provavelmente se perguntou o que significava.

A partir de agora você nunca mais vai esquecer o que é essa taxa e ainda saberá como ela dita o andamento do mercado imobiliário.

Continue lendo até o final para descobrir informações valiosas que te ajudarão em investimentos futuros.

ENTÃO, O QUE É MESMO A TAXA SELIC E COMO ELA FUNCIONA?

‘’Selic’’ nada mais é do que uma abreviação para Sistema Especial de Liquidação de Custódia, esse que é gerenciado pelo Banco Central do Brasil e tem como objetivo controlar a emissão e negociação de títulos de compra e venda.

Conhecida também como a taxa básica de juros do mercado econômico brasileiro, seu cálculo é obtido pela taxa média ponderada dos juros utilizados pelas instituições financeiras.

Traduzindo de forma mais simples, Selic é uma forma de empréstimo a curto prazo em que a instituição que empresta a usa para recolher recursos que são usados para seu próprio benefício.

A taxa possui uma meta que é definida pelo Comitê de Política Monetária, o Copom. O comitê é responsável por ditar a taxa de juros que uma instituição financeira precisa pagar para que possam então, ter acesso a recursos e ao empréstimo de dinheiro para terceiros.

Basicamente, a Selic é usada como um mecanismo de controle à inflação. Ou seja, se a inflação está alta, a taxa sobe; se está baixa, a taxa desce.

INFLUÊNCIA NA COMPRA DE IMÓVEIS

Como a taxa Selic está diretamente ligada à probabilidade de que um financiamento dê certo e também a alta e baixa dos juros, o mercado imobiliário é sucessivamente atingido pela instabilidade da mesma.

Mas como assim? Simples!

Se a taxa está alta, a procura por imóveis como forma de investimento, cai. Isso porque menos pessoas se interessarão pela compra por conta das dificuldades de se conseguir um financiamento através de alguma instituição financeira.

Se a taxa estiver baixa, a procura volta a crescer, o financiamento torna-se mais acessível, os juros ficam menores e o mercado fica ainda mais aquecido.

Para quem pretende deixar de lado o financiamento e quer investir à vista, a alta taxa da Selic pode ser uma oportunidade única de encontrar imóveis excelentes e com ótimos preços, pois é nesse momento que muitos proprietários abaixam os valores para que as vendas não caiam e todo mundo saiam no lucro.

E aí, agora que já sabe tudo sobre a Selic e sobre a ligação da mesma com o mercado imobiliário, que tal pensar mais afundo sobre investir nessa área que só cresce e não desvaloriza?

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Don`t copy text!